Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Gabarito do Enem 2019: os bastidores da correção dos professores de cursinho

por Mathias Sallit em 04/11/19 2,4 mil visualizações

Neste domingo (03), cerca de 4 milhões de estudantes fizeram as primeiras 90 questões e a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em todo o Brasil. Ao final de 5h30 de prova, os candidatos saíram ansiosos para checar o gabarito do Enem 2019 e o desempenho na prova, que é o principal meio para ingresso em universidades públicas e privadas do país.

O dia foi de muito trabalho para os estudantes de todo o país. A grande maioria se preparou o ano inteiro – ou pelo menos estudou sem parar nas semanas anteriores ao Enem – para fazer a prova, que contou com as questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas nesse primeiro dia, além da redação.

No entanto, não foram apenas os alunos que estavam ocupados durante todo o domingo. Os professores também estavam ansiosos e preparados para a correção do exame, trabalhando desde cedo na recepção aos estudantes nas portas dos locais de prova.

Durante a tarde, professores das disciplinas do primeiro dia de prova aguardavam a chegada dos cadernos do Enem nos corredores do Anglo Tamandaré, em São Paulo, um dos principais cursinhos pré-vestibular do país. Estavam todos reunidos para ver as questões e iniciar a correção para a divulgação extraoficial do gabarito.

Veja o gabarito do Enem 2019

"A gente se preparou o ano todo para esse dia. É um dia em que todo o trabalho desenvolvido ao longo de muitas e muitas semanas acaba sendo também avaliado", conta o diretor do Anglo Tamandaré, Daniel Perry.

Enquanto isso, as rodas de conversa mostravam toda a curiosidade dos docentes para saber como as questões foram montadas neste ano.Os candidatos só poderiam sair de seus locais de prova com as questões após as 18h30, horário previsto para que os cadernos chegassem ao colégio. 

gabarito enem correção
Em live do Quero Bolsa, Perry conta suas impressões gerais da prova

Havia a expectativa de que a prova tivesse mudanças em relação ao modelo padrão, que todos estavam habituados e trabalhavam em cima disso. "A gente fica curioso para saber o que vai cair, como vai cair e se vai ser difícil", fala Perry.

Em meio há alguma opinião sobre o desempenho do Corinthians no jogo contra o Flamengo, que era transmitido na TV, e se o treinador do time paulista devia ou não ser demitido, o assunto mais comentado nas salas era o tema da redação. Os professores se mostraram surpresos e satisfeitos com a temática abordada, "Democratização do acesso ao cinema no Brasil".

Saiba mais:
Correção do Enem 2019: veja a resolução comentada do primeiro dia de provas
+ Enem 2019: como foi a experiência de voltar ao exame 5 anos depois

Quando a prova chegou ao colégio, os professores foram divididos em seis salas de aula, de acordo com as disciplinas – História, Geografia, Filosofia e Sociologia, Português, Língua Estrangeira e Redação.

A equipe de apoio levou o caderno de provas da cor azul para as máquinas copiadoras e distribuiu uma cópia para cada professor. A correria lembrava o fechamento dos portões às 13h, com alunos acelerando o passo para entrar nos colégios e evitar o atraso.

"Feito essa triagem, a gente vai para cada uma das salas em que estão os professores reunidos e já começa a analisar cada uma das questões", explica Augusto Silva, professor de Geografia do Anglo.

Nas salas de aula, os grupos de professores de cada disciplina discutiam as questões e resolviam em conjunto uma por uma, selecionando a alternativa no gabarito. "A gente tem uma pressa que é entregar o gabarito com a melhor qualidade o mais rápido possível", afirma o professor.

gabarito enem correção
Augusto termina de revisar as últimas questões de Geografia do Enem

Aos poucos, o gabarito vai sendo formado pelos professores e divulgado para o público. Os mestres continuam construindo as respostas comentadas de cada questão, enquanto outros professores vão para frente das câmeras participar de lives para passar suas impressões da prova aos alunos que estão querendo saber seus desempenhos.

Ao final, com o relógio marcando 22h30 e os gabaritos de todas as cores de caderno corrigidos, o Anglo começou a esvaziar. Professores e alunos, agora, têm uma semana para seguirem a preparação, com foco nas disciplinas do segundo dia de prova no próximo domingo (10).

Leia também:
Os temas que mais caem na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem
Dicas para resolver exercícios de lógica no Enem
banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54