A Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC) de Salvador (BA) sediou, em maio deste ano, o curso de perícia criminal ministrado pelo perito, professor e farmacêutico, Henrique Tabosa.
O curso contou com divulgação prévia na maioria das faculdades de Salvador e nas redes sociais dos alunos monitores, escolhidos pela equipe do evento. Estudantes de graduação e pós-graduação de Direito, Enfermagem, Farmácia, Biologia e Biomedicina estiveram presentes.
O curso
A primeira edição do curso de perícia criminal já tinha sido realizado ano passado em Salvador, com conteúdo teórico e prático.
Neste ano, o perito Henrique trouxe a técnica do luminol forense, na qual é possível analisar a presença de sangue humano em arma ou objetos nas cenas de crimes.
O curso teve início às 8h da manhã com uma palestra teórica sobre a área de atuação do perito criminal, os cursos necessários para exercer a função, técnicas de estudo para concursos públicos e técnicas do luminol em cenas de crimes.
No período da tarde os alunos colocaram em prática os conteúdos das aulas teóricas. Houve simulação de cenas de crimes, nas quais foram utilizadas técnicas da papiloscopia e do luminol forense.
Os participantes tinham que identificar elementos que poderiam ser usados como prova na cena de um crime, utilizando as técnicas aprendidas durante o curso.
Vantagens do curso
Para quem tem interesse em seguir a carreira da perícia criminal, o curso ajudou a tirar muitas dúvidas. Além disso, as aulas práticas contribuíram muito para enriquecer o conhecimento. No final, os alunos receberam certificado e puderam levar material utilizado durante a prática.
Sobre o perito Henrique Tabosa
Henrique Tabosa é Perito Criminal da Polícia Científica de Pernambuco, professor no Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), presidente do Clube Forense/PE, e viaja todo o Brasil levando os cursos de luminol forense, mancha de sangue, dentre outros.
Veja mais:
Perito Criminal: entenda o caminho para ser um investigador forense