Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

GastroUna valoriza a gastronomia regional e estimula empreendedorismo entre alunos

por Alefe Coelho em 26/11/19

Sabor, sustentabilidade e empreendedorismo são as palavras que ajudam a definir o GastroUna, um encontro de sabores e talentos que acontece, em sua 8ª edição, no dia 28 de novembro, na Cidade Universitária Una João Pinheiro, do Centro Universitário Una.

A proposta do evento é engajar os alunos do curso de Gastronomia em uma mostra local, fazendo com que elaborem um projeto técnico-científico que consiste em criar um negócio do zero, desde seus primeiros passos - como escolha do nome,  elaboração da identidade visual do negócio, criação do plano e estratégia de negócios utilizando o método Canvas - até a elaboração do cardápio e execução dos pratos. Esta edição traz, como desafio adicional, a condição de os pratos apresentados conterem Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais).

Os participantes também apresentarão, como acompanhamento dos pratos, dois drinks (um alcoólico e outro não) para harmonização. As refeições também deverão ser produzidas levando em conta a sustentabilidade e a biodiversidade brasileira, além da tradição histórica e gastronômica local.

O projeto foi idealizado pela professora Rosilene Campolina e é uma inovação na avaliação dos alunos. “Antes os alunos apresentavam grandes trabalhos, às vezes restritos e condicionados a uma sala de aula, para uma banca de duas pessoas. Eu achava que era muito talento subutilizado” afirma Rosilene.

(Divulgação/Una)
Professora Rosilene, idealizadora do Projeto

Como critério de análise dos projetos, a professora colocou como parâmetros três eixos temáticos: a inovação, o empreendedorismo e a sustentabilidade. A abrangência desses eixos não são por acaso, eles direcionam os alunos a projetarem um empreendimento que busque a inovação com práticas sustentáveis e que seja escalável economicamente.

A professora ainda ressalta que é importante preparar os alunos de forma prática para o mercado, aumentando sua empregabilidade. “Eles saem da faculdade com essa experiência, de vivenciar e montar seu próprio negócio. Não somente como cozinheiros, mas como gestores do seu próprio negócio. Isso envolve logística, gestão de insumos, de estoque, gestão de pessoas e a forma de administrar uma equipe.”

Rosilene é especialista em gestão da qualidade em Gastronomia e mestranda em Educação. Ela também teve participação no Congresso de Inovação e Metodologias (GIZ) promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o que reforça o caráter inovador da metodologia que criou para a avaliação final de seus alunos.

O coordenador do curso de Gastronomia da Una, Edson Puiati, também considera esse projeto importante para a instituição de ensino. “O foco da nossa matriz curricular é o empreendedorismo, e a gestão de negócios gastronômicos. O GastroUna vem coroar isso com muita criatividade, já que os estudantes colocam em prática tudo que aprenderam na sua trajetória acadêmica", conta.

(Divulgação/UNA)
O coordenador do curso, Edson Puiati

"Já para a Una, o evento apresenta para o mercado o que desenvolvemos aqui na academia, uma vez que nossos jurados são profissionais renomados. Isso faz com que a gente tenha um retorno do público externo sobre o nosso trabalho”, salienta Puiati.

A apresentação será aberta ao público e vai reunir chefs relevantes do cenário gastronômico como jurados da mostra, entre eles o chef Eduardo Maya, uma das principais referências da gastronomia em Belo Horizonte, e idealizador do projeto Aproxima, além da presença das entidades do setor como a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes),  a Belotur (Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte) e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais).

Os três melhores grupos serão premiados com livros, brindes e participação em grandes eventos como as feiras Aproxima e Jungle Bier. A aluna Caroline da Silva participou da última edição do evento com o sanduíche “Matula da Roça”, que trouxe ingredientes tipicamente mineiros como o pão de milho, farofa de torresmo, geleia de pimenta e couve.

Seu prato ficou em 2º lugar no voto popular e ganhou o concurso junino no Arraial de Belo Horizonte 2019. Para ela, “o projeto nos coloca frente a frente com a realidade de um investimento, além de trazer valorização e reconhecimento pelo nosso esforço.”

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

“Pensar global, comer local”

A aluna Taiza Bretas, participante dessa edição do GastroUna, conta que o evento é muito importante na formação pedagógica e que se sente mais preparada para o mercado. Ela conta que “o projeto permite uma interdisciplinaridade e o desenvolvimento de competências que são essenciais para atuar com excelência no mercado de trabalho.”

“A conexão entre os diferentes setores é rica para o aluno, essa aproximação da gastronomia da cultura, turismo e hotelaria, que o projeto proporciona", finaliza Taiza.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54