Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: o que esperar da prova de Ciências Humanas?

por Giovana Murça em 14/01/21

Faltam poucos dias para a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)! Composto por 45 questões, o caderno de Humanidades do Enem engloba as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

Apesar de ainda ser uma prova ainda de caráter interpretativo, nos últimos anos, o Enem tem sido mais conteudista, isto é, tem exigido cada vez mais conteúdos prévios de seus candidatos.

ciencias humanas esquenta enem

Nessa reta final, a principal dica dos professores é realizar os exercícios das provas anteriores, para que você se familiarize com as questões e veja quais temas são mais recorrentes. Assim, também é possível identificar quais conteúdos estão mais esquecidos e valem a pena ser revisados.

Para saber o que esperar da prova de Ciências Humanas deste ano e como os principais conteúdos podem ser cobrados em cada disciplina, a Revista Quero conversou com os professores do Anglo Vestibulares. Confira!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que esperar da prova de História?

Na prova de História do Enem, os conteúdos de História do Brasil predominam mais do que de História Geral. Segundo o professor de História do Anglo Vestibulares, Raphael Amaral - mais conhecido como Tim -, em História do Brasil, os estudantes podem se preparar para encontrar os seguintes temas:

Na frente de História Geral, o foco é na história do mundo contemporâneo, sobretudo a partir do século XIX. Alguns temas com maior destaque são Revolução Industrial, Imperialismo e Guerra Fria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O professor Tim conta que a principal forma que a prova aborda esses temas é por meio da interpretação e da análise de alguns documentos, referências bibliográficas ou obras de arte. Para responder às questões, o estudante deve analisar o texto ou imagem apresentada e também relembrar alguns aspectos do período histórico em questão. 

Sobre os últimos acontecimentos, como a pandemia de Covid-19, é possível que o Enem faça alguma relação com outras pandemias da história do mundo. Mas, o professor garante: “A prova não costuma perguntar sobre assuntos específicos, mas sim sobre as relações sociais e políticas daquela época. Eles se utilizam de temas específicos para trazer contextos mais amplos”.

Veja mais:
8 semelhanças entre a covid-19 e a gripe espanhola
A resistência à quarentena pode ser comparada à Revolta da Vacina? 

O que esperar da prova de Geografia?

Nas questões de Geografia, o Enem costuma trazer mais temas relacionados à frente da Geografia Física. Alguns assuntos destacados pelo professor de Geografia do Anglo vestibulares, Pablo López, são:

  • Climatologia: desde conceitos gerais até temas mais aprofundados, como a dinâmica da circulação atmosférica, dos furacões e dos ciclones bombas;

  • Problemas ambientais: aquecimento global, erosão de solos, devastação da vegetação, dentre outros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Segundo o professor Pablo, o objetivo do Enem não é cobrar conhecimentos específicos de algum conceito, mas medir a capacidade do estudante de interpretar imagens, gráficos e outras informações.

Nesses casos, a dica do professor é a leitura atenta dos gráficos, mapas, tabelas ou tirinhas apresentadas na questão. “Os gráficos fornecem informações preciosas para o aluno conseguir resolver o exercício, muitas vezes a resposta do exercício está nessas informações gráficas”, enfatiza.

Algumas outras questões são mais propositivas, ou seja, convidam o aluno a refletir em soluções para o problema apresentado - em geral, problemas ambientais. “Uma questão sobre erosões de solo, por exemplo, pode perguntar que tipo de técnica pode ser utilizada no manejo de solos para evitar a erosão”, exemplifica Pablo.

Em relação às atualidades, o professor não acredita que o Enem aborde assuntos tão recentes e polêmicos, como o Apagão no Amapá, mas outros temas acentuados pela pandemia podem aparecer, como a crise dos refugiados, a uberização do trabalho e a desigualdade social.

Veja também:
Crise Imigratória: Tudo o que você precisa saber sobre o tema
Atualidades Enem: Uberização do trabalho
17 citações sobre desigualdade social para usar na redação 

O que esperar da prova de Filosofia?

Em Filosofia, os candidatos podem esperar por questões que abordam a história do pensamento filosófico por meio de autores. O professor de Filosofia Gianpaolo Dorigo, do Anglo Vestibulares, destaca os filósofos “campeões de audiência” do Enem:

Algumas outras figuras clássicas da história da Filosofia que costumam aparecer também são: Platão, Aristóteles, Hume, Habermas, Foucault, Santo Agostinho e São Tomás de Aquino.

Assim como na prova de Humanidades como um todo, é difícil aparecer uma pergunta de Filosofia sobre algum conceito em específico. De acordo com o professor Gianpaolo, as questões sobre pensamentos de filósofos são feitas por meio de textos, nas quais o candidato precisa interpretar ou comparar textos e relacioná-los com pensamentos filósofos.

“É muito comum que a resposta esteja no texto. Basta fazer uma leitura atenta ao texto que você encontra a resposta. A alternativa correta é um resumo em outras palavras daquilo que está escrito no texto”, orienta Gianpaolo.

Entretanto, o professor ressalta a importância do estudante ser familiarizado com o vocabulário filosófico: “Nas questões, se por um lado não aparece um conceito mais denso, pesado, por outro, ele tem que ter familiaridade com conceitos básicos, como metafísica, subjetividade, normas e juízos”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

O que esperar da prova de Sociologia?

Na prova de Sociologia, o professor Eduardo Calbucci, do Anglo Vestibulares, prevê um enfoque maior nas temáticas ligadas à cultura, como choques culturais, aculturação e apropriação culturalOutros temas relevantes para a prova são as desigualdades sociais e as discussões sobre o mundo globalizado, envolvendo os meios de comunicação e meios sociais.

Os candidatos não devem esperar por perguntas muito diretas ou de mera memorização. Elas são baseadas em textos de sociólogos ou jornalísticos que dialoguem com as teorias da Sociologia. “O estudante precisa ler o texto e compreendê-lo articulando com os conhecimentos prévios que ele tem”, indica Eduardo.

Leia também:
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências Humanas
Esquenta Enem: 8 estratégias para as provas de Linguagens, Ciências Humanas e Redação

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54