* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério
A pandemia de Covid-19 acelerou uma série de mudanças - e no quesito pessoas e carreiras não foi diferente. Um mercado de trabalho ainda mais estimulado pela competição nasce para abrigar de maneira mais ampla os profissionais disponíveis após a crise. Com a retomada das atividades na sua totalidade, a economia deve ganhar fôlego e novas oportunidades devem aparecer, mas para disputá-las será preciso muito preparo e reinvenção.
Pesquisas mostram que as soft skills, ou seja, as habilidades diretamente relacionadas à inteligência emocional, são cada vez mais desejadas nas organizações. Capacidade de resolução de problemas, comunicação, empatia, ética e criatividade são apenas algumas das competências em alta.
Segundo Roberta Andrade, gerente de Soluções de uma consultoria especializada em gestão de pessoas, fatores como comportamento, perfil empreendedor, espírito agile e demonstração de características técnicas podem ser decisivos para conquistar os recrutadores.
“Aqueles que souberem expor conhecimento além do exigido para a vaga e se colocarem à disposição para solucionar determinadas situações, certamente terão destaque”, explica.
A executiva, que atua fortemente no setor de varejo, um dos mais afetados durante a pandemia, conta que as quatro palavras de ordem do momento são reinvenção, adaptabilidade, flexibilidade e reciclagem. Ela diz ainda que quando chega em uma empresa e percebe que a maioria das pessoas não buscou especializações após concluir uma graduação, sua reação é incentivar todos a seguirem o caminho de uma pós-graduação.
Leia também:
+ Pós-graduação em área diferente? Saiba a opinião dos recrutadores
+ Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas
“No passado, ter um diploma de graduação era importante. Mas hoje isso mudou. Um profissional que não busca especialização está fadado e permanecer no mesmo lugar enquanto sus colegas alçam voos maiores a partir da concretização dos estudos. Quem pensa que um curso de pós-graduação ou estrado, por exemplo, é dinheiro jogado fora precisa voltar muitas casas no jogo do sucesso profissional”, alerta.
Recentemente, o FulltureX, principal evento online de profissões do futuro, debateu o tema e trouxe alguns insights que valem a pena manter no radar para entender o que o mercado de trabalho - e os contratantes - esperam dos profissionais a partir de agora.
Olhe para o futuro
O bom profissional é aquele que constrói repertório, entende suas competências, procura saber onde vai bem e com tudo isso projeta o cenário futuro e ideal para realizar suas entregas com sucesso.
Nova economia
O brasileiro tem boas ideias, boas opções e não é obrigado a procurar o caminho tradicional, como um plano de carreira, por exemplo. Na nova economia não existe carreira, existe meritocracia.
Comportamento
Essa é a grande chave do sucesso do profissional dos tempos atuais. Humildade, transparência, colaboração, inteligência emocional, capacidade de construção e capacidade de execução são skills que as empresas estão buscando.
Atitude
Pessoas com alta aspiração, ambição, inquietude, alto compromisso em fazer acontecer e que conseguem desenvolver suas habilidades, têm em si algo que costuma ser chamado de “talento-chave”. O que está por traz de todos esses comportamentos nada mais é que a pro-atitude.
De acordo com um levantamento feito pela consultoria norte-americana CareerBuilder, 63% dos empregadores buscam saber quais são as soft skills dos candidatos antes de avaliar os seus conhecimentos técnicos. Mas note, os conhecimentos técnicos sempre serão pauta para toda e qualquer chave de entrada quando falamos de prosperidade na carreira. Portanto, busque algo que você se identifique, tenha curiosidade e mergulhe fundo em cursos relacionados. No futuro você vai agradecer a você mesmo.
Que tal se preparar melhor para o mercado de trabalho?
O Quero Bolsa possui uma lista de bolsas de estudo com desconto de até 75% em mais de 1.100 faculdades em todo o Brasil. Para que você esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho, não deixe de investir o seu tempo e conhecimento em uma pós-graduação ou em cursos livres.
Se você não sabe ainda qual pós-graduação fazer, faça aqui o seu teste totalmente grátis e descubra. Veja abaixo as melhores bolsas de estudo para o curso que mudará a sua vida: