Fala galera, tudo beleza? Meu nome é André, sou estudante de Sistemas de Informação, na modalidade a distância pela Universidade Estácio de Sá.
No último semestre a Estácio promoveu uma palestra muito bacana sobre como nosso cérebro funciona enquanto estamos aprendendo e sobre como compreender esse funcionamento pode potencializar nossos estudos.
Minha ideia é mostrar como a Estácio oferece diversas oportunidades para uma melhor experiência acadêmica, principalmente para os alunos EaD. Todos os eventos promovidos pela Estácio são transmitidos gratuitamente via online para que possamos acompanhar. Esse é um dos diferenciais da instituição que agradam muito.
O tema do evento foi Como aprendemos? Da neurociência à andragogia ministrado pelo Silvio Pessanha Neto, Gestor Nacional, Coordenador Geral e professor do Curso de Medicina da Estácio. Ele também é membro da American Association of Neuromuscular and Electrodiagonistic Medicine (AANEM) e fundador da Associação de Neurologia do Estado do Rio de Janeiro (ANERJ). Já deu pra ter uma ideia de como foi o evento, né?
Foram explorados diversos aspectos que envolvem o aprendizado humano, inclusive alguns mitos que as pessoas possuem, como a ideia de que se estudarmos 24 horas por dia seríamos as pessoas mais inteligentes do mundo.
O que acontece, porém, é o efeito contrário do esperado. O palestrante nos explica que o cérebro é como um músculo e necessita ser estimulado, mas há um limite.
O órgão possui uma fadiga que deve ser respeitada para que não tenhamos perda de produtividade. A estratégia de fazer pausas durante a temporada de estudos é uma das formas de não sobrecarregar o cérebro.
Mas este é somente um resumo. Que tal você assistir a palestra completa no site da Estácio? É de graça e você vai sair com uma bagagem que possibilitará a conquista de novos conhecimentos de maneira mais eficaz. O link para assistir o evento é este aqui, e mesmo que você não seja aluno da Estácio pode assistir, beleza?