Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Vestibular e Enem

Fuvest 2021: 4 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova

por Giovana Murça em 06/01/21

No próximo domingo (10), acontece a primeira fase do vestibular da Fuvest. Mais de 130 mil estudantes irão concorrer a vagas em mais de 180 cursos da Universidade de São Paulo (USP). 

Nesta primeira etapa do vestibular, os candidatos terão 5 horas para responder a 90 questões objetivas das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Marcos Santos/USP Imagens
Fuvest 2021

Com a aproximação da prova, é completamente normal que os estudantes se sintam bastante nervosos e ansiosos. Afinal, não é todo dia que se presta o vestibular de uma das melhores universidades do País, não é mesmo?

Veja: Vestibular em tempos de Covid-19: veja os protocolos sanitários do Enem, Fuvest, Unicamp e Unesp 

Para te ajudar, a Revista Quero entrevistou o coordenador do Curso Anglo, Heitor Ribeiro, que dá 4 dicas para você diminuir o nervosismo e a ansiedade e melhorar seu desempenho na primeira fase da Fuvest. Confira!

1) Nada de sair da rotina

Para o coordenador Heitor Ribeiro, a palavra de ordem nesses dias que antecedem a prova é estabilidade. Isto é, não é recomendado que você saia da rotina nesta semana, principalmente em relação a três pontos: estudo, sono e alimentação.

A primeira dica é não aumentar a quantidade de horas de estudo. “Tem alunos que resolvem aumentar muito a carga de estudos próximo ao exame. Isso é muito prejudicial, porque ele acaba se estressando mais e ficando mais cansado, não conseguindo se dedicar à prova, além de ficar mais nervoso”, alerta Heitor.

Nesta semana, o tempo de sono também deve ser preservado, sobretudo na véspera da prova. Estudar até tarde no dia anterior ao vestibular ou, até mesmo, nem dormir por conta da ansiedade é muito prejudicial ao seu desempenho.

Por fim, assim como o sono, a alimentação também deve ser equilibrada. “É importante não tentar nenhuma experiência gastronômica nova”, brinca o professor. Isso porque, num período em que você já está ansioso e nervoso, comer algum alimento pesado ou que não esteja na sua rotina pode causar problemas de indigestão no dia da prova e gerar ainda mais estresse, atrapalhando seu desempenho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

2) Sem correria

Para garantir tranquilidade antes de começar a prova, é fundamental chegar com antecedência de uma hora no local de prova. Assim, você terá tempo para chegar com calma, respirar e processar tudo o que está acontecendo à sua volta.

“E, não corre o risco de chegar de última hora ou de achar que vai chegar atrasado, porque se preocupar com o atraso nesse dia é algo que vai te preocupar bastante”, completa o coordenador.

Além disso, é importante conhecer antecipadamente antes o local que você vai fazer o exame e se planejar para chegar lá com antecedência, verificando o transporte que irá utilizar no dia.

Marcos Santos/USP Imagens
Fuvest 2021

3) Comece pelo mais fácil

Começar a prova pelas disciplinas que você tem mais dificuldade ou já se prender numa questão difícil logo no início da prova são péssimas ideias. Isso só vai piorar seu nervosismo e ansiedade e ainda pode te levar a errar algumas questões.

A dica do professor Heitor é começar por uma matéria mediana ou que você tenha mais facilidade, assim você já começa a prova com mais segurança. “Quando você começa por uma matéria que conhece e domina mais, a tendência é você conseguir fazer mais questões, acertar mais exercícios e ficar mais tranquilo conforme a prova for passando”, afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

4) Saiba pausar e pular

Para controlar seu estado emocional durante o vestibular, é imprescindível também controlar o seu tempo de prova. São 5 horas que devem ser muito bem planejadas e administradas. 

O primeiro ponto é não ficar preso em questões difíceis de resolver. Isso só vai lhe fazer perder tempo e ficar mais nervoso. A sugestão do professor é pular as questões mais difíceis e deixar para resolver no final da prova. Ele aconselha: “O candidato não pode transformar a questão num desafio pessoal”.

É fato que 5 horas é pouco para resolver 90 questões com calma. Mas, nem por isso é indicado ficar todo esse tempo diante da prova. É importante fazer algumas pausas durante o exame para ir ao banheiro, beber água, respirar ou só descansar.

Leia mais:
USP: quais são os temas mais cobrados na primeira fase do vestibular da Fuvest?
Fuvest Divulga Manual do Candidato do Vestibular USP 2021

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54