Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Fies 2019: MEC muda as regras do P-Fies, mas inscrição não sofre alteração

por Isabela Giordan em 09/01/19 18 mil visualizações

Na noite da última terça-feira (08), o Jornal Nacional divulgou com exclusividade que o que o P-Fies, uma das modalidades do Financiamento Estudantil (Fies), passará por mudanças para a edição de 2019 do programa do governo de inclusão no Ensino Superior. 

De acordo com a reportagem, o P-Fies não utilizará da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para realizar a classificação para as vagas disponíveis, a partir desse ano, conseguirá as melhores oportunidades aqueles que primeiro realizarem a inscrição. Ou seja, o processo seletivo agora seria por ordem de "chegada". 

“No P-Fies, a gente não usa mais o Enem para a ordem classificatória. Agora o aluno que fizer a inscrição primeiro é que vai ter a vaga para ir para o banco fazer o contrato. O que o governo quis com isso é dar agilidade ao processo e que o aluno que realmente precise consiga o P-Fies”, informou Alexandre Mori, gerente de Financiamento do Semesp, para o Jornal Nacional.

O P-Fies é uma das modalidades do Fies em que o aluno possui renda de 3 a 5 salários mínimos.

Veja também: Qual é a diferença entre Fies e P-Fies?

Inscrição do Fies 2019 não sofre alteração

Após a reportagem do Jornal Nacional, muitas pessoas começaram a reclamar nas redes sociais que esse novo critério prejudicaria os participantes do processo seletivo, já que aqueles que não têm acesso à internet não conseguiriam se inscrever rapidamente, como exige o novo critério.

Entretanto, de acordo com o edital divulgado nesta quarta-feira (09) pelo MEC, a informação "agora o aluno que fizer a inscrição primeiro é que vai ter a vaga para ir para o banco fazer o contrato" não diz respeito à inscrição, este é o mesmo.

Veja o trecho no edital que informa isso:

1.4.3.2. No caso da modalidade P-Fies:

I - a pré-seleção do CANDIDATO fica condicionada à média aritmética das notas nas provas do Enem combinada com a pré-aprovação por um AFOC dentre aqueles que operam no grupo de interesse e cursos indicados

Ou seja, a inscrição continua com o Enem como pré-requisito do P-Fies e apenas após a divulgação dos pré-selecionados o critério de ordem de apresentação se torna vigente.

Assim, após a divulgação do resultado do P-Fies 2019, apenas a contratação do financiamento estudantil ficará condicionada à ordem de "chegada" à análise da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), além do número de vagas disponíveis. 

Veja o trecho do edital que cita essa informação:

II - a contratação do financiamento estudantil fica condicionada também à ordem de apresentação dos candidatos pré-selecionados, à análise da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), inclusive sobre disponibilidade de vagas, com a emissão do Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) ou outro documento equivalente, e à análise dos documentos e informações pelo AFOC, nos termos da regulamentação de sua relação jurídica com a mantenedora para cuja vaga o CANDIDATO tenha sido pré-selecionado.

Esses são dois momentos diferentes e que ocorrem separadamente. O período de inscrição será de 05 a 12 de fevereiro de 2019 e, após o resultado dos pré-selecionados (18 de fevereiro), é que começa a "corrida contra o tempo" para realizar a complementação da inscrição, que poderá ser realizada de 19 a 25 de fevereiro. 

Saiba mais: Calendário do Fies 2019

Para tirar essa dúvida, a reportagem da Revista Quero entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ministério da Educação (MEC), que confirmou a informação.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54