Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Manual do Candidato FUVEST 2020: Veja as principais informações

por Giovana Murça em 04/09/19 2 mil visualizações

A Fundação Universitária para o Vestibular (FUVEST), instituição que realiza o vestibular da Universidade de São Paulo (USP), liberou o Manual do Candidato de 2020. A USP é uma das universidades mais concorridas do país e considerada uma das melhores instituições do Brasil. 

Acesse: Manual do Candidato FUVEST 2020

No manual, o candidato pode encontrar todas as informações necessárias sobre as inscrições, provas, reserva de vagas, entre outras coisas. As inscrições já começaram e para não ficar com nenhuma dúvida, veja as principais informações que todos os candidatos precisam saber antes de fazer sua inscrição!

manual do candidato fuvest 2020

Inscrição

As inscrições para a 1ª fase do vestibular começou no dia 12 de agosto e se encerra no dia 20 de setembro, sexta-feira ao 12h. Elas são feitas exclusivamente pelo site da FUVEST. A taxa de inscrição é R$ 182 e deve ser pago até o dia 24/09, caso o boleto tenha sido gerado até o dia 20/09.

Veja: Calendário Fuvest USP 2020

Diferença entre curso e carreira

A USP faz uma classificação diferente das outras universidades na hora de escolher o curso durante a inscrição. Os cursos são agrupados dentro de carreiras. Algumas carreiras têm vários cursos e outras apenas um curso. 

Na hora da inscrição, o candidato deve selecionar uma carreira e indicar os cursos desejados dentro dela, no máximo quatro, em ordem de decrescente. As carreiras são divididas nas áreas de Ciências Humanas, Biológicas e Exatas

Provas diferentes para cada carreira

Todas as carreiras realizam a mesma prova de conhecimento gerais na 1ª fase. Mas, na 2ª fase, cada carreira faz um tipo de prova diferente, somente com as matérias que tem relação com os cursos agrupados na carreira. Veja um exemplo de cada área:

Ciências Humanas

manual do candidato fuvest 2020
(Reprodução/FUVEST)

Ciências Biológicas

manual do candidato fuvest 2020
(Reprodução/FUVEST)

Exatas

manual do candidato fuvest 2020
(Reprodução/FUVEST)

Algumas carreiras ainda realizam uma 3ª fase de provas de habilidades específicas, como tocar uma música ou desenhar. As carreiras que devem realizar a prova de habilidades específicas são Música, Artes Cênicas e Artes Visuais.

É importante saber também que os cursos são divididos por períodos também. Por exemplo, o curso de Administração Diurno em Ribeirão Preto é um curso e o curso de Administração Noturno em Ribeirão Preto é outro. Confira o período de funcionamento dos cursos. Lembrando que sábado é considerado dia letivo. 

Período do curso Período de aula
Matutino Manhã
Vespertino Tarde
Noturno Noite (aulas aos sábados também)
Diurno Manhã e tarde, predominando um desses períodos
Integral Manhã, tarde e a noite

Modalidades de ingresso e reserva de vaga

Os estudantes que desejem entrar na USP pelo vestibular da FUVEST devem escolher entre três modalidades de ingresso: Ampla Concorrência (AC), Ação Afirmativa - Ensino Público (EP) e Ação Afirmativa - Pretos, Pardos e Indígenas (PPI). Veja o perfil de cada modalidade:

Ampla Concorrência (AC)

Vagas destinadas a todas as pessoas, sem pré-requisitos.

Ação Afirmativa (EP)

Vagas destinados a alunos de cursaram o ensino médio integralmente em escola pública, independentemente da renda.  

Ação Afirmativa (PPI)

Vagas destinadas a pessoas autodeclaradas pretos, pardos e indígenas e tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública, independentemente da renda. 

Só é permitido escolher uma modalidade e os candidatos concorrerão apenas com os candidatos da mesma modalidade. 

Leia: Como entrar na USP: 4 formas de ingresso

Reservas de vagas (cotas)

A USP reserva 45% das vagas (tanto do processo de seleção da FUVEST como do SISU) para candidatos que fizeram o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras. Desses 45%, uma parcela será destinada exclusivamente para candidatos pretos, pardos e indígenas que cursaram o ensino médio integralmente em escola pública. 

A parcela de PPI parcela será calculada com base na proporção desses grupos na população do Estado de São Paulo, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Primeira fase

A 1ª fase da FUVEST é uma prova de conhecimentos gerais com 90 questões de múltipla escolha, realizada num único dia, com duração de 5 horas. Serão cobradas as disciplinas de nível médio Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

Os candidatos mais bem classificados em cada carreira e modalidade de concorrência serão convocados para a 2ª fase. A quantidade de candidatos aptos a fazer a 2ª será correspondente a quatro vezes o número de vagas da carreira. Para não serem eliminados na 1ª fase, deve-se acertar no mínimo 27 questões, 30% da prova.

Leia: Fuvest: 10 dicas de quem foi aprovado em 1º lugar

Segunda fase

A 2ª fase constitui-se de duas provas discursivas divididas em dois dias, com duração de 4 horas. No primeiro dia todos os candidatos realizam a prova de Português, com 10 questões, e a Redação. Já no segundo dia, o conteúdo varia de acordo com a carreira escolhida pelo candidato. Serão 12 questões, divididas entre as disciplinas da carreira.

A prova de Português vale 50 pontos e a Redação mais 50 pontos. Já a prova do segundo dia vale 100 pontos. O cálculo da nota final considera o desempenho do candidato em todas as fases.

Prova de habilidades específicas

As carreiras de Música, Artes Cênicas e Artes Visuais também passam pela prova de habilidades específicas na 2ª fase, de caráter eliminatório e classificatório. Essa prova prática vale 100 pontos para os candidatos que tiverem o aproveitamento igual ou superior a 50%.

As datas, locais e conteúdos de cada prova de habilidades específica encontram-se no Manual do Candidato.

Treineiro

A FUVEST disponibiliza a opção de treineiro para os candidatos que ainda não ainda não terão terminado o ensino médio até o final do ano para de fato concorrer pelas vagas. São três carreiras de treineiros, uma em cada área: Humanas, Biológicas e Exatas. Cada carreira de treineiro tem 300 vagas. 

Veja quais são os cursos menos concorridos da USP

Questionário Socioeconômico

Todos os candidatos devem responder a um questionário socioeconômico no ato da inscrição. As perguntas são confidenciais e têm fins estatísticos. O intuito é elaborar o perfil socioeconômico e cultural dos candidatos e melhorar as ações de apoio para a permanência estudantil.

As questões devem ser respondidas com sinceridade. Para concorrer a bolsas e apoios por meio do Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE), as informações deverão ser comprovados com documentos. Em caso de falsidade de informações, o estudante poderá ser desclassificado do processo de bolsa ou apoio.

Fique atento ao site da FUVEST

A FUVEST não faz nenhuma convocação por e-mail, carta, ligação ou mensagem telefônica. É de inteira responsabilidade do candidato acompanhar a divulgação do local de prova, resultados da 1ª e 2ª fases, entre outros, pelo site da FUVEST.


E você, vai prestar a FUVEST? Se ficou alguma dúvida, deixe nos comentários!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54