Ansioso ou ansiosa para a prova de Ciências da Natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? No próximo domingo (24), será a vez dos candidatos responderem às 45 questões de Biologia, Física e Química, além da prova de Matemática.

A prova de Ciências da Natureza do Enem segue o caráter interpretativo do Enem, mas os estudantes podem se preparar para encontrar uma prova mais conteudista. Para mandar bem nas questões, será preciso unir a interpretação de texto com conhecimentos básicos prévios de cada disciplina.
Para você entender o que esperar das provas de Ciências da Natureza e quais as matérias valem a pena revisar nessa última semana, a Revista Quero conversou com os professores do Anglo Vestibulares. Confira!
O que esperar da prova de Biologia?
Segundo o professor de Biologia do Anglo Vestibulares, Marcelo Perrenoud, a prova de Biologia do Enem costuma contextualizar suas questões com um texto, gráfico ou tabela e, em seguida, trazer uma pergunta mais técnica.
“De uns anos para cá a prova do enem se mostrou cada vez mais técnica, é um vestibular como qualquer outro, comparado a provas de Fuvest, Unesp, Unicamp. (...) A maior parte das vezes o aluno já tem que trazer conteúdo prévio”, pontua Marcelo.
Por isso, é importante revisar os assuntos mais recorrentes na prova. Nas 15 questões de Biologia, o professor Marcelo aponta o predomínio do tema Ecologia. Nessa temática, ele indica revisar os seguintes tópicos:
Ciclos biogeoquímicos (ciclo da água, ciclo do carbono, ciclo do nitrogênio);
Dinâmica do crescimento populacional.
Outros temas que o professor recomenda a revisão, são:
Metabolismo celular;
DNA;
RNA;
Bacterioses e viroses (dengue, zika, chikungunya, sarampo, caxumba, rubéola, HIV, HPV, hepatite, febre amarela e covid-19);
Soro;
Seleção natural.
Pensando na pandemia de Covid-19, a dica do professor Marcelo é estudar sobre sistema respiratório, ciclo viral e rever alguns conceitos de epidemiologia, como surto, endemia e pandemia. “Há grande chance de aparecer gráficos de produção de anticorpos, número de contaminados, tabelas que mostram dados sobre a doença”, afirma.
O que esperar da prova de Física?
As questões de Física do Enem seguem a linha de contextualizar as questões por meio de textos, gráficos, tabelas e equações. “Não vai ser um corpo de massa ‘m’, vai ser um carro numa estrada, uma pessoa sentada num carrinho de montanha russa”, exemplifica o professor Márcio Miranda, também do Anglo Vestibulares.
Sobre os conteúdos da prova, o professor tranquiliza: “É exigido do aluno muita pouca coisa de casa, é ter uma capacidade de leitura e interpretação mesmo e cruzar essas informações”.
Mas, o professor também destaca alguns conceitos mais básicos que valem a pena ser revisados e levados para a prova, como as fórmulas de velocidade escalar média e potência média.
Veja também: 17 fórmulas de Física para o Enem
Para mandar bem na prova, o professor sugere a revisão dos temas mais frequentes nos últimos anos. Veja abaixo os assuntos mais cobrados dentro de cada temática da prova de Física:
Mecânica: cinemática e análise de transformações de energia;
Termologia: calorimetria;
Ondulatória: fenômenos relacionados ao dia a dia, como a difração das ondas de wi-fi ou interferência da luz numa superfície manchada de óleo;
Ótica: composição da luz;
Eletricidade: circuitos elétricos, transformações de energia, rótulos e manuais de aparelhos elétricos.
Por conta da pandemia, o professor ainda aposta em alguma questão que aborde o funcionamento dos termômetros e dos pirômetros, que medem a temperatura pela quantidade de radiação infravermelha que o corpo emite.
O que esperar da prova de Química?
Na prova de Química do Enem, os candidatos podem esperar por uma prova bastante analítica. “Na prova do enem, não é só saber o conteúdo. As informações que vem na questão são utilizadas. Você não responde de maneira independente do texto, tem que aliar o que você já traz de conteúdo às informações que são apresentadas no texto”, explica o professor Philippe Spitaleri, do Anglo Vestibulares.
Para essa reta final, o professor Philippe indica a revisão dos temas que mais caem na prova. Veja quais os principais em cada frente da disciplina!
Química geral
Funções inorgânicas: acidez e basicidade, reações entre compostos de caráter ácido e básico.
Química orgânica
Interações intermoleculares associados a compostos da química geral e compostos orgânicos;
Critérios de solubilidade e polaridade;
Físico-química
Para ter um segurança maior nas questões de química orgânica, a dica do professor é memorizar algumas reações orgânicas, como reações de esterificação, hidrólise de éster, hidrólise da amida e reações que envolvem oxidação de alcanos e álcoois.
Em relação à pandemia, Philippe acredita que o tema seria usado para contextualizar temas que já são comuns na prova. Mas, para garantir uma preparação melhor, ele indica que os candidatos estudem sobre o caráter do etanol e a atuação do álcool na solubilização das membranas do coronavírus.
Veja mais:
+ Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza
+ Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
+ Esquenta Enem: o que esperar da prova de Matemática?