Ajuda
Ajuda
Como funciona
Como funciona
Ligue grátis
0800
0800 666 1010
seg-sex 9h-21h
Aceitamos ligação de celular.
HISTóRIAS INSPIRADORAS

Jovem da zona rural de PE passa em 3º lugar em medicina

por Carolina Campos em 17/02/16

Imagine que você olhasse à sua volta, para a sua realidade, e percebesse que as chances de alcançar seus sonhos, sendo bem realista, fossem quase nulas. 

O que você faria? Aceitaria que o seu destino está traçado a caneta e não há como mudar ou faria você mesmo o seu futuro?   

Pois hoje você vai conhecer alguém que decidiu seguir o caminho mais difícil: o de escrever o seu próprio futuro.  

Essa é a história de Jeferson: um jovem de 20 anos da zona rural de Pernambuco.


Jeferson César Silva de Oliveira mora com os pais e a irmã de 10 anos em um sítio na zona rural de Alagoinha, município do agreste pernambucano. Seus pais são muito trabalhadores, porém não tiveram a oportunidade de estudar e não conseguiram concluir o ensino fundamental.   

O jovem sempre sonhou em cursar medicina, mas em 2012, quando terminou o ensino médio, uma seca muito intensa atingiu a região e ele precisou adiar esse sonho para ajudar os pais na lida do campo.   

Como a família não poderia ajudá-lo a se manter em outra cidade para fazer curso, Jeferson decidiu tentar o vestibular para Licenciatura em Física, um curso disponível no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), que ficava no município vizinho.  

Curso de Licenciatura em Física


A licenciatura não era o que ele queria para a vida, mas era o curso que ele podia fazer naquele momento. Ele tinha bolsa na faculdade e o que sobrava do dinheiro que recebia Jeferson juntava para, mais tarde, dar continuidade ao sonho de cursar medicina em outra cidade.

O sonho de ser médico


  Jeferson sempre sonhou ser médico e acredita que esse sonho vem da realidade da região onde vive: uma cidade pequena onde todos sabem e sentem a dificuldade de encontrarem médicos para atender a população. Escolheu medicina pois via na profissão uma forma de ajudar as pessoas. 

A decisão de prestar vestibular


Em 2015 Jeferson percebeu que sua família e o sítio já estavam se reestruturando então decidiu voltar a estudar para o vestibular. 

 Mas a rotina não era fácil. 

Além de continuar os estudos da faculdade, o jovem ainda ajudava os pais na lida do campo. 

Jefferson acordava todos os dias às 5h da manhã, ajudava o pai a tirar leite das vacas e nos trabalhos da roça até as 10h. 

Depois tinha um tempo livre até as 14h e era esse tempo que ele usava para estudar para o vestibular e fazer os trabalhos da faculdade de licenciatura em física. 

Às 14h voltava ao trabalho na roça, que ia até as 17h. 

Depois disso ia para a faculdade, onde tinha aula até as 22h. 

Chegando em casa, ainda estudava por mais 1h, antes de ir para a cama.   

Jefferson não fez cursinho, estudou sozinho e tirou dúvidas através da internet, onde ele também selecionava um tema por semana para treinar redação.  

O resultado do esforço: aprovado em medicina


Tanto esforço valeu a pena. 

Por fim, Jeferson fez 920 pontos na redação e foi aprovado em terceiro lugar no curso de medicina da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), na Paraíba, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).    

E o que podemos aprender com a determinação de Jeferson?


Que o futuro quem faz somos nós. O importante é não perder os objetivos de vista e se manter no caminho, mesmo que as dificuldades sejam muitas.   

Então, se você tem um sonho, arregace as mangas e corra atrás dele!

Confira também as Notas de Corte para Medicina no SiSU.

Tags

HISTóRIAS INSPIRADORAS
Sobre o autor
1d42308945f0799e9e95f03ef3274a4a?s=67
Carolina Campos

Mineira de BH, Cinéfila Declarada, Apaixonada por Gifs e Chick Lit.

O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

RedeAlumni Serviços de Internet Ltda © 2011 - 2017 CNPJ: 10.542.212/0001-54