Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

Estudante de Letras fala sobre sua carreira como escritor

por Lucas Ramon em 22/08/17 650 visualizações

Olá! Eu sou o Lucas Ramon, aluno da Estácio e Guia da Faculdade da Revista Quero. Hoje vamos entrar no mundo da escrita.

Quando falamos sobre os escritores no Brasil, muitas vezes, temos a impressão de que é algo muito distante. Quantas pessoas que escrevem e deixam suas escritas guardadas em um armário ou salvas em um computador? Diferentemente dessas pessoas, o escritor, professor de literatura e advogado, Emerson Dantas e Pimenta, resolveu escrever e publicar as suas obras.

Eu entrevistei o escritor e ele compartilhou muitas informações que podem ajudar quem está querendo seguir carreira na escrita. 

Conheça o escritor



Nascido em Montes Claros (MG) em 1990, o autor da saga Herói – que já conta com dois volumes publicados: Herói e Anverso – se diz apaixonado pela literatura, por cinema e por todo o universo “nerd”. Além disso, ele possui um canal no Youtube (Ems8hero) onde dá dicas para quem deseja escrever ou compreender um pouco sobre a literatura. Atualmente, ele cursa Letras – Português na Universidade Estadual de Montes Claros.



A vontade de escrever

Desde criança, Emerson sentia a necessidade de criar e de colocar para fora os mundos e histórias que povoavam a sua cabeça. No início só desenhava, também começou a procurar outros meios artísticos para se expressar, mas só descobriu a escrita depois dos 18 anos, mesmo sendo um leitor assíduo.

A timidez

Por conta da timidez, o autor não compartilhava as suas escritas com as pessoas ao seu redor. Segundo ele, a internet foi o lugar de refúgio, onde se sentia mais seguro. A vida de escritor era de uma certa forma paralela a sua vida “real”. E aos poucos as pessoas próximas passaram a se interessar pelo o que ele escrevia.

Para Emerson o apoio da família, mesmo que de forma indireta, fez muita diferença, já que ele sempre foi aceito como um grande sonhador.

“Não achava que seria capaz de escrever. Felizmente não desisti e hoje vejo que sou capaz. Achei o meu lugar.”

Ser escritor: a profissão no nosso país

Questionado se é possível transformar o amor pela escrita em uma profissão e viver exclusivamente dela no Brasil, ele afirma que é possível e que temos provas disso no nosso passado literário e na contemporaneidade. Mas é algo, para ele, extremamente difícil, até porque o mercado não exige somente que o escritor escreva.

Os obstáculos

Os maiores obstáculos de um escritor na visão do autor são: a falta de visibilidade e o espaço no mercado editorial. Para o autor da saga Heróis, o fato de ser pouco conhecido, em tese, e ser pequeno, é sinal de ter trabalho dobrado, pois além de escrever, produzir e investir no livro por conta própria, ainda se tem o trabalho de convencer alguém a ler a sua obra.

“Na minha concepção a arte não tem fronteiras, os sentimentos são universais. O problema é o radicalismo e o preconceito.“

Incentivo à leitura da literatura brasileira e a supervalorização da literatura estrangeira

Para o escritor, o que existe é a falta de conhecimento e de confiança em nós mesmos, brasileiros. Ele diz que temos que ter a coragem de dar um voto de confiança a um autor nacional.

“O brasileiro, infelizmente, ainda tem esse costume de subestimar o que é nosso, e superestimar o estrangeiro.”

A inspiração para a saga Herói

Emerson explica que Herói nasceu como o roteiro de uma HQ que ele nunca desenhou. A ideia dele era falar sobre mudanças e sobre escolhas, aliás, ele, como diversos jovens, se via diante de grande mudança de realidade. Assim, além de todo o entretenimento proposto, já que ele afirma que desejava antes de tudo que Herói fosse um livro divertido, o propósito da saga era levantar questionamentos sobre:

  • escolhas;
  • pelo que lutamos;
  • por quem lutamos;
  • se temos a liberdade de escolher esses motivos, e etc.

O tempo de criação

Para quem pensa que tudo aconteceu do dia para a noite, está muito enganado! Herói, o primeiro livro da série, demorou cerca de seis meses para ser escrito, isso somente o "esqueleto" básico. Depois, levou pelo menos mais dois anos para ser completamente preenchido. Já o segundo, Anverso, levou menos tempo, assim como Continuum, mais ou menos um ano cada. Isso porque ele já tinha predeterminado todos os caminhos, já sabia o que fazer com cada personagem.

A saga contará com cinco livros e cada um será o recorte de um importante quadro da aventura.

E se você sonha em ser escritor, ele deu duas dicas para os leitores da Revista Quero:

A primeira é: leia muito! Leia tanto quanto você escreve ou ainda mais. É impossível ser um bom escritor se não é um bom leitor. E a segunda é: paciência. Paciência com seu livro e consigo mesmo. Tudo tem seu tempo, assim como o texto.

Agradeço ao Emerson pela entrevista.

Abraços e bons estudos!   

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54