Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Fuvest 2018: 10 dicas de quem foi aprovado em 1º lugar

por Natália Plascak Jorge em 15/08/17 14 mil visualizações

Você já imaginou ser aprovado em 1º lugar em algum curso do Vestibular da Fuvest? Pois é, o Marcos Silva de Luca e o Victor Nascimento Miyano conseguiram isso e compartilharam com a Revista Quero algumas dicas que podem ajudar muitos estudantes a se darem bem no vestibular da Fuvest 2018.

A história deles mostra que a superação foi grande. Marcos só estudou em escolas públicas, nunca fez cursinho e alcançou a primeira colocação no curso de Engenharia Aeronáutica da USP. Além disso, ele foi aprovado em primeiro lugar em Física na Unicamp; em terceiro lugar em Medicina na Unifesp, em segundo lugar em Engenharia Civil na Unesp e em mais outras três faculdades de Medicina (UFMG, UFPA e UNIR). Victor fez cursinho junto com o último semestre do 3º ano do Ensino Médio. Ele foi aprovado em 1º lugar em Relações Internacionais na USP, em 2º lugar no mesmo curso na UnB pelo SiSU e em 1º lugar em Engenharia Civil na Unesp e na Unicamp.

Confira as dicas desses estudantes para prestar a Fuvest 2018:

Marcos Silva de Luca


   "Infelizmente, o sistema é muito injusto e privilegia aqueles com mais condições em nossa sociedade. Acho que tive oportunidades em minha vida que muitos não tiveram, como uma família bem-estruturada que priorizou a educação e professores de qualidade (ainda que estudasse em escola pública). Mesmo que o vestibular cubra diversos assuntos que você nunca viu, mesmo que seu ensino não seja tão forte, não deixe uma prova dizer o que vocês podem ou não fazer. Sejam os líderes de suas próprias vidas. E, quando vocês se derem conta disso, ninguém segura vocês."


  1. Tenha consciência de quais são seus pontos fortes e fracos e trabalhe cada um deles da melhor maneira possível;
  2. Ninguém estuda da mesma forma, portanto descubra qual é o método que mais se encaixa no seu perfil. A melhor forma de se fazer isso é experimentando e vendo o que funciona ou não;
  3. Peça ajuda! Ninguém precisa fazer tudo sozinho. Assim como eu fui ajudado por um amigo em redação, auxiliei muitos colegas em áreas que eu tinha mais facilidade, como Matemática e Física. Tenha em mente que um pensamento colaborativo levará você muito mais longe que um pensamento competitivo;
  4. Saiba diferenciar horas de trabalho e horas de lazer. Quando estiver estudando, não fique usando o celular ou o computador. Eu sei o quanto é tentador dar aquela olhadinha no seu telefone enquanto estuda, mas isso tira todo o seu foco. Dessa forma, seu rendimento acaba sendo mínimo. Eu mesmo me desconectava de todas as redes sociais assim que ia para a escola e só me reconectava quando voltava do curso técnico que eu fazia;
  5. Acredite em si mesmo! Você é o protagonista de sua própria vida.

Victor Nascimento Miyano





“Em nenhum momento me passou pela cabeça desistir. Eu não me via bem-sucedido sem uma graduação e tive muito apoio da família, professores e amigos. Sabia que os estudos para o vestibular seriam uma fase superada um dia e que valeriam a pena por cada esforço. É importante dizer que nem todo mundo têm o privilégio de poder pensar desse jeito. Nunca tive que trabalhar para me sustentar e pude me dedicar integralmente aos estudos.”



  1. Preste atenção nas aulas e questione aquilo que for ensinado. Estou me referindo à curiosidade e à iniciativa de resolver problemas. Quanto mais problemas aos tópicos de aula você for capaz de fazer, mais você pode dominar a matéria. Essas respostas podem proporcionar mais bagagem e conhecimento geral.
  2. Escreva muito. De preferência, à mão. Para mim, pelo menos, isso ajuda muito a fixar melhor as coisas.
  3. Tente entender o contexto. Quero dizer que, na maioria das vezes, a gente consegue contextualizar o que estamos aprendendo em vez de decorar e, se uma coisa faz sentido dentro de uma lógica, fica muito mais fácil entender do que simplesmente fazer seu cérebro aceitar que aquilo é daquele jeito. Por exemplo, para estudar História, entender processos faz muito mais sentido e é muito menos doloroso do que decorar fatos desconectados um atrás do outro.
  4. Conheça o formato da prova que você está fazendo. Refazer as provas de anos anteriores pode ser uma boa estratégia para entender o que e como as disciplinas caem no exame.
  5. Não se abale com a possibilidade de não ser aprovado. Não pense que não entrar significa que você é incapaz. O vestibular é uma ferramenta que coloca você na universidade, por isso devemos saber jogar com isso. A aprovação ou não depende de muitos fatores, inclusive de ter tempo e condições para estudar (por isso, se você tiver os dois, aproveite-os!).

Gostou das dicas daqueles que conquistaram os primeiros lugares da Fuvest? Pronto para começar a praticá-las para a Fuvest 2018?


banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54