Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Esquenta Enem: o que esperar da prova de Matemática?

por Giovana Murça em 19/01/21

No próximo domingo (24), os candidatos irão encarar 45 questões da temida prova de Matemática do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). À essa altura do campeonato, é preciso ser realista: não há mais tempo para rever todo o conteúdo de uma prova tão extensa. 

Mas, ainda é possível revisar os temas mais cobrados e conferir as dicas estratégicas para mandar bem na prova de Matemática do Enem. Para te ajudar nessa reta final, a Revista Quero conversou com os professores de Matemática Thales Athanásio e Robby Cardoso, do Anglo vestibulares. Confira!

esquenta enem matemática

O que esperar da prova de Matemática?

De acordo com o professor Thales Athanásio, os tópicos de Matemática mais abordados no Enem e que valem a revisão são:

Veja mais: Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Matemática

O professor Thales explica que, na prova de Matemática, os estudantes podem esperar por uma prova que aborda os conteúdos por meio de situações do cotidiano. Por exemplo, questões que perguntem qual é a escala de um souvenir que é a réplica de um monumento ou qual é o gasto de uma pessoa que faz uma compra parcelada com certa porcentagem de juros.

Nessa revisão, também vale memorizar algumas fórmulas, principalmente as de geometria espacial. “Em algumas questões, como de análise combinatória e probabilidade, que existe fórmula mas ela fica em segundo plano, você consegue fazer mesmo sem fórmula. Agora, para as questões de geometria espacial, é bom saber as fórmulas, porque nem sempre a prova dá isso”, enfatiza Thales.

Veja: 17 fórmulas de Física para o Enem

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Os maiores erros na prova de Matemática

Apesar de ser uma prova de Exatas, a interpretação de texto é um dos principais pontos de atenção na hora da prova de Matemática do Enem. Isso porque a maior parte dos deslizes na prova surgem da má interpretação dos enunciados das questões e dos gráficos.

“Se o aluno não ler todas as informações direito, ele vai errar. São detalhes. Por exemplo, uma questão que pergunta a distância de um trajeto ida e volta, mas percorrido durante toda semana .Ou planos cartesianos que não começam o ponto zero mas no ponto cinco, o aluno acaba errando a questão porque não vê onde começa o gráfico”, explica Thales.

A dica do professor Robby é ler as questões com bastante calma e atenção, tentando tirar o máximo de informações, e não se intimidar com a aparência ou tamanho do enunciado. “É um erro sair lendo rapidamente, a leitura corrida é horrível, não te dá as informações necessárias", acrescenta.

O professor esclarece: “Nosso cérebro trabalha com dois níveis de raciocínio: o consciente, aquele que você está lendo e pensando na questão, e o inconsciente, no qual, naquelas que você pula sem responder, seu subconsciente continua trabalhando. Mas, para isso ocorrer, você precisa ter lido com atenção”.

Na hora de usar a famosa regra de três para tentar resolver quase todas as questões, é preciso tomar cuidado e saber se a regra de três, de fato, se encaixa naquele exercício. “Porque, mesmo se não valha regra de três, a questão vai ter uma alternativa com o resultado que o candidato chegaria com a regra de três - chamada de distrator, uma alternativa para ver se a pessoa fez o que seria o jeito equivocado”, justifica Thales.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Atenção às alternativas

Numa prova de Matemática com 45 questões, é imprescindível que os candidatos otimizem ao máximo seu tempo na hora dos cálculos. Além da estratégia pega-varetas, um macete do professor Robby é observar nas alternativas o nível de aproximação que é exigido nos cálculos.

“Por exemplo, uma questão que tem um cálculo com pi (π), que vale 3,14. Se as alternativas tiverem um nível de aproximação menor, ele pode substituir pelo número 3, mas se o nível de aproximação for maior, ele precisa calcular com 3,14, um valor mais preciso”, ilustra Robby.

Outra dica do professor Thales é se atentar às informações das alternativas, pois, muitas vezes, elas ajudam o estudante a economizar tempo. Ele exemplifica: “Em uma questão que pede o cálculo de moda, média e mediana, se você vê que em todas as alternativas a média tem o mesmo valor numérico, já não precisa perder tempo verificando o valor da média”.

Leia também:
Esquenta Enem: 7 estratégias para as provas de Matemática e Ciências da Natureza
Esquenta Enem: O que mais cai na prova de Ciências da Natureza

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54