Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: Como estudar redação a poucos dias da prova?

por Giovana Murça em 08/01/21

A poucos dias para uma das edições mais atípicas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ainda dá tempo de aprimorar suas habilidades para um item que vale 20% da sua nota: a redação.

O Enem cobra um estilo de redação dissertativa-argumentativa, na qual o estudante deve apresentar sua opinião sobre o tema seguindo a estrutura de introdução, desenvolvimento e conclusão. Mas, diferentemente de outros vestibulares, a conclusão da redação do exame exige ainda uma proposta de intervenção.

esquenta enem redação

Com uma estrutura de redação tão específica, Felipe Leal, professor de redação do Anglo vestibulares, avisa: tentar adivinhar qual será o tema da redação deste ano não é uma boa estratégia de estudo.

“Eu não seguiria para o Enem a ideia de buscar aquelas matérias de professor que indicam temas para o Enem. Porque o aluno fica muito preocupado com o tema mas, talvez, não seja o que faça mais diferença para ele”, explica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Entenda que tipo de redação o Enem espera

A poucos dias da prova, a primeira dica do professor Felipe é se familiarizar com a estrutura de redação do Enem e entender como seu texto será avaliado. Para isso, ele indica a leitura das redações nota mil de anos anteriores e da Cartilha de Redação do Enem 2020.

Na cartilha, além da explicação de cada competência avaliativa da redação, o estudante pode encontrar as redações nota mil do ano anterior corrigidas e comentadas. No último ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) também liberou, pela primeira vez, o manual de correção dos corretores, que vale a pena a leitura. 

Acesse:
Cartilha de Redação do Enem 2020
Manual de correção dos corretores
Veja 44 das 53 redações nota 1000 do último Enem 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Cuidado com modelos de redação pronta

A busca por “modelo de redação” no Google disparou na véspera do Enem do ano passado. Mas, será que vale a pena tentar decorar um modelo de redação nota mil que promete se encaixar em qualquer tema?

Para o professor Felipe, não. “Um modelo básico pode te ajudar a tirar uma nota média, mas eu acho difícil que um modelo único de estrutura e citações básicas resulte num texto com nota alta”, justifica. 

O professor avalia que os modelos de estrutura até podem ser usados, já que a redação do Enem exige uma estrutura específica, mas desde que o estudante se atente ao uso correto dos conectivos e com a contextualização das citações

Além disso, é preciso ter cuidado com a fonte. “Eu já vi conteúdos de modelo de redação bons e outros que são chutes”, alerta Felipe. Para entender melhor como usar os modelos de redação, confira um trecho da entrevista com o professor Felipe Leal em vídeo:

Se garanta no repertório

Trazer repertório externo é essencial para ganhar pontos na Competência 2 da redação do Enem, que avalia a habilidade do candidato de “compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema”.

O repertório sociocultural é todo conhecimento de mundo que o estudante reuniu ao longo de sua vida. Portanto, não é algo que será construído a dias da prova. Mas, a sugestão do professor Felipe é buscar aumentar o repertório durante a revisão de conteúdo de outras disciplinas

Ele também indica a leitura do artigo 5º da Constituição Brasileira, que lista os direitos fundamentais. “Todos os temas de redação que caem no Enem estão previstos ali. A proposta de redação, no fundo, vai ser o que a gente tem como projeto de país e o que a gente não realiza, a expectativa e a realidade”, explica.

“Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade…” (Leia na íntegra aqui).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Valorize o que você sabe

Para o professor, agora é hora de valorizar o que já foi estudado até aqui e se concentrar nas dúvidas pontuais.“Não é a época de achar que você não tem nada e precisa fazer tudo, mas de valorizar o que você tem e tentar otimizar para a prova, respeitando seu cansaço e as tensões que tivemos esse ano, para chegar em boas condições na prova”, finaliza.

Guia completo: Redação do Enem

Quer garantir sua nota mil na redação do Enem? Neste guia, você aprende como deve ser o formato da redação, quais são os critérios de avaliação e vê exemplos de redações de sucesso e dicas de quem tirou nota 1.000 e é especialista no assunto.

Baixar Guia de Redação do Enem


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54