Atualizado: 07/01/2021
Encarar a prova de Matemática no Enem pode ser um tormento para muita gente. Mas, o estudante Nícolas Yamakoshi tirou de letra isso e conseguiu o que muitos podem achar simplesmente impossível: ele acertou todas as questões de Matemática no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, atingindo 991,5 pontos na prova.
A Revista Quero conversou com ele, e se você está em busca de uma boa nota não só em Matemática no Enem mas em outras áreas dessa prova, não perca as dicas desse jovem, que também compartilhou algumas estratégias que deram certo para ele.
Dicas para enfrentar a Matemática no Enem
O importante é fazer vários exercícios que já caíram em provas anteriores. Treine bastante, porque assim você vai conhecer os mais variados tipos de exercícios. Eles tendem a se repetir. Você estará preparado e saberá o estilo das questões.
A estratégia de ficar decorando fórmulas não é muito boa. Pelo que eu sei, foram poucas as vezes que o Enem exigiu uma fórmula decorada.
-
Fique atento muito mais ao raciocínio lógico e à resolução prática de problemas.
As estratégias usadas para fazer o Enem
- Para mim foi muito importante refazer as provas anteriores do Enem. Isso me deu uma boa confiança, uma melhor familiaridade com o modelo da prova, o estilo das questões e, acima de tudo, deu-me um feedback de quais conteúdos eu precisava estudar mais e do tempo que eu necessitava para fazer a prova inteira.
-
Refiz as provas de forma cronometrada, para ter uma noção melhor de tempo. Quem achar melhor pode dividir cada prova em um dia da semana. Por exemplo, fazer Matemática na segunda, Ciências da Natureza na terça, etc.
-
Outra coisa que me ajudou muito foi a divisão entre o tempo para estudos e o tempo para lazer. Como eu estudava mais de 12 horas diárias de segunda à sexta no colégio, eu podia muito bem relaxar aos finais de semana, sair e fazer outras coisas. Além disso, ao chegar em casa, eu parava de estudar. Essa clara divisão entre estudos e lazer me manteve motivado ao longo do ano, fazendo com que o ano não fosse tão maçante.
Veja também: Saiba quais são as principais fórmulas de matemática
- No dia da prova, utilizei também uma estratégia conhecida como "pega-varetas", que consiste em, ao iniciar o exame, folhear o caderno de prova e classificar cada questão entre "fácil", "média" e "difícil". Depois disso, comecei a resolver a prova em nível crescente de dificuldade. Isso garante mais pontos, pelo mesmo número de questões resolvidas, já que o Enem trabalha com a Teoria de Resposta ao Item e uma melhor coerência no desempenho da prova significa uma melhor pontuação. Essa primeira leitura da prova toma um certo tempo, de 5 a 10 minutos por prova. Mas, mesmo assim, ela ainda pode melhorar a pontuação.
-
Nos três dias que antecederam a prova, eu parei de estudar. Fui ao aulão do colégio e somente descansei, fazendo o que me relaxava. Dessa forma, fui fazer a prova sem muita tensão. Isso com certeza afetou meu desempenho positivamente.
O mais cai em Matemática no Enem
Para dar aquela ajudinha extra para aqueles que querem mandar bem em Matemática no Enem, é possível conferir abaixo o levantamento que o Sistema Poliedro fez sobre os assuntos que mais caem nessa prova. Você pode ver o conteúdo completo com todas as áreas do conhecimento e saber quais são as matérias que mais caem no Enem também.
Fique de olho
Conhecimentos numéricos
Operações em conjuntos numéricos (naturais, inteiros, racionais e reais), desigualdades, divisibilidade, fatoração, razões e proporções, porcentagem e juros, relações de dependência entre grandezas, sequências e progressões, princípios de contagem.
Conhecimentos geométricos
Características das figuras geométricas planas e espaciais; grandezas, unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes; ângulos; posições de retas; simetrias de figuras planas ou espaciais; congruência e semelhança de triângulos; teorema de Tales; relações métricas nos triângulos; circunferências; trigonometria do ângulo agudo.
Conhecimentos algébricos
Gráficos e funções; funções algébricas do 1º e 2º graus, polinomiais, racionais, exponenciais e logarítmicas; equações e inequações; relações no ciclo trigonométrico e funções trigonométricas.
Conhecimentos de estatística e probabilidade
Representação e análise de dados; medidas de tendência central (média, moda e mediana); desvios e variância; noções de probabilidade.
Conhecimentos algébricos/geométricos
Plano cartesiano; retas; circunferências; paralelismo e perpendicularidade, sistemas de equações.
Assuntos que mais caem no Enem
Quer saber quais são os assuntos mais cobrados em cada matéria da prova? O Poliedro fez um levantamento bem didático, com gráficos e ilustrações. Para acessar o material com essas informações, é só clicar no botão abaixo e fazer o download gratuito.
Gostou das dicas? Pronto para enfrentar as questões de Matemática no Enem?
Publicado originalmente em: 14/09/2017