Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Escola AEJA Mack: Mackenzie oferece programa de educação gratuito a jovens e adultos

por Patrícia Leite em 17/12/19 360 visualizações

Foto: Divulgação
fachada da escola aeja mack

Neste ano, a Escola de Alfabetização e Educação para Jovens e Adultos do Mackenzie comemora dez anos de existência. Desde 2009, o programa oferece ensino 100% gratuito para a população de baixa renda. 

Localizada próxima a estação de metrô Santa Cecília, em São Paulo, a escola oferece ensino desde a alfabetização até o Ensino Médio e sua estrutura conta com ateliês, auditórios, biblioteca, cozinha experimental, espaço de culto e sala de educação física. 


Sobre o AEJA

Embora o programa tenha dez anos de funcionamento, a iniciativa começou em 1947. De acordo com Profa. e Diretora da Escola Presbiteriana AEJA Mackenzie, Marcia Nepomuceno, os alunos da Escola de Engenharia deram o pontapé inicial e passaram a oferecer cursos de alfabetização por meio do Centro Acadêmico.

Em 1993, o departamento de Recursos Humanos da instituição passou a oferecer o ensino para os funcionários do Mackenzie que não tivessem concluído seus estudos. 

Em 1997, o serviço foi expandido para funcionários de empresas terceirizadas e, dois anos mais tarde, para os demais jovens e adultos de toda a comunidade, como um programa de extensão.

Em 2007 o programa passou a ser reestruturado e, em 2009, passou a contar com um prédio exclusivo e teve seu nome  atualizado - de Educação para Jovens e Adultos para Programa AEJA Mack - Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. Nessa reformulação, funcionários foram contratados para oferecer exclusivamente a esse público um projeto educacional que atendesse suas necessidades.

Na época, para participar bastava comparecer até o prédio. O candidato passava por uma avaliação para que fosse identificada a sua situação educacional com o objetivo de encaminhá-lo para a sala adequada.

Em 2012, o programa passou a estar sob a gestão da Diretoria de Finanças e, a partir de então, tornou-se reconhecido legalmente e começou a oferecer certificação aos alunos.

Como participar?

Existem alguns pré-requisitos para ingressar na Escola AEJA Mack. Dentre eles, estão:      

  • Ensino fundamental I: ter 15 anos completos;
  • Ensino Fundamental II: ter 16 anos completos;
  • Ensino Médio: ter 18 anos completos.

Também é preciso ter renda familiar correspondente a 1,5 salário mínimo por pessoa para ter acesso a Bolsa Integral Filantrópica, ou seja, participar do programa de forma gratuita. 

Ao atender todas as especificações, o passo a passo para a inscrição é o seguinte:

  1.  Inscrição com documento de identidade e cópia do histórico escolar ou declaração de escolaridade;
  2. Participar da avaliação diagnóstica de ingresso, para que avaliemos quais os conhecimentos prévios do candidato;
  3. Apresentação de documentação para análise do setor de bolsas.
Veja também: Voltar a estudar depois dos 30

Os matriculados recebem materiais didáticos gratuitos para estudo, como caderno, lápis e borracha. Além disso, eles também recebem uma camiseta com o logo do programa. 

Segundo a diretora Marcia Nepomuceno, os conteúdos trabalhados são determinados a partir da Base Nacional Comum Curricular para a modalidade de Educação para Jovens e Adultos. 

“Nosso trabalho é realizado a partir de aulas presenciais desenvolvidas de forma que o aluno participe ativamente do processo, tendo o professor como mediador na relação ensino-aprendizagem. Além dos conteúdos formativos, a história de vida dos alunos é considerada na elaboração de projetos educacionais que valorizem sua origem e histórico cultural, além de temas de interesse dos mesmos. Aulas práticas e por meio de estudos de meio são desenvolvidas ao longo do semestre letivo. Além de visitas a bibliotecas, sessões de cinema, visitas a parques de estudos como o Sabina em Santo André, museus, teatro, passeios no centro histórico de São Paulo, etc.”, conta a diretora. 

Além das aulas convencionais, os alunos do AEJA também possuem atividades diversificadas. Em abril deste ano, por exemplo, o chef de cozinha Arthur Sauer ministrou aulas experimentais de Gastronomia

Foto: Divulgação
alunos do AEJA Mack com o chef Arthur Sauer
Alunos da Escola AEJA Mack com o chef Arthur Sauer

Marcia ainda revela que o maior desafio do programa é evitar a evasão no programa e combater a ideia de que EJA é para quem fracassou nos estudos. “Nem sempre o resultado da condição do candidato é porque não deu conta do ensino regular, muitas vezes o histórico social e problemas diversos os afastaram da escola”, explica. Por esse motivo, um dos objetivos do programa é, também, atuar na melhoria da autoestima dos alunos. 

Outro objetivo, é motivá-los a dar continuidade nos estudos. “Investir na formação integral da pessoa dá confiança para que ela siga em frente e almeje uma educação que vai para além da formação básica. Atualmente temos conseguido incentivar nossos alunos a prosseguirem seus estudos em cursos técnicos, superior, etc., e temos colhido bons frutos neste sentido. Os resultados são muito positivos”, conclui.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54