Na noite desta sexta-feira (28), o Ministério da Educação (MEC) divulgou a cartilha do participante do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nela, constam as informações necessárias para a elaboração da redação exigida pela prova.
Clique aqui para ter acesso à Cartilha do Participante do Enem 2018
Além de dar indicações sobre como redigir um texto dissertativo-argumentativo e mostrar a metodologia de avaliação da redação, o MEC retirou da cartilha o desrespeito aos direitos humanos como algo desclassificatório e que permite "zerar" a nota.
Entretanto, ainda é indicado nas competências de avaliação que o candidato redija um texto atenda aos direitos humanos: "Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado que respeite os direitos humanos".
Saiba também: tudo sobre a redação do Enem
Outro tópico que reforça essa decisão é o que aponta quais são as razões para se atribuir uma nota zero a uma redação, no qual não aparece nenhuma determinação sobre os direitos humanos. Confira o trecho retirado da cartilha:
A redação receberá nota zero se apresentar uma das características a seguir:
- Fuga total ao tema.
- Não obediência à estrutura dissertativo-argumentativa.
- Extensão de até 7 linhas.
- Cópia integral de texto(s) motivador(es) da Proposta de Redação e/ou de texto(s) motivador(es) apresentado(s) no Caderno de Questões.
- Impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação (tais como números ou sinais gráficos fora do texto).
- Parte deliberadamente desconectada do tema proposto.
- Assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para a assinatura do participante.
- Texto predominantemente em língua estrangeira.
- Folha de redação em branco, mesmo que haja texto escrito na folha de rascunho.
Além da retirada oficial do critério de desrespeito aos direitos humanos, outras duas mudanças feitas foram: inclusão da desclassificação por “impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação” e também por “texto predominantemente em língua estrangeira”. (sic)
Decisão surgiu no Enem 2017
Esse item era desclassificatório até a edição de 2017 do exame, quando o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que ele deixasse de ser algo que permitisse “zerar” a nota de redação do candidato.
Segundo o G1, o órgão do governo seguiu a decisão do ano anterior para “garantir tranquilidade aos participantes”.
Calendário do Enem 2018
As provas do Enem serão aplicadas em dois domingos seguidos, no dia 4 e 11 de novembro. Essa medida foi tomada para que os sabadistas, aqueles que por fé religiosa guardam o sábado para oração e descanso, possam fazer as provas no mesmo horário que os demais candidatos.
- 4 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no primeiro dia serão: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos de prova.
- 11 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no segundo dia serão: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.