Nesta terça-feira (19), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou que pretende desenvolver um tipo de orientação vocacional para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Ainda de acordo com o Instituto, essa ação seria criada como uma forma de ajudar a diminuir os índices de abandono ou troca de curso. Atualmente, essa taxa é de 54,6%.
Em entrevista ao Globo, Marcus Vinicius Rodrigues, presidente do Inep, disse que é essa é uma ação para que o governo auxilie o candidato na hora da decisão: "Às vezes o aluno quer engenharia, mas não sabe muito bem que há uma parte pesada de cálculos e, depois, acaba desistindo. Se conseguirmos baixar de 46% (índice de troca de cursos e desistências) para 30%, já será uma vitória. O errado é não fazer nada".
A ideia inicial é que essa orientação ocorra entre os meses de inscrição para a prova até o dia da aplicação, por meio de um aplicativo gratuito, assim, o participante teria o aconselhamento necessário para que, quando o resultado do Enem for divulgado, ele já tenha descoberto qual é a sua "vocação".