Para inserir o universitário no mundo científico, a FAM proporciona semanalmente cursos introdutórios para que todos tenham a oportunidade de desenvolver algum projeto científico.
A iniciativa recebe o nome de Jornal Club e acontece sempre aos sábados ou uma hora antes do horário da aula noturna. Assim, todos os alunos podem participar e obter conhecimentos específicos sobre algum tema.
As palestras são dadas pelos próprios professores da FAM, e os temas englobam as mais variadas discussões sobre estudos ou teses dos próprios professores. O aluno pode se candidatar a algum projeto científico dentro da faculdade ou até mesmo auxiliar algum professor que já esteja trabalhando em algo que seja do campo de atuação em que o aluno deseja se inserir futuramente. As vagas são limitadas. São quatro alunos e até dois professores por projeto.
Como eu participei desse projeto
Pessoalmente, tive a chance de ingressar no II Encontro de Iniciação Científica com o estudo de parasitologia em areia de parques públicos infantis, na cidade de São Paulo.
O resultado disso foi a redação de um artigo científico. Tive o apoio de dois professores, Renata Osti e Marco Federige, que me deram todo o suporte desde o início até a finalização do artigo.
Fica aqui o registro do meu agradecimento a eles por todo o apoio para a realização desse trabalho.
Os resultados desse estudo
Como resultado da análise desse material, foi encontrada apenas uma larva que não é maléfica para a saúde chamada NEUMATÓDEOS VIDA LIVRE.
Além do artigo, foi apresentado um poster com a imagem da larva encontrada e as especificações de cada análise e de cada resultado.
Outros trabalhos científicos também foram expostos e avaliados pelos professores. Os artigos aprovados serão publicados na revista científica da FAM. Se aprovado e publicado, o artigo valerá o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso).
Veja também: Quer publicar o seu artigo? Conheça a Revista Científica
Outro ponto bastante positivo de participar do Jornal Club é que ele vale como horas complementares.
O que eu pude aprender com essa experiência na FAM
No meu caso, estar envolvida em um trabalho como esse me ajudou a aprender mais sobre realizar um estudo de parasitologia e a elaborar um artigo. Eu ainda tenho a chance de ter um artigo publicado na revista científica da própria universidade que valerá como TCC, sendo uma preocupação a menos para o término do meu curso.