No dia 27 de Fevereiro, conversei com Gabriela Zucco, aluna de Direito da PUC-Campinas, bolsista do Programa Universidade Para Todos (Prouni), do governo federal. Nesse encontro, conversei com ela sobre como é ser bolsista em uma faculdade privada. Confira como foi o papo:
Guia da Faculdade: Como foi o processo para se cadastrar no Prouni? Gabriela Zucco: O início do processo é tranquilo, porém há uma grande burocracia quanto aos documentos, o que por um tempo eu questionei, mas estamos numa fase em que muitas pessoas sabotam para conseguir as vagas desonestamente, então percebo que é necessário.
Sobre a divulgação, eles me mandaram um e-mail perguntando se eu tinha interesse e deram em média três dias para conseguir todos os documentos. Foi muito corrido e muito complicado, mas valeu a pena. A única coisa que critico são esses prazos de documentação, que poderiam ser estendidos pela universidade.
Giovana e Gabriela em sala de aula da Faculdade de Direito da PUC-Campinas (Arquivo Pessoal)
GF: Você acredita haver certa discriminação com os alunos que entraram com bolsa do Prouni? Gabriela Zucco: Com certeza. Estamos em um mundo no qual o diferente causa espanto nas pessoas ao invés de alegria. Eu fui muito bem recebida na PUC-Campinas pelos meus colegas, porém sei do receio que grande parte dos bolsistas do preconceito. Mas estamos mudando isso com o apoio do Centro Acadêmico da universidade e o mundo dos bolsistas está para melhorar!
GF: Como você se sente com o fato de que esse ano não houve a abertura para alunos do Prouni no curso de Direito? Gabriela Zucco: Infelizmente temos uma porcentagem estabelecida pelo MEC com o número de bolsistas para cada universidade e esse ano a PUC-Campinas estava com todas preenchidas. Fico chateada, pois estava preparando uma recepção para os bolsistas. Porém haverão outros anos que iremos implementar isso. Fico muito feliz da PUC-Campinas abrir portas e grandes vagas para nós.
Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.
Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.
Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.
O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.
O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.