Estou quase terminando o curso de Marketing a distância na Universidade Metodista de São Paulo (Umesp). Mais precisamente, faltam apenas dois meses para que eu conclua essa graduação a distância (classificada como Graduação Tecnológica ou Tecnólogo) na instituição. Para quem busca seguir o mesmo caminho, aqui vai um balanço sobre essa experiência acadêmica.
Aprendi o suficiente?
Entre os vários motivos que me motivaram a escolher meu curso, a questão da duração (dois anos) e o fato de ele ser totalmente online, apenas com provas presenciais, acabaram pesando bastante. O conteúdo do curso foi objetivo, evitando o excesso de matérias que muitas vezes não são tão importantes. Achei o curso mais focado, em que você aprende exatamente aquilo que um profissional de Marketing precisa saber.
A Metodista é uma faculdade boa?
Como já mencionei anteriormente, a UMESP possui prós e contras como qualquer outra universidade. Eu considero os contras muito menores que os prós, por isso recomendo a universidade e faria outro curso tranquilamente.
O curso ajudou a minha carreira?
Outra coisa que já comentei por aqui foi que o curso me ajudou a abrir meu primeiro negócio, uma empresa de criação de sites no Rio de Janeiro. Além disso, investi muito em conexões com outros empresários e investidores para projetos em 2018. Eu diria que essa foi a cereja do bolo! A partir do momento em que você aprende Marketing utilizando bons materiais de aprendizado, você desenvolve a capacidade de ver oportunidades em tudo. Para mim, que gosto de empreender, esse exercício foi ótimo.
Graduação a distância é melhor que a presencial?
Isso pode variar de pessoa para pessoa. Existem muitos detalhes sobre estudar a distância, mas, resumidamente, indico essa prática para quem é organizado e não tem muito tempo para se dedicar a um curso presencial. Consegui aproveitar muito meu tempo, algo que não conseguiria estudando presencialmente, e economizar bastante, já que o custo do curso foi bem mais barato.
Qual é o próximo passo?
Estou pensando em fazer uma pós-graduação em Cool Hunting, uma área voltada para pesquisa de tendências. Trata-se de um curso novo e que vem ganhando espaço no mercado, principalmente no exterior. Futuramente, penso em abrir uma agência de pesquisa de tendências.
Estou terminando o curso sem reclamações ou objeções. Foi uma experiência ótima. Recomendo tanto o curso de Marketing quanto a Metodista.
E você? Pronto para começar uma graduação a distância?