A reitoria do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) publicou nota à comunidade anunciando as formas de ingresso na instituição em 2021 e o Sistema de Seleção Unificado (Sisu) não será usado no primeiro semestre letivo.
De acordo com o IFMT, a decisão se dá exclusivamente para o processo seletivo referente ao primeiro semestre do próximo ano considerando as dificuldades decorrentes da pandemia do novo coronavírus.
Dessa forma, a seleção de novos estudantes terá dois formatos:
- Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): 70% das vagas serão disponibilizadas para ingresso por meio da nota do Enem dos anos de 2015, 2016, 2017, 2018 e 2019;
- Histórico Escolar: 30% das vagas serão preenchidas considerando análise de histórico escolar do Ensino Médio, sendo avaliado para seleção o 1º e 2º ano dessa etapa.
Leia mais: 11 universidades públicas que não usam o Enem como forma de seleção
Ainda segundo a nota do IFMT, os dois formatos de acesso foram os mais viáveis para garantir a segurança sanitária e dos candidatos e colaboradores que seriam contratados para uma possível prova, além de diminuir os altos custos e investimentos que um exame demandaria.
Veja também:
+ UFMS só usará o Sisu no segundo semestre de 2021
+ UnB abre inscrições para ingresso em 2021 por meio das notas Enem