Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: o que esperar da prova de Ciências da Natureza?

por Giovana Murça em 21/01/21

Ansioso ou ansiosa para a prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? No próximo domingo (24), será a vez dos candidatos responderem às 45 questões de Biologia, Física e Química, além da prova de Matemática.

Esquenta Enem Ciências da Natureza

A prova de Ciências da Natureza do Enem segue o caráter interpretativo do Enem, mas os estudantes podem se preparar para encontrar uma prova mais conteudista. Para mandar bem nas questões, será preciso unir a interpretação de texto com conhecimentos básicos prévios de cada disciplina

Para você entender o que esperar das provas de Ciências da Natureza e quais as matérias valem a pena revisar nessa última semana, a Revista Quero conversou com os professores do Anglo Vestibulares. Confira!

O que esperar da prova de Biologia?

Segundo o professor de Biologia do Anglo Vestibulares, Marcelo Perrenoud, a prova de Biologia do Enem costuma contextualizar suas questões com um texto, gráfico ou tabela e, em seguida, trazer uma pergunta mais técnica

“De uns anos para cá a prova do enem se mostrou cada vez mais técnica, é um vestibular como qualquer outro, comparado a provas de Fuvest, Unesp, Unicamp. (...) A maior parte das vezes o aluno já tem que trazer conteúdo prévio”, pontua Marcelo.

Por isso, é importante revisar os assuntos mais recorrentes na prova. Nas 15 questões de Biologia, o professor Marcelo aponta o predomínio do tema Ecologia. Nessa temática, ele indica revisar os seguintes tópicos:

Outros temas que o professor recomenda a revisão, são:

Pensando na pandemia de Covid-19, a dica do professor Marcelo é estudar sobre sistema respiratório, ciclo viral e rever alguns conceitos de epidemiologia, como surto, endemia e pandemia.  “Há grande chance de aparecer gráficos de produção de anticorpos, número de contaminados, tabelas que mostram dados sobre a doença”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que esperar da prova de Física?

As questões de Física do Enem seguem a linha de contextualizar as questões por meio de textos, gráficos, tabelas e equações. “Não vai ser um corpo de massa ‘m’, vai ser um carro numa estrada, uma pessoa sentada num carrinho de montanha russa”, exemplifica o professor Márcio Miranda, também do Anglo Vestibulares.

Sobre os conteúdos da prova, o professor tranquiliza: “É exigido do aluno muita pouca coisa de casa, é ter uma capacidade de leitura e interpretação mesmo e cruzar essas informações”. 

Mas, o professor também destaca alguns conceitos mais básicos que valem a pena ser revisados e levados para a prova, como as fórmulas de velocidade escalar média e potência média.

Veja também: 17 fórmulas de Física para o Enem

Para mandar bem na prova, o professor sugere a revisão dos temas mais frequentes nos últimos anos. Veja abaixo os assuntos mais cobrados dentro de cada temática da prova de Física:

  • Mecânica: cinemática e análise de transformações de energia;

  • Termologia: calorimetria;

  • Ondulatória: fenômenos relacionados ao dia a dia, como a difração das ondas de wi-fi ou interferência da luz numa superfície manchada de óleo;

  • Ótica: composição da luz;

  • Eletricidade: circuitos elétricos, transformações de energia, rótulos e manuais de aparelhos elétricos.

Por conta da pandemia, o professor ainda aposta em alguma questão que aborde o funcionamento dos termômetros e dos pirômetros, que medem a temperatura pela quantidade de radiação infravermelha que o corpo emite.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que esperar da prova de Química?

Na prova de Química do Enem, os candidatos podem esperar por uma prova bastante analítica. “Na prova do enem, não é só saber o conteúdo. As informações que vem na questão são utilizadas. Você não responde de maneira independente do texto, tem que aliar o que você já traz de conteúdo às informações que são apresentadas no texto”, explica o professor Philippe Spitaleri, do Anglo Vestibulares.

Para essa reta final, o professor Philippe indica a revisão dos temas que mais caem na prova. Veja quais os principais em cada frente da disciplina!

Química geral

Química orgânica

Físico-química

Para ter um segurança maior nas questões de química orgânica, a dica do professor é memorizar algumas reações orgânicas, como reações de esterificação, hidrólise de éster, hidrólise da amida e reações que envolvem oxidação de alcanos e álcoois

Em relação à pandemia, Philippe acredita que o tema seria usado para contextualizar temas que já são comuns na prova. Mas, para garantir uma preparação melhor, ele indica que os candidatos estudem sobre o caráter do etanol e a atuação do álcool na solubilização das membranas do coronavírus.

Veja mais:
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza
Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
Esquenta Enem: o que esperar da prova de Matemática?

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54