Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Pós-Graduação

Você está preparado para fazer uma pós-graduação?

por Caroline Sassatelli em 21/06/19 160 visualizações

Fazer uma pós-graduação (seja lato sensu ou stricto sensu) se tornou um ótimo caminho para quem deseja aprofundar ainda mais o seu conhecimento em determinada área ou, ainda, ganhar destaque no mercado de trabalho. Porém, é necessário analisar se você está preparado para iniciar essa etapa. Isso porque, caso não esteja, o curso pode não ser aproveitado tão bem.

Você está preparado para fazer uma pós-graduação?
Você está preparado para fazer uma pós-graduação?


Algumas pessoas não sabem, mas existe a possibilidade de ser reprovado em uma pós-graduação. Isso porque ela funciona assim como qualquer outro curso avaliativo em que você precisa entregar trabalhos, estudar para as provas e ter uma frequência mínima. Ainda, quando há a exigência, é necessário entregar, ao final do curso, um trabalho de conclusão (o qual deve ser aprovado por uma banca). 

Segundo a psicóloga Fátima Ione de Oliveira, a pressão da pós-graduação é diferente da que o aluno passa quando está fazendo uma graduação - e isso o afeta de uma maneira divergente. Para começar, fazer uma especialização, segundo a entrevistada, parte muito mais do estudante, o qual percebe uma necessidade de se aprimorar profissionalmente ou academicamente. Isso faz com que o curso seja normalmente encarado de maneira diferente por ele. 

"A pressão da pós-graduação é diferente da graduação"
- Fátima Ione de Oliveira, psicóloga

"Quando se está fazendo um curso de especialização, o estudante já tem uma maturidade maior em relação à época em que começou a graduação. Isso porque, geralmente, ele já está mais acostumado com o ritmo das aulas de um curso superior e já teve contato com o mercado de trabalho e acadêmico na área", ela explica. 

A pós é a continuação dos estudos no Ensino Superior. Ou seja, ela requer a mesma seriedade e dedicação, apesar das aulas não serem diárias e o seu tempo de duração ser menor. Isso independe das aulas serem presenciais ou online. 

Leia também:
Quando começar uma pós-graduação?
10 motivos para começar já sua pós-graduação

Foco no futuro

Segundo explica Fátima, é essencial que o estudante tenha claro qual o seu objetivo profissional e qual o motivo que está fazendo aquela pós-graduação - nem que seja mudar de área, pois não é necessário estar formado na mesma matéria que a especialização para poder fazê-la.

É necessário ter em mente qual o seu objetivo profissional ou acadêmico

"Emocionalmente falando, essas pessoas precisam estar bem e estáveis para saberem o que querem da vida e, assim, conseguirem definir a área que desejam atuar", afirma a psicóloga.

Segundo ela, ainda, essa consciência ajudará na hora de escolher qual curso fazer. "A pós ajuda teoricamente e emocionalmente porque a pessoa se sente mais confiante sabendo que está aprimorando seus conhecimentos, seja na mesma área ou em uma diferente."

Porém, é possível que se perceba que aquele curso não tem nada a ver com você (nem com que se deseja futuramente) quando ele já está sendo feito. Nesses casos é importante identificar esse fato para se chegar à uma conclusão sobre o que fazer o mais rápido possível. "Geralmente isso acontece quando o aluno não tinha certeza antes sobre qual caminho tomar profissionalmente ou academicamente ou, então, pela correria do dia a dia e outras responsabilidades que vão surgindo", diz a entrevistada. 

É possível trancar um curso de pós-graduação, porém, é necessário verificar junto à instituição em que se está estudando para saber quais são os procedimentos necessários para isso. 

Fátima também cita os casos de pessoas que começam a especialização tardiamente: "A pós requer estudo, dedicação e tempo e, às vezes a pessoa começa a fazer a fazê-la quando está mais velho, muito tempo depois de já ter se formado na faculdade. "Esse aluno pode começar a se sabotar, deixando de fazer as atividades e de ir nas aulas. Além disso, ele pode começar a colocar muitos obstáculos em seus estudos, acreditando que não consegue mais concluí-los."

De acordo com a profissional, é importante lembrar que fazer uma especialização, MBA, doutorado ou mestrado é mais uma etapa para sua formação. Não é necessário ter pressa para fazê-los, mas sim, ter consciência sobre como esses cursos podem agregar à sua atuação enquanto profissional ou pesquisador. Essa noção também ajudará na hora de escolher o caminho ideal. 

Leia também:
Teste: qual o tipo certo de pós-graduação para você?
Saiba quais são as mudanças para a pós-graduação no Brasil


O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54