De acordo com o jornal O Globo, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 devido à pandemia de coronavírus.
Algumas das propostas estudadas indicam o adiamento da aplicação do exame em, no mínimo, 15 dias. Porém, há discussões internas que visam adiar a data em 20 dias.
"A análise é de que como o exame tem a intenção de avaliar o ensino médio não faria sentido aplicá-lo na data prevista uma vez que o cronograma das escolas estaria atrasado e o conteúdo completo não teria sido ministrado aos alunos", aponta a matéria publicada pelo jornal nesta quarta-feira (25).

Além da aplicação da prova, todo o calendário pode ser alterado, já que seria preciso adaptar as datas de pedido de isenção e de inscrição. Apesar das discussões, a decisão final só pode ser tomada por Abraham Weintraub, ministro da Educação.
Edital deve ser finalizado ainda em março
O Globo ainda aponta que o edital da prova deve terminar de ser elaborado no fim de março, visto que a equipe responsável está trabalhando para que licitações e processos relativos ao exame não sejam prejudicados pela quarentena.
Essa mesma equipe acredita que, devido às paralisações, não seria viável manter as datas estabelecidas para o Enem. A hipótese de que a prova seja realizada apenas em 2021 também não é descartada, segundo o texto.
Além disso, caso as datas sejam realmente alteradas, o cronograma do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e outros programas do governo também poderiam ser modificados.
Em nota enviada para a imprensa, o MEC disse que:
"Até o momento, os cronogramas das próximas edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Programa de Financiamento Estudantil (Fies) estão mantidos."
Inicialmente, o Enem 2020 seria aplicado duas neste ano: Enem Regular, em 1º e 8 de novembro, e a primeira edição do Enem Digital, em 11 e 18 de outubro.
A Revista Quero entrou em contato com o Inep para confirmar as informações divulgadas pelo jornal O Globo, mas ainda não obteve resposta.
Saiba mais: Calendário Enem 2020