logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Fuvest 2022: 4 dicas para controlar a ansiedade e o nervosismo na hora da prova

por Giovana Murça em 06/01/21

Atualizado em 07/12/2021

No próximo domingo (12), acontece a primeira fase do vestibular da Fuvest 2022. Mais de 110 mil estudantes irão concorrer a vagas em mais de 150 cursos da Universidade de São Paulo (USP). 

 Encontre bolsas de estudo para graduação

Nesta primeira etapa do vestibular, os candidatos terão 5 horas para responder a 90 questões objetivas das disciplinas de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Marcos Santos/USP Imagens
Fuvest 2021

Com a aproximação da prova, é completamente normal que os estudantes se sintam bastante nervosos e ansiosos. Afinal, não é todo dia que se presta o vestibular de uma das melhores universidades do País, não é mesmo?

Leia mais
+ Fuvest 2022: 5 dicas para quem não leu os livros obrigatórios
+ Fuvest 2022: o que pode ou não levar no dia da prova?

Para te ajudar, a Revista Quero entrevistou o coordenador do Curso Anglo, Heitor Ribeiro, que dá 4 dicas para você diminuir o nervosismo e a ansiedade e melhorar seu desempenho na primeira fase da Fuvest. Confira!

1) Nada de sair da rotina

Para o coordenador Heitor Ribeiro, a palavra de ordem nesses dias que antecedem a prova é estabilidade. Isto é, não é recomendado que você saia da rotina nesta semana, principalmente em relação a três pontos: estudo, sono e alimentação.

A primeira dica é não aumentar a quantidade de horas de estudo. “Tem alunos que resolvem aumentar muito a carga de estudos próximo ao exame. Isso é muito prejudicial, porque ele acaba se estressando mais e ficando mais cansado, não conseguindo se dedicar à prova, além de ficar mais nervoso”, alerta Heitor.

Nesta semana, o tempo de sono também deve ser preservado, sobretudo na véspera da prova. Estudar até tarde no dia anterior ao vestibular ou, até mesmo, nem dormir por conta da ansiedade é muito prejudicial ao seu desempenho.

Por fim, assim como o sono, a alimentação também deve ser equilibrada. “É importante não tentar nenhuma experiência gastronômica nova”, brinca o professor. Isso porque, num período em que você já está ansioso e nervoso, comer algum alimento pesado ou que não esteja na sua rotina pode causar problemas de indigestão no dia da prova e gerar ainda mais estresse, atrapalhando seu desempenho.

+ Fuvest 2022: confira a relação candidato/vaga de todos os cursos

2) Sem correria

Para garantir tranquilidade antes de começar a prova, é fundamental chegar com antecedência de uma hora no local de prova. Assim, você terá tempo para chegar com calma, respirar e processar tudo o que está acontecendo à sua volta.

“E, não corre o risco de chegar de última hora ou de achar que vai chegar atrasado, porque se preocupar com o atraso nesse dia é algo que vai te preocupar bastante”, completa o coordenador.

Além disso, é importante conhecer antecipadamente antes o local que você vai fazer o exame e se planejar para chegar lá com antecedência, verificando o transporte que irá utilizar no dia.

Fuvest 2022

3) Comece pelo mais fácil

Começar a prova pelas disciplinas que você tem mais dificuldade ou já se prender numa questão difícil logo no início da prova são péssimas ideias. Isso só vai piorar seu nervosismo e ansiedade e ainda pode te levar a errar algumas questões.

A dica do professor Heitor é começar por uma matéria mediana ou que você tenha mais facilidade, assim você já começa a prova com mais segurança. “Quando você começa por uma matéria que conhece e domina mais, a tendência é você conseguir fazer mais questões, acertar mais exercícios e ficar mais tranquilo conforme a prova for passando”, afirma.

+ Confira 5 dicas de como estudar livros obrigatórios para o vestibular

4) Saiba pausar e pular

Para controlar seu estado emocional durante o vestibular, é imprescindível também controlar o seu tempo de prova. São 5 horas que devem ser muito bem planejadas e administradas. 

O primeiro ponto é não ficar preso em questões difíceis de resolver. Isso só vai lhe fazer perder tempo e ficar mais nervoso. A sugestão do professor é pular as questões mais difíceis e deixar para resolver no final da prova. Ele aconselha: “O candidato não pode transformar a questão num desafio pessoal”.

É fato que 5 horas é pouco para resolver 90 questões com calma. Mas, nem por isso é indicado ficar todo esse tempo diante da prova. É importante fazer algumas pausas durante o exame para ir ao banheiro, beber água, respirar ou só descansar.

Leia mais:
Manual do Candidato do vestibular USP 2022
+ USP: quais são os temas mais cobrados na primeira fase do vestibular da Fuvest?

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54