logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Fuvest 2021: veja detalhes da segunda fase do vestibular da USP

Atualizado em: 23/02/2021

Entre o último domingo (21) e a tarde desta segunda-feira (22), aproximadamente 30 mil candidatos participaram da segunda fase da Fuvest, vestibular da Universidade de São Paulo (USP). 

Nessa etapa, os participantes devem responder questões de português e redação, além de questões específicas dissertativas, que variam de acordo com o curso selecionado pelo candidato no momento de inscrição. 

Foto: Marcos Santos/USP Imagens/Reprodução
Fuvest 2021: veja detalhes do segundo dia de prova do vestibular da USP


Ontem foi o primeiro dia de aplicação da segunda fase. Ao todo, foram dez questões de português sobre interpretação de texto, gramática e literatura, além da redação. 

Questões relacionadas ao consumo e propaganda, às tragédia de Brumadinho e Mariana, ao vício em smartphone, queimadas e os desafios do ensino remoto durante a pandemia fizeram parte do caderno de português.

Já a proposta de redação questionou se o mundo está fora de ordem e, dentre os textos de apoio, estavam uma tirinha da Mafalda, um excerto sobre neoliberalismo, um trecho de música do Caetano Veloso e um poema de Carlos Drummond de Andrade.

Segundo Jéssica Vasconcelos Dorta, professora de português do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, com essas informações "o participante poderia traçar um percurso relacionando esses textos, principalmente, inserindo essas temáticas dentro desse mundo neoliberal. Tranquilo para os estudantes que participam ativamente dentro das práticas sociais e acompanha as mudanças que temos enfrentando".

 

2º dia da segunda fase da Fuvest

Hoje, segundo e último dia da segunda fase, os candidatos responderam 12 questões dissertativas que podem variar de duas a quatro áreas de conhecimento, de acordo com o curso escolhido. Todas as questões possuem igual valor. 

Veja a opinião de Wander Azanha, coordenador do Curso Pré-Vestibular Oficina do Estudante, sobre cada uma das matérias cobradas do último dia da segunda fase da Fuvest: 

  • Física: em física, a prova foi muito bem distribuída nos conteúdos. Mas, bastante extensa, com resolução literal de alguns exercícios, o que dificulta bastante para o aluno.
  • Matemática: foram abordados assuntos clássicos, que são tradicionalmente cobrados no vestibular da Fuvest. O que os professores sentiram falta foi de progressão aritmética e progressão geométrica. Essa prova foi considerada bastante conteudista, técnica e sem muita contextualização. 
  • História: foram cobrados temas clássicos e conhecidos da Fuvest como, por exemplo, Iluminismo, Revolução Francesa, Segundo Reinado, navegações. Sem novidades. E um bom equilíbrio entre História do Brasil e Geral. Um dos destaques importantes foi o cruzamento de conceitos numa linha do tempo, exigindo solidez no conteúdo. Uma prova de dificuldade média pra difícil. 
  • Química: a prova de Química foi trabalhosa, com conteúdos previstos para Fuvest, com análise de tabela. Uma prova muito bem feita.
  • Geografia: a prova foi bem equilibrada, com temas físicos e sociais. Os assuntos eram atuais, fazendo o candidato refletir sobre a sociedade na qual ele vive. Havia bom material de apoio para os participantes conseguirem pensar nas questões. 
  • Biologia: a equipe do cursinho pré-vestibular achou a prova de Biologia interessante, com várias áreas relacionadas nas questões. Um destaque importante foi uma questão sobre Covid-19, onde relacionaram fisiologia humana e com os métodos de identificação do vírus. 

"Enfim, em resumo, o velho clichê: Fuvest sendo Fuvest! Uma prova bem exigente, conteudista, com alguns pedidos complicados e questões bem difíceis", destaca Azanha.

A resolução comentada das questões está sendo publicada em tempo real pela equipe do Anglo Resolve. Clique aqui para acessar a correção comentada. 

Veja também: Fuvest 2021: saiba como é calculada a nota final

Vestibular em tempos de pandemia

Após as datas da prova serem adiadas devido à pandemia do coronavírus, protocolos de segurança foram adotados para evitar o contágio da doença durante a realização do exame. 

O uso de máscara foi obrigatório durante toda a realização da prova, com exceção para a ingestão de água. Houve, ainda, demarcação de área de fluxo e ampliação do horário de abertura dos portões para evitar aglomerações.

 Além disso, as salas disponibilizaram álcool em gel para os participantes higienizarem as mãos e as mesas estavam posicionadas com distanciamento social de 1,5 metro. A ocupação máxima de cada sala também foi reduzida pela metade e as janelas e portas ficaram abertas, de forma a possibilitar a ventilação natural. 

 

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54