O Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade de Fortaleza (Unifor) é o bloco do campus onde estão alocados os alunos do curso de Direito. Ao longo do ano, para aumentar e agregar conhecimento aos alunos, esse centro realizar diversas palestras, workshops, minicursos e programas para ajudar o aluno de todas as formas possíveis.
Um desses projetos é o Mapa da Escrita. No Mapa da Escrita, todo semestre, o aluno receberá 3 temas para escrever 3 redações. O projeto é obrigatório a todos os alunos e visa aumentar seu senso crítico e dissertação. Na redação, o aluno deve se posicionar sobre o tema, sempre com um pensamento crítico e fundamentando sua opinião.
A redação é feita em sala e sem pesquisa, mas no começo do semestre é dado uma cartilha para os alunos, com os três temas e um breve texto para cada um, estilo redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A opinião dos alunos sobre o projeto, aparentemente, é bem positiva, como é possível ver no comentário de um dos discentes do curso:
“É um projeto super válido. É um complemento à formação dos alunos, isso porque esse pensamento crítico [desenvolvido no projeto] vai ser preciso durante toda a vida profissional após sua formação. O Mapa da Escrita ainda oferece um curso online de nivelamento de português, o que ajuda os alunos no estudo da língua e no desenvolvimento do texto. Outro ponto importante é que possui uma equipe de profissionais que auxiliam o estudante para tirar suas dúvidas sobre a correção após as redações, assim os alunos se beneficiam bastante.” - Rafael Sousa. Estudante de Direito
Vale ressaltar que o projeto é obrigatório do curso na universidade, é atribuída uma nota para redação e a média das 3 redações tem um peso na nota da prova de uma cadeira.