logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Pós-graduação

O que considerar na hora de escolher uma pós-graduação EaD?

por Caroline Sassatelli em 27/08/19 760 visualizações

Nos últimos anos, o número de pós-graduações a distância, ou seja, na modalidade EaD, aumentou muito. São tantas opções que, às vezes, é difícil para o aluno escolher qual fazer. Por isso é importante ficar ligado a alguns detalhes. 

mulher estudando no computador
Saiba como escolher a sua pós-graduação EaD

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), os cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA) a distância podem ser ofertados por instituições de educação superior, desde que possuam credenciamento para tal atividade. Já as pós stricto sensu (mestrado e doutorado) devem seguir algumas regras determinadas pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), como a realização de encontros presenciais ao longo dos anos de duração do curso.

Leia também:
Vale a pena fazer uma pós-graduação de 6 meses?
Como é fazer uma pós-graduação EaD?

Além desses detalhes, é importante que o estudante também fique atento a outros aspectos do curso e da instituição escolhida. Para facilitar a sua vida, a Revista Quero listou abaixo alguns pontos importantes para você ficar de olho antes de realizar a sua matrícula e, assim, poder começar a sua pós-graduação sem nenhum problema. Confira:

O valor do curso

O valor de uma pós-graduação pode variar bastante dependendo do curso e do seu tipo (se é uma especialização, MBA, mestrado ou doutorado). Antes de escolher o que fazer, confirme os valores da matrícula e das mensalidades na instituição. É importante saber também quais são as taxas extras que podem ser cobradas e a periodicidade de atualização nos valores.  

Duração

Você quer receber o seu certificado o quanto antes ou tem mais tempo disponível? Escolha o curso cuja duração se adeque melhor ao seu momento e expectativas - principalmente profissionais e acadêmicas. 

No que se referente aos cursos lato sensu (especializações e MBA - Mestrado em Administração de Negócios), a carga mínima regularizada pelo Ministério da Educação (MEC) é de 360 horas-aula.

Nos casos de pós-graduações stricto sensu as regras são diferentes. Para mestrado, por exemplo, a duração é de 18 a 24 meses. Isso muda em casos de mestrado profissional, quando o curso passa a durar entre 12 e 18 meses. Quanto ao doutorado, sua duração é de 25 a 42 meses. Esses períodos podem variar em casos de aulas a distância.

Exigências para a matrícula

Separe todos os documentos necessários para fazer a sua matrícula na pós-graduação.

Como você deve saber, é necessário estar formado em uma graduação para poder fazer a sua pós. Normalmente as instituições exigem que se apresente o diploma de conclusão de um curso superior em uma faculdade ou universidade já nesse momento. Outras, porém, requerem a apresentação desse documento para que seja possível emitir o certificado de conclusão da pós. Não dê bobeira nesse quesito!

Detalhes sobre as aulas

Suas aulas serão em qual período? É necessário comparecer à faculdade com certa frequência? Serão disponibilizados vídeos das aulas, textos em PDF ou algum outro tipo de material? É importante saber tudo isso antes de começar efetivamente o seu curso. Isso porque esses detalhes são ideais para definir o que se encaixa melhor em sua rotina.

Registro no MEC

Como dito anteriormente, as instituições que oferecem cursos de pós-graduação devem estar cadastradas no MEC para exercer tal atividade. 

O aluno deve ficar atento ao contrato de prestação de serviços educacionais que é firmado junto à universidade ou faculdade quando é realizada a matrícula. Nesse documento, segundo o MEC, é obrigatório que esteja claro qual é a instituição certificadora (que é, geralmente, identificada pela sua razão social).

Para ter certeza sobre a regularidade dessa instituição, o MEC disponibiliza o E-MEC, um portal que oferece informações sobre as instituições de educação superior credenciadas e os cursos superiores autorizados. Basta checar a situação da faculdade ou universidade certificadora.

Como são as provas?

No caso de cursos de pós-graduação a distância é essencial confirmar como são realizadas as provas avaliativas do curso. Isso porque algumas instituições exigem provas semanais online, outras apenas uma prova semestral presencial em um de seus polos e, ainda, outras, somente uma avaliação que pode ser feita a distância. 

É necessário TCC?

De acordo com a resolução do MEC N.01/06.04.2018, muitas instituições passaram a considerar o trabalho de conclusão de curso, o famoso TCC, como item opcional para seus alunos de pós-graduação lato sensu. Tente saber antes de escolher o seu curso se, ao final, você precisará entregar algum tipo de trabalho para conseguir o seu certificado. 

Leia também:
10 motivos para começar já sua pós-graduação
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?

Corpo docente

Saber quem serão os seus professores é muito importante, pois, afinal, são eles que trarão toda a expertise do mercado de trabalho e da área acadêmica. Não há nada melhor do que aprender com quem realmente sabe sobre o que está falando, não é mesmo?

Quer começar a sua pós-graduação?

Quer dar aquela alavancada na carreira e se tornar um especialista em um assunto? Então chegou a hora de começar a fazer uma pós-graduação. Para isso, nada melhor do que estudar em uma instituição reconhecida e pagar uma mensalidade que cabe no seu bolso, não é mesmo?

Então está na hora de conhecer o Quero Bolsa, o site onde você pode garantir sua vaga e começar o curso dos seus sonhos - seja presencial, a distância, intensivo ou com uma duração maior. 

Está esperando o quê? Dê uma olhada!

Bolsas por WhatsApp

É só clicar no botão acima e enviar a mensagem! ;)


banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54