Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Ensino, pesquisa, extensão e preservação de recursos naturais na Estação Experimental Agronômica da UFRGS

por Jaqueline Kunze em 30/09/19

Em 1960, uma fazenda no interior de Eldorado do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, passou a fazer parte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o objetivo de apoiar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelas faculdades de Agronomia, Zootecnia e Medicina Veterinária da Instituição.

A Estação Experimental Agronômica (EEA) também se tornou a morada de muitos funcionários, uma vez que o caminho da capital do estado até a cidade, na década de 1960, era difícil e demorado. Quase sessenta anos depois, quem visita a fazenda descobre que sua capelinha, erguida em 1893, é o prédio mais antigo da cidade de Eldorado do Sul. Além disso, é possível encontrar pessoas que nasceram no local e hoje por lá trabalham.

ufrgs
A Estação Experimental da UFRGS fica localizada na Rodovia BR-290, em Eldorado do Sul (Foto: Jaqueline Kunze)

Com uma área total de 1.560 hectares, a Estação possui alojamentos com salas de aula, cozinha e refeitório, casa para os servidores, galpões de máquinas, oficina mecânica, laboratórios, entre outros espaços que auxiliam em atividades agropecuárias e de auxílio à pesquisa. Nela, foram desenvolvidos estudos importantes, como os experimentos do Programa de Melhoramento Genético de Aveia, da faculdade de Agronomia, que elevou em sete vezes o plantio de aveia no Brasil. “A gente valoriza muito isso aqui como espaço de interação, de aplicação dos conhecimentos. Independentemente se é da UFRGS ou não, a gente abre espaço para todo mundo. Acho que é obrigação de um órgão público atender todo mundo e atender bem”, enfatiza Renato Levien, professor e vice-diretor da EEA.

Leia também: Projeto da UFRGS incentiva a participação feminina nas ciências exatas

Com o objetivo de divulgar e difundir o acesso ao local, são desenvolvidas diversas atividades, como dias de campo com a vinda de produtores rurais e estudantes, visitações para observar espécies de plantas ou aves - uma vez que aves apreendidas para reabilitação pela Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura são soltos na área - ou a disponibilização do espaço para confraternizações. Em outras palavras, mostrar para a comunidade que esse espaço é de todos.

“Às vezes a gente vê um monte de ônibus chegando aqui de manhã, cada um pra um lado, uns estudando peixes, outros estudando borboletas... As pessoas se comunicam e dizem 'olha, tem um lugar bonito lá para ir, para visitar'. Isso é bem interessante para a gente” diz Renato Levien.

ufrgs
O local é repleto de belas paisagens, estando aberto para visitação à comunidade em geral (Foto: Jaqueline Kunze)

O lugar é como um laboratório de campo para aulas teórico-práticas de várias disciplinas. “Nós temos tanto estrutura física, para nos hospedar caso necessário, como de maquinário para realizar as pesquisas, e também mão de obra especializada dos nossos técnicos que nos ajudam a conduzir os experimentos”, comenta Cleber Henrique Lopes, doutorando em Zootecnia.

Leonardo Fortes, graduando em Agronomia, conta que participou de um experimento em campo nativo, o que lhe oportunizou pôr em prática o aprendizado em sala de aula. “A gente conseguia ver a evolução da pastagem, conforme o tempo e a dinâmica da natureza”, conta.

O engenheiro agrônomo Mateus Gonzato destaca o papel dos alunos e servidores da universidade para que os projetos que ocorrem na Estação Experimental tenham continuidade: “Sem a integração de todos os atores, isso não seria o que é. E muitos podem voltar aqui e dizer o quanto é importante manter essa área que aparentemente é grande, pode se pensar que é um custo, mas na verdade forma o nosso profissional com um diferencial muito grande”. 

Entre os que frequentam o local, há uma troca de experiências e aprendizados, além de frutas, plantas e receitas. Como quando a veterinária Verônica Rolim foi até a casa de um colega, cuidar de um animal de estimação doente e, ao sair de lá, a presentearam com uma abóbora. “Eu me sinto muito feliz e abençoada por trabalhar nesse lugar lindo”, diz a funcionária da Estação.

O relato do engenheiro agrônomo Marcelo Porto Nicola complementa a fala de Verônica: “O ambiente de trabalho é muito positivo, as relações pessoais são muito positivas, e a prática do trabalho não é rotineira, tem muita variação no dia a dia do trabalho. E a gente vê razão, vê objetivo nas coisas que são feitas”, conta Marcelo.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54