Na primeira semana de outubro, a Unimep (Universidade Metodista de Piracicaba – campus Taquaral) promoveu uma palestra sobre Marketing de Relacionamento que foi ministrada pela consultora e professora do curso de Doutorado em Administração da Metodista, Nádia Kassouf Pizinatto.
Inicialmente, o evento era somente voltado para os alunos do último semestre de Publicidade e Propaganda, porém, os organizadores resolveram abrir a possibilidade das demais turmas do curso (6° e 4° semestre) também participarem da ação.
O que foi discutido na palestra
A palestra focou bastante em termos mais técnicos e, talvez, não tão conhecidos para quem está nos primeiros semestres do curso. Foram citadas também algumas tendências dos setores da economia no mundo de hoje, e o Marketing de Relacionamento apareceu como a última abordagem que as marcas devem fazer.
Os dois principais pontos discutidos envolveram a apresentação do cenário do mercado atual e como o Marketing de Relacionamento interage com isso. A consultora responsável pela apresentação demonstrou como pequenos atos podem fazer a diferença na hora de realizarmos uma compra, como o impacto da entrega em domicílio, pedidos por telefone/WhatsApp, preocupações com o meio ambiente.
Outro aspecto que mereceu a atenção da palestrante foi o fato de o Marketing de Relacionamento não focar somente no consumidor final, mas também em seus colaboradores, fornecedores e distribuidores.
Com esse público em mãos, o Marketing de Relacionamento deve oferecer benefícios a eles (como brindes, bônus de salário, sorteios, eventos de final de ano e viagens, por exemplo), assim como já é feito para os consumidores finais. Dessa forma, todas as pessoas que contribuem para o sucesso da empresa, direta e indiretamente, são impactadas.
A palestra foi encerrada com a exposição de vários cases de multinacionais que utilizaram o Marketing de Relacionamento como uma ferramenta que proporcionou grande sucesso para as empresas.