Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71
Vestibular e Enem

Saiba como enfrentar a prova de Matemática no Enem com as dicas de um expert no assunto

por Natália Plascak Jorge em 30/10/18 13 mil visualizações

Encarar a prova de Matemática no Enem pode ser um tormento para muita gente. Mas, o estudante Nícolas Yamakoshi tirou de letra isso e conseguiu o que muitos podem achar simplesmente impossível: ele acertou todas as questões de Matemática no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2016, atingindo 991,5 pontos na prova.

A Revista QB conversou com ele, e se você está em busca de uma boa nota não só em Matemática no Enem mas em outras áreas dessa prova, não perca as dicas desse jovem, que também compartilhou algumas estratégias que deram certo para ele.

Dicas para enfrentar a Matemática no Enem

  • O importante é fazer vários exercícios que já caíram em provas anteriores. Treine bastante, porque assim você vai conhecer os mais variados tipos de exercícios. Eles tendem a se repetir. Você estará preparado e saberá o estilo das questões.

  • A estratégia de ficar decorando fórmulas não é muito boa. Pelo que eu sei, foram poucas as vezes que o Enem exigiu uma fórmula decorada.

  • Fique atento muito mais ao raciocínio lógico e à resolução prática de problemas.


As estratégias usadas para fazer o Enem

  • Para mim foi muito importante refazer as provas anteriores do Enem. Isso me deu uma boa confiança, uma melhor familiaridade com o modelo da prova, o estilo das questões e, acima de tudo, deu-me um feedback de quais conteúdos eu precisava estudar mais e do tempo que eu necessitava para fazer a prova inteira.

  • Refiz as provas de forma cronometrada, para ter uma noção melhor de tempo. Quem achar melhor pode dividir cada prova em um dia da semana. Por exemplo, fazer Matemática na segunda, Ciências da Natureza na terça, etc.



  • Outra coisa que me ajudou muito foi a divisão entre o tempo para estudos e o tempo para lazer. Como eu estudava mais de 12 horas diárias de segunda à sexta no colégio, eu podia muito bem relaxar aos finais de semana, sair e fazer outras coisas. Além disso, ao chegar em casa, eu parava de estudar. Essa clara divisão entre estudos e lazer me manteve motivado ao longo do ano, fazendo com que o ano não fosse tão maçante.

    • No dia da prova, utilizei também uma estratégia conhecida como "pega-varetas", que consiste em, ao iniciar o exame, folhear o caderno de prova e classificar cada questão entre "fácil", "média" e "difícil". Depois disso, comecei a resolver a prova em nível crescente de dificuldade. Isso garante mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item e uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação. Essa primeira leitura da prova toma um certo tempo, de 5 a 10 minutos por prova. Mas, mesmo assim, ela ainda pode melhorar a pontuação.
  • Nos três dias que antecederam a prova, eu parei de estudar. Fui ao aulão do colégio e somente descansei, fazendo o que me relaxava. Dessa forma, fui fazer a prova sem muita tensão. Isso com certeza afetou meu desempenho positivamente.

    O mais cai em Matemática no Enem

Para dar aquela ajudinha extra para aqueles que querem mandar bem em Matemática no Enem, é possível conferir abaixo o levantamento que o Sistema Poliedro fez sobre os assuntos que mais caem nessa prova. Você pode ver o conteúdo completo com todas as áreas do conhecimento e saber quais são as matérias que mais caem no Enem também.

Fique de olho

Conhecimentos numéricos
Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.

Conhecimentos geométricos
Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.

Conhecimentos algébricos
Gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.

Conhecimentos de estatística e probabilidade
Representação e análise de dados; medidas de tendência central (média, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.

Conhecimentos algébricos/geométricos
Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.

Gostou das dicas? Pronto para enfrentar as questões de Matemática no Enem?


034a0947f17da3b1ffa2cac77807e713a0c7595a Cad4289abdb7425ccae2f9b377a959eb7b84ac71

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Basta entrar em contato conosco em até 6 meses após o pagamento, informando seus dados e o motivo da devolução.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2019 CNPJ: 10.542.212/0001-54