Olá! Eu sou o Lucas Ramon, aluno da Estácio e Guia da Faculdade da Revista Quero. Hoje vamos entrar no mundo da escrita.
Quando falamos sobre os escritores no Brasil, muitas vezes, temos a impressão de que é algo muito distante. Quantas pessoas que escrevem e deixam suas escritas guardadas em um armário ou salvas em um computador? Diferentemente dessas pessoas, o escritor, professor de literatura e advogado, Emerson Dantas e Pimenta, resolveu escrever e publicar as suas obras.
Eu entrevistei o escritor e ele compartilhou muitas informações que podem ajudar quem está querendo seguir carreira na escrita.
Conheça o escritor
![]()
Nascido em Montes Claros (MG) em 1990, o autor da saga Herói – que já conta com dois volumes publicados: Herói e Anverso – se diz apaixonado pela literatura, por cinema e por todo o universo “nerd”. Além disso, ele possui um canal no Youtube (Ems8hero) onde dá dicas para quem deseja escrever ou compreender um pouco sobre a literatura. Atualmente, ele cursa Letras – Português na Universidade Estadual de Montes Claros.
![]()
A vontade de escrever
Desde criança, Emerson sentia a necessidade de criar e de colocar para fora os mundos e histórias que povoavam a sua cabeça. No início só desenhava, também começou a procurar outros meios artísticos para se expressar, mas só descobriu a escrita depois dos 18 anos, mesmo sendo um leitor assíduo.
A timidez
Por conta da timidez, o autor não compartilhava as suas escritas com as pessoas ao seu redor. Segundo ele, a internet foi o lugar de refúgio, onde se sentia mais seguro. A vida de escritor era de uma certa forma paralela a sua vida “real”. E aos poucos as pessoas próximas passaram a se interessar pelo o que ele escrevia.
Para Emerson o apoio da família, mesmo que de forma indireta, fez muita diferença, já que ele sempre foi aceito como um grande sonhador.
“Não achava que seria capaz de escrever. Felizmente não desisti e hoje vejo que sou capaz. Achei o meu lugar.”
Ser escritor: a profissão no nosso país
Questionado se é possível transformar o amor pela escrita em uma profissão e viver exclusivamente dela no Brasil, ele afirma que é possível e que temos provas disso no nosso passado literário e na contemporaneidade. Mas é algo, para ele, extremamente difícil, até porque o mercado não exige somente que o escritor escreva.
Os obstáculos
Os maiores obstáculos de um escritor na visão do autor são: a falta de visibilidade e o espaço no mercado editorial. Para o autor da saga Heróis, o fato de ser pouco conhecido, em tese, e ser pequeno, é sinal de ter trabalho dobrado, pois além de escrever, produzir e investir no livro por conta própria, ainda se tem o trabalho de convencer alguém a ler a sua obra.
“Na minha concepção a arte não tem fronteiras, os sentimentos são universais. O problema é o radicalismo e o preconceito.“
Incentivo à leitura da literatura brasileira e a supervalorização da literatura estrangeira
Para o escritor, o que existe é a falta de conhecimento e de confiança em nós mesmos, brasileiros. Ele diz que temos que ter a coragem de dar um voto de confiança a um autor nacional.
“O brasileiro, infelizmente, ainda tem esse costume de subestimar o que é nosso, e superestimar o estrangeiro.”
A inspiração para a saga Herói
Emerson explica que Herói nasceu como o roteiro de uma HQ que ele nunca desenhou. A ideia dele era falar sobre mudanças e sobre escolhas, aliás, ele, como diversos jovens, se via diante de grande mudança de realidade. Assim, além de todo o entretenimento proposto, já que ele afirma que desejava antes de tudo que Herói fosse um livro divertido, o propósito da saga era levantar questionamentos sobre:
- escolhas;
- pelo que lutamos;
- por quem lutamos;
- se temos a liberdade de escolher esses motivos, e etc.
O tempo de criação
Para quem pensa que tudo aconteceu do dia para a noite, está muito enganado! Herói, o primeiro livro da série, demorou cerca de seis meses para ser escrito, isso somente o "esqueleto" básico. Depois, levou pelo menos mais dois anos para ser completamente preenchido. Já o segundo, Anverso, levou menos tempo, assim como Continuum, mais ou menos um ano cada. Isso porque ele já tinha predeterminado todos os caminhos, já sabia o que fazer com cada personagem.
A saga contará com cinco livros e cada um será o recorte de um importante quadro da aventura.
E se você sonha em ser escritor, ele deu duas dicas para os leitores da Revista Quero:
A primeira é: leia muito! Leia tanto quanto você escreve ou ainda mais. É impossível ser um bom escritor se não é um bom leitor. E a segunda é: paciência. Paciência com seu livro e consigo mesmo. Tudo tem seu tempo, assim como o texto.
Agradeço ao Emerson pela entrevista.
Abraços e bons estudos!