Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Hospital Universitário e estudantes da UFSCar realizam assistência médica à população

por Marina Borges em 14/08/19 140 visualizações

O Hospital Universitário Prof. Dr. Horácio Carlos Panepuccida (HU) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi fundado em outubro de 2007 e, desde 2014, é administrado pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Além de prestar assistência à saúde para a população de São Carlos e região, o HU é um ambiente de formação profissional de qualidade e de geração de conhecimento científico.

ufscar
Fachada do Hospital Universitário (Foto: CCS/UFSCar)

Além dos atendimentos médicos, são realizadas atividades de ensino, pesquisa e extensão ligadas à UFSCar. Alunos do curso de Medicina da universidade realizam no Hospital os internatos em Clínica Médica e Pediatria. Estudantes de Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Enfermagem e Psicologia também completam sua formação na Unidade e realizam atividades de pesquisa e extensão.

O Pronto Atendimento no HU é realizado por meio de demanda espontânea e as internações ocorrem a partir do Pronto Atendimento. Quanto aos exames, eles devem ser agendados por meio da Secretaria Municipal de Saúde, pelo Sistema Nacional de Regulação (SISREG) uma plataforma online, criada para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório, indo da rede básica à internação hospitalar, visando humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos. 

Ufscar
O HU da UFSCar realiza, em média, mais de 300 atendimentos diários (Arte: Marina Borges)

Ambulatório Acolher: inclusão

Além dos serviços já citados, a partir do mês de julho, iniciaram-se as atividades do ambulatório Acolher, destinado ao atendimento de pessoas em situação de rua de São Carlos. A iniciativa conta com parceria do programa Consultório de Rua, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da cidade.

De acordo com Meliza Goi Roscani, chefe da Divisão da Gestão do Cuidado do HU e professora do Departamento de Medicina (DMed) da UFSCar, "o principal objetivo do ambulatório é atender pessoas com alta vulnerabilidade social, ou seja, moradores de rua e também de abrigos, asilos e casas de repouso, que estejam sob gestão específica ou em parceria com as secretarias municipais de Cidadania e Assistência Social ou da Saúde e que necessitem de um atendimento médico mais especializado", explica.

(Foto: CCS/UFSCar)
ufscar

O Acolher iniciou suas atividades no dia 3 de julho, com consultas sempre às quartas-feiras, no período da tarde. São cerca de oito atendimentos por dia, sendo quatro pré-agendados e quatro em caráter de urgência encaminhadas a partir do Consultório de Rua, que oferece atendimento às quartas-feiras de manhã, próximo à Rodoviária de São Carlos.

"As urgências são encaminhadas para atendimento no Acolher no mesmo dia à tarde. Havendo necessidade, podem ser agendadas consultas extras", complementa a Meliza.

Idealização da iniciativa

A ideia de criar o ambulatório surgiu após visita feita por Ana Cecília Lessa, médica preceptora do HU, Silva Gama Chachá, docente do DMed, e Cláudia Paiva, assistente social do Hospital, à Comunidade Missionária Divina Misericórdia de São Carlos, que atende a população de rua da cidade. "Elas identificaram que, apesar de todo o cuidado já oferecido, alguns pacientes com alta vulnerabilidade social precisavam de atenção médica e atendimento individualizados, feitos por uma equipe multidisciplinar", relata Meliza Roscani. 

Considerando essa demanda, houve um alinhamento do HU com a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social e com o programa Consultório de Rua para a promoção de atendimentos periódicos a esse público. "O Consultório de Rua é composto por profissionais multidisciplinares e da Enfermagem; o que o HU está oferecendo é um atendimento médico especializado, complementar ao cuidado já ofertado", explica a chefe da Gestão do Cuidado do HU.

(Foto: CCS/UFSCar)
ufscar

Formada na primeira turma do curso de Medicina da UFSCar, a médica Ana Cecília Lessa, idealizadora e responsável pelo atendimento no Acolher, destaca que "a proposta do ambulatório é garantir às pessoas em grande vulnerabilidade social um cuidado longitudinal, ou seja, um atendimento como fonte regular de cuidado, para as doenças já existentes e também como forma de prevenção".

De acordo com Meliza Roscani, muitas dessas pessoas estão em situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis, já outras sofrem com enfermidades que podem ser diagnosticadas precocemente, como a tuberculose. Algumas ainda precisam tratar infecções e feridas, ou demandam ajuda para vencer vícios, como o alcoolismo.

Lessa conta que também já foram observadas muitas demandas relacionadas à saúde mental e à assistência social. "A psiquiatra Juliana de Almeida Prado, do HU, auxilia nesses atendimentos, além da intervenção das assistentes sociais Cláudia Paiva e Maria do Carmo Lourenço. Dependendo do caso, são solicitados exames específicos e feitos encaminhamentos para outras especialidades no próprio HU, sempre por meio da Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de São Carlos", aponta a médica responsável.

Do papel à realidade

Semanalmente, diversas pessoas em situação de rua são atendidas no ambulatório Acolher, transformando aquilo que era apenas uma idealização em realidade. Júlio César Fernandes dos Santos, 45 anos, foi um dos pacientes que pôde vivenciar os atendimentos ofertados e se surpreender com o cuidado recebido.

"Aqui, o atendimento é rápido, a médica é amável, prestativa e quer saber tudo o que a gente sente. Agradeço pela atenção dada a todos nós. Hoje tive a oportunidade de estar no ambulatório para resolver o meu problema de saúde (uma lesão no braço) e sei que essa é uma chance de poder me cuidar daqui para frente", relata o paciente.

Uma das prioridades do Hospital Universitário é ampliar os atendimentos com o novo ambulatório de relevância social. Segundo Roberto Ferrari Júnior, Pró-Reitor de Extensão da UFSCar, “com esse projeto, o HU está contribuindo para a melhoria do sistema de saúde da região e para a formação dos alunos, tanto para serem profissionais tecnicamente competentes, como pessoas conscientes de seus papéis na sociedade. A Universidade quer formar profissionais comprometidos com a transformação social", declara.

A perspectiva do ambulatório Acolher é fortalecer os vínculos do HU com outros órgãos, como a Secretaria Municipal de Educação, para que o atendimento a essa população possa ser cada dia melhor e mais completo, abrangendo diferentes áreas.

Confira todas as especialidades oferecidas no HU da UFSCar:

Ginecologia endócrina; Urologia geral; Uroginecologia; Doenças inflamatórias intestinais; Gastroenterologia cirúrgica; Geriatria; Pós-alta de Pediatria e Clínica Médica; Obesidade infantil; Infectologia geral (casos agudos); Patologia do trato genital inferior; Transtornos cognitivos; Dermatologia geral e procedimentos; Curativos; Pequenas cirurgias; Diagnóstico por biópsia e aspirado de medula óssea; Cardiologia; Diabetes multidisciplinar (com endocrinologista, educador físico e nutricionista); Endocrinologia; Nefrologia; Hematologia; Fonoaudiologia; Gastroenterologia e hepatologia; Alergia e imunologia pediátrica; Avaliação pré-operatória em cardiologia.

(Foto: CCS/UFSCar)
ufscar

Serviço

O Hospital Universitário da UFSCar está localizado na Rua Luiz Vaz de Camões, número 111, na Vila Celina São Carlos (SP). Para obter mais informações, acesse o site ou ligue no telefone (16) 3362-5555.

Correspondentes Quero: Conteúdo independente, feito por estudantes, sobre universidades do Brasil - Revista Quero

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54