Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Escolha profissional: principais erros ao fazer um Teste Vocacional

por Maria Fernanda Alves em 28/01/20

Se você está passando pela etapa de decidir uma profissão para começar a faculdade já deve ter considerado fazer um teste vocacional, não é mesmo? Mas é preciso ficar atento para não cometer determinados erros ao fazer testes vocacionais que podem prejudicar o seu processo de escolha.

Teste Vocacional - REVISTA QUERO

Hoje vamos falar sobre alguns destes possíveis erros e porque é importante evitá-los, acompanhe:

Falta de informação sobre testes vocacionais

Muitos jovens sequer sabem que os testes vocacionais aplicados por psicólogos são diferentes dos testes encontrados na internet.

Os testes de internet são desenvolvidos com base em teorias diversas e, geralmente, associam cursos a padrões de resposta, eles podem não possuir fundamentação científica e não passam pelo crivo do Conselho Federal de Psicologia (CFP), portanto não são considerados testes psicológicos.

Faça o Teste Vocacional

O Teste Vocacional do Quero Bolsa, por exemplo, é um teste não-psicológico que foi desenvolvido com base na teoria das inteligências múltiplas do psicólogo Howard Gardner. O teste se propõe a associar habilidades a profissões e quando o jovem responde as perguntas ele vai gerando uma lista de sugestões de profissões que podem ser interessantes.

É importante pesquisar a respeito dos testes que você faz e saber o que ele está levando em consideração para te sugerir um lista. Se são aspectos de personalidade, interesses passados ou futuros, habilidades, dentre outros. Com essas informações fica mais fácil você questionar o resultado.


Já os testes aplicados por psicólogos passam por um rigoroso processo de avaliação do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) antes de serem liberados para comercialização e aplicação. Os testes vocacionais oficiais geralmente têm um custo na aplicação pois o psicólogo precisa pagar pelo material e é aplicado durante processo de Orientação Profissional.

Não questionar o resultado

Testes vocacionais não têm como finalidade dizer qual curso ideal para você, mas sim de apresentar algumas opções que podem te interessar para que você conheça mais detalhes a respeito e, quem sabe, confirmar se determinada carreira é ou não ideal para você. Ou seja, ele é uma ferramenta auxiliar no processo de escolha profissional.

Alguns jovens tomam as sugestões como únicas opções possíveis e acabam não dando prosseguimento nas pesquisas, o que pode dar uma baita dor de cabeça no futuro ao  descobrir aspectos do curso ou profissão que não combinam nada com eles.

Se você fizer um teste vocacional, pense a respeito das opções que foram sugeridas e inicie uma pesquisa bem criteriosa. No texto "Como saber se uma profissão combina comigo?" nós demos várias dicas que podem ser úteis nesse momento. 

Não dedicar tempo e atenção necessários

O teste vocacional tenta relacionar suas respostas a características de cursos e carreiras, portanto é preciso responder com muita atenção e ser sincero nas respostas. Se você não responde às perguntas de acordo com o que realmente acredita o resultado tende a se distanciar de opções que podem te agradar.

Veja algumas dicas para fazer testes vocacionais de internet:

  • Reserve um bom tempo para realizar o teste;
  • Esteja em um lugar silencioso e, de preferência, sozinho;
  • Responda às perguntas com sinceridade. As respostas precisam corresponder ao que você é e não ao que gostaria de ser;
  • Feche outras abas do navegador e não acesse outros sites enquanto responde às questões. Garanta que sua atenção esteja completamente voltada para o teste vocacional.

Ao fazer um teste vocacional, atente-se às questões abordadas no texto e dedique-se ao seu processo de escolha profissional. Para te ajudar ainda mais, temos um Guia gratuito com passo a passo para escolher uma profissão com dicas e exercícios para te auxiliarem nessa jornada.

Encontrar bolsas de estudo

Depois que escolher o curso, pesquise uma bolsa de estudo nas seguintes universidades:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54