Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Idiomas

Inglês: 4 dicas para você aprimorar a habilidade da leitura

 * Texto escrito por Alberto Costa

Ler em um idioma diferente do qual estamos acostumados pode, por vezes, parecer uma tarefa complicada. Quando nos deparamos com um texto em inglês é comum sentir a sensação de que falta conhecimento para entendê-lo de um modo geral, mesmo que algumas partes sejam compreensíveis. 

leitura inglês livro
Inglês: 4 dicas para você aprimorar a habilidade da leitura

Mas, fique tranquilo, você não é o único que se sente assim e esse é inclusive um sentimento recorrente para quem está aprendendo e se aperfeiçoando nessa habilidade. 

Leia também:
Estudar inglês em casa: como saber se estou realmente fazendo progresso?
Cursos gratuitos para você aprender inglês durante a quarentena

A boa notícia é que para evitar esse tipo de situação existem algumas técnicas e dicas que podem ser úteis no momento da leitura e que ajudam a melhorar a fluência na tarefa, seja qual for o tipo de texto que se pretende trabalhar.

Confira a seguir: 

1. Sempre anote tudo!

Ler é um processo que leva tempo e mesmo depois de alcançar o nível preterido é uma habilidade que podemos melhorar ao longo do tempo. Por isso é importante sempre treinar os pontos de mais dificuldade.

Experimente, durante a leitura, anotar as palavras cujos significados você quer aprender e entender da forma correta, expressões desconhecidas que se repetem com frequência, novos vocabulários, assuntos sobre os quais você quer se aprofundar nos argumentos mais comuns e até mesmo outras dificuldades que sentir ao longo do processo. 

Isso estimula um contato ampliado com o idioma, potencializa os estudos, reflete na habilidade da gramática e ajuda a progredir mais rapidamente, uma vez que isso ficará registrado para futura consulta e não será necessário começar “do zero” toda a vez que for ler um texto sobre o mesmo tema.

2. Evite usar o dicionário inglês/português a todo instante

Claro que o dicionário é um ótimo aliado, principalmente nos momentos em que nada faz sentido, mas é importante que você não se torne totalmente dependente dele, principalmente dos que te entregam a tradução das palavras. 

Opte pelos dicionários monolíngues, que estimulam o entendimento por meio do seu contexto usando frases de exemplo. Além de descobrir o significado do termo procurado, eles reservam outros ensinamentos como sinônimos, conjugações e outras frases, por exemplo.

3. Pratique a leitura em diferentes mídias 

A leitura varia de acordo com o gênero textual que estamos lendo. Alguns exigem mais profundidade e conhecimento, como um livro acadêmico, por exemplo. Outros pedem mais dinamismo, como as notícias do dia a dia. Ou seja, treine essas diferentes “modalidades” para sempre estar familiarizado com vários formatos

E quer fugir dos textos mais convencionais? Não se esqueça das letras de música, legendas de filmes e séries e quadrinhos. Esse exercício nos ensina aspectos como velocidade, raciocínio lógico e noção espacial. 

4. Use das técnicas de leitura para melhorar a fluência e compreensão

Existem algumas formas de fazer com que a leitura seja mais fluida, compreendendo em poucos segundos os pontos principais de um texto. Uma dessas técnicas é o scanning, que consiste em fazer uma “varredura” do texto buscando entender de forma geral sobre o que ele fala e quais são as principais ideias que propõe.

Existe também o skimming, que tem como objetivo destacar alguns pontos do material de leitura, identificando informações específicas encontradas no texto. Ambas não só ajudam a melhorar a leitura em inglês como também a aprimorar o conhecimento da língua inglesa em geral e diminuir a angústia por não conhecer 100% das palavras usadas no material. 

Entenda que esse processo, mesmo seguindo todas as dicas a risca, será por vezes mais lento, mas mesmo assim não desanime! Aprender requer tempo e acima de tudo calma, não é da noite para o dia que você vai sair lendo um livro inteirinho em inglês. Mas todo e qualquer progresso, por menor que seja, é sempre muito válido. 

Leia também:
O segredo para ser fluente em inglês
5 dicas para decorar mais facilmente um novo idioma

Bora começar a falar inglês?

Como visto, é possível aprimorar o aprendizado do seu inglês e se tornar fluente - conseguindo, assim, novas oportunidades. Para isso, nada melhor do que aprender nas melhores escolas - e ainda com bolsas de estudo para ter mensalidades bem menores. 

Com o Quero Bolsa é possível aprender não apenas o inglês, mas também espanhol, francês e alemão com as melhores escolas e, ainda, fazer suas aulas com ótimas bolsas de estudo. São dezenas de opções de escolas presenciais e também com aulas a distância. Confira abaixo a melhor oportunidade para você:

Bolsa de idiomas

Onde estudar?

Sabemos que existem diversas escolas de idiomas que oferecem cursos de inglês, certo? Por isso, separamos abaixo as mais buscadas no Quero Bolsa para ajudar em sua pesquisa. Veja:



*Alberto Costa é Senior Assessment Manager de Cambridge Assessment English, departamento da Universidade de Cambridge especializado em certificação internacional de língua inglesa e preparo de professores.

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54