Durante a graduação muitas dúvidas rolam na cabeça de um estudante, e uma dela é: será que vou conseguir estágio na área?
Quando termina a graduação essa dúvida volta a cercar o profissional formado: Será que vou conseguir um emprego na área? - Se você assim como eu tem ou teve essas dúvidas, trago ótimas notícias.
Entrevistei o consultor de carreiras da Anhanguera do Vale do Paraíba, Altair Pereira da Silva, que contou muita coisa boa sobre o canal de empregabilidade da Anhanguera, o Conecta, que tem parceria com mais de 11 mil empresas em todo o Brasil a fim de inserir alunos e ex-alunos da Anhanguera no mercado de trabalho. Sem mais spoiler, confira a entrevista na íntegra.
Revista Quero: O que é o programa Conecta?
Altair Pereira da Silva: O Canal Conecta é plataforma de empregabilidade gratuita disponível nacionalmente para os alunos e ex-alunos da Kroton.
RQB: Como nasceu o projeto?
Altair: O Conecta surgiu para auxiliar os alunos da instituição nas questões relacionadas à empregabilidade. O lançamento ocorreu em 2015.
A proposta da Kroton é oferecer um modelo de educação que esteja em linha com as necessidades do mercado de trabalho e promover um intercâmbio, por meio do programa Conecta, abrindo portas para jovens talentos e companhias que precisam de profissionais diferenciados. Com ele, os estudantes das instituições de ensino da Kroton têm acesso exclusivo a inúmeras vagas de emprego e as empresas podem encontrar perfis que correspondam às suas necessidades.
RQB: Conta para gente como funciona o programa.
Altair: O aluno, assim que matriculado, passa a ter acesso ao portal. Ele é orientado a manter seu currículo atualizado para concorrer às vagas de emprego e de estágio que são publicadas por empresas parceiras. Toda comunicação – anúncio das oportunidades, agendamento de entrevistas e fechamento de contratações - é feita por meio do Conecta.
RQB: O que o candidato precisa fazer para participar do Programa Conecta?
Altair: É necessário que seja aluno ou ex-aluno de uma das instituições da Kroton, e que tenha seu cadastro atualizado para que seu perfil seja visto pelas empresas parceiras.
RQB: Quais são as empresas participantes do programa?
Altair: Diversas empresas, de pequeno, médio e grande porte, são parceiras do programa. Entre elas, Ambev, Google, Danone, Carrefour, Fiat, entre outras. No total, são mais de 11 mil empresas em todo o país.
RQB: Como é feita a parceria com as empresas?
Altair: O consultor de carreira entra em contato com as empresas e apresenta as vantagens do Conecta, ou os próprios recrutadores solicitam apoio para divulgação de oportunidades. O cadastro é totalmente gratuito.
RQB: Como é feita a divulgação das vagas?
Altair: As vagas são postadas diretamente pelas empresas, ou pelo consultor de carreira, com a descrição dos requisitos para a função. Além disso, os candidatos ficam sabendo do prazo para a candidatura, faixa salarial, benefícios e como será a rotina de trabalho. O sistema de geolocalização da plataforma facilita o encontro entre candidato e vaga
RQB: Como está a adesão ao programa por parte dos alunos?
Altair: Os alunos veem o Conecta como um diferencial da instituição. Eles sabem que podem contar com esse apoio para facilitar a recolocação no mercado de trabalho ou o início de uma nova carreira. São mais de 302 mil usuários ativos.
RQB: Vocês conseguiram inserir muitos alunos no mercado de trabalho com ajuda do programa?
Altair: O número de contratados cresce a cada semestre. Segundo levantamento interno, a cada 3 entrevistados, 1 é contratado.
RQB: Você foi aluno da Anhanguera, como foi voltar para instituição com a responsabilidade de assumir esse projeto? Como foi o convite?
Altair: É um grande desafio e ao mesmo tempo uma satisfação enorme. Eu acredito no projeto e me sinto feliz em poder colaborar efetivamente para o sucesso profissional dos alunos. Sobre o convite, eu fiz um processo seletivo com outros candidatos. Estava em uma outra instituição e quando vi a divulgação da oportunidade, me interessei bastante. Deu tudo certo!
RQB: Quais são seus próximos passos e metas para alavancar ainda mais o projeto? Como espera contribuir com o programa?
Altair: Eu espero ter uma relação muito próxima com os alunos e gostaria muito que eles contassem com meu apoio. Pretendemos desenvolver oficinas de currículo, conversas sobre tendências de carreira, e outros eventos relacionados.
RQB: Quais são as expectativas e planos da Anhanguera para este projeto?
Altair: A instituição vê o Conecta com grandes expectativas. Ela espera que os alunos utilizem e conheçam cada vez mais as facilidades da plataforma. Ao mesmo tempo, há um empenho em trazer grandes empresas para anunciar suas vagas entre os alunos.
Agradeço o Altair Pereira da Silva pela entrevista e a assessoria de imprensa da Anhanguera de São José dos Campos pela disposição.