logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: 3 dicas de última hora para mandar bem na Redação

por Giovana Murça em 11/01/21 6,3 mil visualizações

Uma das partes mais temidas e importantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a Redação. Ela vale mil pontos e podem levar sua nota do Enem lá em cima. Você está preparado?

esquenta enem redação

O Enem exige um texto dissertativo-argumentativo sobre um problema de interesse público nas áreas de saúde, educação, segurança, meio ambiente, entre outras. “Na prova, o candidato precisa se posicionar diante um tema polêmico e sustentar essa posição com argumentos e uma proposta de intervenção”, define o professor de redação do Anglo Vestibulares, Sérgio Paganim.

Baixe: o Guia completo sobre a redação do Enem

Na estrutura clássica dessa redação, o professor recomenda que o candidato faça a introdução, em um parágrafo, contextualizando o tema e deixando clara sua opinião; o desenvolvimento em dois parágrafos de argumentação; e por fim, um deixe um espaço considerável para uma proposta de intervenção bem detalhada para o problema.

Veja como fazer uma proposta de intervenção ideal

esquenta enem redação

Encontre bolsas de estudo de até 80% para graduação

Dicas para a reta final

Para aproveitar seus dias até a redação, o professor Paganim indica três preparações fundamentais:

1. Conheça as regras do jogo: conheça e entenda o que pede cada uma das cinco competências avaliadas no seu texto;

2. Leia as redações nota mil: com essas redações, entenda a estrutura do texto dissertativo-argumentativo na prática, observando como abrir e fechar seu texto e os melhores tipos de argumentos;

Leia: 10 modelos de redação nota 1000 do Enem desde 2009

3. Amplie seu repertório: Como o tema é surpresa, a solução para se preparar é estudar ao máximo temas das grandes áreas que podem ser abordadas e identificar em qual deles mais lhe falta de repertório. Leia os noticiários e faça uma retrospectiva do que aconteceu durante o ano.

 

Os segredos das redações nota 1000

Uma boa preparação garante um bom texto e existem alguns elementos sempre presentes nas redações nota máxima. Segundo o professor Paganim, as redações nota alta têm uma estrutura clara, com argumentos bem organizados, explicados e conectados, opinião bem definida e apresentam um bom repertório de atualidades e do ensino médio.

Estudar pelas redações nota mil pode ajudar o candidato a organizar o texto de forma coesa, coerente e clara. Esses textos também trazem bons repertórios externos de filósofos, sociólogos, séries, filmes, conceito de alguma matéria. 

Entretanto, cuidado, apelar para citações prontas não é recomendado. O professor de Literatura do Anglo Vestibulares, Maurício Soares Filho, afirma que essa citação pode ficar forçada, o candidato deve citar algo da sua realidade social. “O que se mede na redação não é seu conhecimento cultural, é a sua capacidade de conexão”, complementa Maurício.

Veja também: 8 temas de redação que podem cair no Enem 2020
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Linguagens
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências Humanas

Guia completo: Redação do Enem

Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Baixar Guia de Redação do Enem

Esquenta Enem 2021

Para te ajudar na reta final do Enem, a Revista Quero, em parceria com o Anglo Vestibulares, preparou o Esquenta Enem 2021, uma série de lives com dicas dos melhores professores.

Além das lives preparatórias, nossa equipe estará ao vivo nos dias de prova trazendo o gabarito extraoficial e os comentários dos professores em tempo real! Para não perder nada, é só se inscrever na página do Esquenta Enem 2021!

Participar do Esquenta Enem 2021



Publicado originalmente em: 31/10/2019
Atualizado em: 16/11/2021

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54