Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Etep Faculdades promove palestra sobre mineração de dados com profissional do mercado

por Adriana Nakamura em 19/04/17 310 visualizações

Alunos dos cursos de graduação em Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas assistiram à palestra com especialista da área.

Você já ouviu falar em big data? Sabe o que significa?

Big data é um termo relacionado à imensa quantidade de dados estruturados ou não estruturados, que são coletados e podem ser utilizados pelas empresas, segundo Marcelo Kimura, da Divisão de Auditoria Eletrônica do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. “A grande importância desse conceito não está simplesmente na quantidade de dados, e sim no seu potencial para se tomar decisões estratégicas por meio de uma análise profunda, geralmente feita com a ajuda de softwares específicos”, explica Kimura. “Há diversas aplicações e grande procura do setor público e privado pelos benefícios da exploração da análise de big data”, completa.

Levantamento recentemente publicado na Revista Quero mostrou que os profissionais de big data estão entre as cinco profissões promissoras para 2017. Mas não basta apenas ter os dados em mãos, é preciso saber extrair informações deles. É isso que fazem os profissionais de data mining (mineração de dados).

Sabendo da importância desses profissionais para o mercado, a Etep Faculdades de São José dos Campos (SP) promoveu uma palestra em 12 de abril com um especialista da área: Pedro Paulo Balerine, diretor de Inteligência de Mercado da Quero Educação.

Balerine já atuou no Banco Itaú, no Banco Citybank, em um banco de desenvolvimento francês, e em uma corretora. Hoje na Quero Educação é um dos responsáveis por projetos como o Panorama do Ensino Superior Privado do Brasil.

Data Mining - Mineração de Dados

O objetivo da palestra de Balerine na aula especial aos alunos da Etep foi dar um enfoque prático à mineração de dados, com um olhar de quem está trabalhando no mercado há 10 anos.

Segundo Balerine, a mineração de dados está presente em todos os setores e empresas, não apenas relacionados a big data. “Um médico escuta quais são os sintomas de seu paciente e elabora um diagnóstico a partir dos dados que recebeu desse paciente e dos que ele aprendeu na faculdade, sobre quais doenças se relacionam àqueles sintomas. Isso também é mineração de dados para gerar uma informação: o diagnóstico”, exemplificou. 

“O processo de mineração de dados leva à descoberta de informações, que levam ao conhecimento, o que permite a tomada de decisão.”

Pedro Balerine, diretor de Inteligência de Mercado da Quero Educação.

Na opinião de Balerine, os principais desafios na área estão relacionados à defasagem e confiabilidade da base de dados nas empresas, além da lentidão dos servidores.

Para finalizar, Balerine apresentou exemplos de casos em que a aplicação da mineração de dados trazem resultados para instituições financeiras, agências de marketing on-line, indústrias automobilísticas e na elaboração da folha salarial de empresas em geral.

Aula especial de Data Mining na Etep

A Etep Faculdades, do Grupo Cetec Educacional, é uma instituição de ensino composta por seis campi no Estado de São Paulo: dois na capital, três em São José dos Campos e um em Taubaté.

Participaram da aula especial sobre data mining alunos dos cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia de Produção e Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Etep.

De acordo com o professor titular da Etep, Luciano Carvalho Gomes, a ideia é propiciar aos alunos conhecimentos atuais, assim como auxiliá-los a desenvolverem artigos acadêmicos em diversos assuntos voltados para a atualidade de seu curso. “Tenho esse perfil de levar aos alunos conhecimentos atuais, trazendo sempre parceiros, como a Quero Educação, a fim de compartilhar cases reais com os alunos. A intenção é proporcionar conhecimentos reais sobre temas abordados na atualidade”, conta o professor da Etep.

Atualmente, na Etep, o professor Gomes ministra disciplinas dos cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia de Computação, Gestão Comercial, Gestão Financeira, Gestão da Produção Industrial e Gestão de Recursos Humanos.

Para saber mais sobre a Etep Faculdades e conferir as ofertas de bolsas de estudo do Quero Bolsa para a instituição, acesse a página da Etep no Quero Bolsa ou ligue para: 0800 941 3000. ;) 

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54