Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Entenda o que é um ciclone bomba e outros fenômenos meteorológicos que caem no Enem

por Giovana Murça em 16/07/20

No final do último mês e início do mês de julho, um ciclone bomba causou chuvas torrenciais, ventos fortes, queda na temperatura e até neve na região sul do país, deixando inúmeros estragos e vitimando 12 pessoas. 

ciclone bomba
Estragos deixados pelo ciclone bomba em Chapecó, Santa Catarina (Divulgação/Prefeitura de Chapecó)

O ciclone é uma tempestade tropical formada pela rotação de ventos em torno de uma área de baixa pressão atmosférica. O ciclone também pode receber o nome de furacão ou tufão, dependendo da região geográfica em que ele for localizado.

“A área de baixa pressão atmosférica decorre de um ar ascendente, ou seja, um ar que sobe porque está muito quente em relação ao seu entorno. Nesse momento de subida, ele deixa a pressão mais baixa. Com a pressão mais baixa, a região atrai todo ar que está em seu entorno. Quanto maior a diferença de pressão entre o centro do ciclone e o ar do seu entorno, com mais força o ar vai se deslocar”, explica Sebastian Fuentes, professor de Geografia do Anglo Vestibulares.

O ciclone bomba é o mesmo fenômeno, mas que decorre de uma abrupta queda de pressão e começa de forma muito rápida, causando grandes estragos em pouco tempo, como uma bomba.

ciclone bomba
Animação de três horas do Ciclone bomba próximo ao litoral da região sul do Brasil em 1 de julho de 2020 (Reprodução/NASA)

Geralmente, os ciclones são do tipo tropical, pois atingem regiões mais quentes. Já o fenômeno que atingiu a região sul foi um ciclone extratropical, dado que ocorreu em uma região subtropical e mais fria.

Não é a primeira vez que a região Sul é atingida por esses fenômenos e, infelizmente, nem será a última. Em 2004, o Ciclone Catarina gerou milhões de reais em prejuízos materiais, matou 11 pessoas e deixou outras 518 feridas.

O Sul do país tem fatores climáticos favoráveis ao surgimento de ciclones. Isso porque a região recebe é suscetível a frentes frias, que diminuem a pressão atmosférica. Quanto maior a diferença de temperaturas, maior a diferença de pressão que provoca os ciclones.

Fenômenos meteorológicos no Enem

As últimas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares têm cobrado cada vez mais fenômenos meteorológicos. Portanto, é imprescindível que os candidatos conheçam bem o funcionamento deles. 

Além do ciclone, o professor Sebastian destaca outros dois fenômenos presentes nos vestibulares: o El Niño e La Niña. Eles ocorrem a cada 3 ou 4 anos e são causados, principalmente, pelas mudanças de temperatura da água do Oceano Pacífico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O professor Sebastian explica que o El Niño consiste no aquecimento anormal das águas do Oceano Pacífico, que acontece pela redução da força e da velocidade dos ventos alísios na região do Pacífico Sul. Já a La Niña é, basicamente, o contrário. Ela é a redução da temperatura do Pacífico devido ao aumento da força e da velocidade dos ventos alísios.

Ambos fenômenos causam uma mudança no regime de chuvas não só não só da costa da Oceania como da costa da América do Sul, incluindo o Brasil. “O El Niño e La Niña se iniciam no final do ano, próximo ao Natal. E, por isso, recebem o nome de “o menino” e “a menina”, em espanhol, em homenagem ao feriado em que se celebra o nascimento de Jesus Cristo”, complementa Sebastian.

Leia também:
Qual é a relação entre a camada de ozônio, o efeito estufa e o aquecimento global?

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54