Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Cursos Técnicos

MedioTec: programa oferece 107 mil vagas em cursos técnicos gratuitos

por Natália Plascak Jorge em 07/07/17 7,1 mil visualizações

Está pensando em terminar o Ensino Médio e já entrar no mercado de trabalho? Então não perca esta oportunidade com o MedioTec, programa do Ministério da Educação que oferece uma qualificação profissional com cursos técnicos gratuitos. Ele está com as inscrições abertas em 131 cursos técnicos gratuitos para estudantes da rede pública.

Em todo o Brasil, são oferecidas 107.465 vagas em áreas com grande demanda do mercado. As alternativas de formação consideram as características locais, por isso a chance de você mandar bem na sua escolha e conseguir um emprego na área é muito grande.

Como funciona
Os cursos do MedioTec são feitos junto com o Ensino Médio, por isso, o estudante tem duas matrículas (uma do Ensino Médio e outra do ensino técnico). No final, são dois certificados de conclusão.

Quem pode participar do MedioTec
Alunos do Ensino Médio de escolas públicas. O ideal é que estejam no 2º ano do Ensino Médio para que a formação técnica seja concluída com a formação regular.

Em que áreas posso conseguir uma formação com o MedioTec
Os cursos técnicos oferecidos pelo MedioTec englobam áreas de eletrônica, logística, segurança do trabalho, química, finanças, rede de computadores, açúcar e álcool, agricultura, agronegócio, guia de turismo, meio ambiente, jogos virtuais, cenografia, dança e teatro.

Inscrições
Tanto a seleção quanto o cadastro do estudante no MedioTec estão sob responsabilidade das secretarias estaduais de educação. Assim, é preciso que a pessoa vá até a diretoria de sua escola ou à própria secretaria estadual. O processo seletivo é de graça, e você não precisa fazer prova. Como essas instituições de ensino já possuem os documentos dos alunos, não é necessária a apresentação de documentação nesse momento.

Matrículas
As secretarias estaduais de educação farão uma pré-seleção dos candidatos. A partir do dia 13 de julho, o período de matrícula será aberto. O estudante deve se dirigir à instituição de ensino onde irá cursar a formação técnica com seguintes documentos: foto, certidão de nascimento ou casamento, histórico do Ensino Fundamental, carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Quando começam as aulas
Os cursos começam no segundo semestre. Se a instituição em que você for estudar é diferente da sua escola de Ensino Médio, é possível conseguir um auxílio-estudantil para arcar com as despesas de transporte e alimentação.

Qual é a duração dos cursos
Os cursos podem ter uma duração de um a dois anos. Isso varia de acordo com o plano pedagógico, a carga horária e a sua distribuição ao longo do curso.

Você pode conferir também a lista completa de cursos por estado.

E aí? Gostou da dica? Corra e busque agora o seu curso no MedioTec!


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54