Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Veja como foi a Jornada Acadêmica de Jornalismo da Unip Brasília

por Rafaela Benez em 09/11/17 180 visualizações

A Jornada Acadêmica da Universidade Paulista (Unip) contou com uma novidade este ano, oficinas voltadas para o desenvolvimento de habilidades como Storytelling, Marketing Digital e Diagramação.

Foto: Rafaela Benez
Comissão responsável pela Jornada Acadêmica de Jornalismo da Unip

A Jornada Acadêmica de Jornalismo realizada anualmente, que em 2017 ocorreu nos dias 23 e 24 de outubro, teve como tema “Convergência e Transmídia: os desafios do jornalista na era dos prosumidores”. Ao escolher o tema, a organização levou em consideração as transformações do jornalismo atual e deu foco ao prosumidor de conteúdo, isto é, produtor e consumidor de conteúdo.

Atividades da Jornada Acadêmica de Jornalismo

Durante a jornada, tivemos a oportunidade participar de algumas atividades fora da sala de aula. Uma delas foi a oficina de Storytelling, ministrada pelo publicitário e diretor de arte Douglas Zanon. De forma divertida e dinâmica, o conteúdo teórico foi passado com slides e explicações irreverentes.

Foto: Rafaela Benez
Oficina de Storytellyng da Jornada Acadêmica de Jornalismo da Unip

No mesmo dia, houve a segunda oficina que abordou o tema Marketing Digital para Jornalistas, contando com a apresentação do gestor em comunicação e proprietário da AZ Criattivus, Anderson Zicamu, que manteve o tom animado e ensinou como se pode melhorar uma série de coisas na vida profissional e pessoal usando as redes sociais. E foi transmitida Ao Vivo pelo Instagram de Anderson.

O software InDesign, uma das ferramentas mais usadas para diagramação, foi a base da terceira oficina, Diagramação para Jornalistas. Rebeca Garcia Meireles, diagramadora do jornal e da revista da Universidade de Brasília (UNB) solucionou as dúvidas de muitos alunos, abordando o básico dessa ferramenta.

Foto: Rafaela Benez
Oficina de Marketing Digital na Jornada Acadêmica de Jornalismo da Unip

A Jornada Acadêmica do Jornalismo também contou com palestras ministradas por Jorge Duarte, organizador do livro “Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia”, Isis Maria, do Mídia Ninja, e outros palestrantes que contribuíram para enriquecer o conhecimento dos futuros jornalistas.

Veja o que os estudantes da Unip acharam da Jornada Acadêmica de Jornalismo

“Acredito que entender um pouco sobre a modalidade de Storytelling se faz necessário para a formação jornalística atual pela relevância em saber o que estamos comunicando e para quem. Além de capacitar ainda mais os estudantes (no caso, eu mesma) a utilizar da criatividade que, muitas vezes, é limitada pelas redações jornalísticas. ”
Marcella Freitas, 19, 4º semestre de Jornalismo


“Marketing digital, um outro nicho para jornalistas, vem crescendo cada vez mais. Tanto que a maioria dos jornais tem um público enorme na internet, então saber usar as mídias sociais para divulgar a sua matéria ou produto é necessário”.
Rayane Lopes, 25, 4º semestre de Jornalismo


“Eu achei muito boa. A dinâmica que ele escolheu foi ótima porque ensinou na prática e de uma forma que engajou a atenção e participação de toda a turma. A linguagem também foi bem próxima da nossa realidade, com senso de humor e até “memes”, o que fez com que todo mundo se sentisse mais à vontade para interagir com a explicação.”
Raissa Borges, 23, 4º semestre de Jornalismo


Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54