Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Pós-graduação

Mercado de trabalho: como será a busca por profissionais pós-pandemia

* Texto escrito pela colaboradora Érica Valério

A pandemia de Covid-19 acelerou uma série de mudanças - e no quesito pessoas e carreiras não foi diferente. Um mercado de trabalho ainda mais estimulado pela competição nasce para abrigar de maneira mais ampla os profissionais disponíveis após a crise. Com a retomada das atividades na sua totalidade, a economia deve ganhar fôlego e novas oportunidades devem aparecer, mas para disputá-las será preciso muito preparo e reinvenção.

Pesquisas mostram que as soft skills, ou seja, as habilidades diretamente relacionadas à inteligência emocional, são cada vez mais desejadas nas organizações. Capacidade de resolução de problemas, comunicação, empatia, ética e criatividade são apenas algumas das competências em alta.


Segundo Roberta Andrade, gerente de Soluções de uma consultoria especializada em gestão de pessoas, fatores como comportamento, perfil empreendedor, espírito agile e demonstração de características técnicas podem ser decisivos para conquistar os recrutadores.

“Aqueles que souberem expor conhecimento além do exigido para a vaga e se colocarem à disposição para solucionar determinadas situações, certamente terão destaque”, explica.

A executiva, que atua fortemente no setor de varejo, um dos mais afetados durante a pandemia, conta que as quatro palavras de ordem do momento são reinvenção, adaptabilidade, flexibilidade e reciclagem. Ela diz ainda que quando chega em uma empresa e percebe que a maioria das pessoas não buscou especializações após concluir uma graduação, sua reação é incentivar todos a seguirem o caminho de uma pós-graduação.

Leia também:
Pós-graduação em área diferente? Saiba a opinião dos recrutadores
Pós-graduação a distância (EaD): 10 respostas para solucionar todas as suas dúvidas

“No passado, ter um diploma de graduação era importante. Mas hoje isso mudou. Um profissional que não busca especialização está fadado e permanecer no mesmo lugar enquanto sus colegas alçam voos maiores a partir da concretização dos estudos. Quem pensa que um curso de pós-graduação ou estrado, por exemplo, é dinheiro jogado fora precisa voltar muitas casas no jogo do sucesso profissional”, alerta.

Recentemente, o FulltureX, principal evento online de profissões do futuro, debateu o tema e trouxe alguns insights que valem a pena manter no radar para entender o que o mercado de trabalho - e os contratantes - esperam dos profissionais a partir de agora.



Olhe para o futuro

O bom profissional é aquele que constrói repertório, entende suas competências, procura saber onde vai bem e com tudo isso projeta o cenário futuro e ideal para realizar suas entregas com sucesso.

Nova economia

O brasileiro tem boas ideias, boas opções e não é obrigado a procurar o caminho tradicional, como um plano de carreira, por exemplo. Na nova economia não existe carreira, existe meritocracia.

Comportamento

Essa é a grande chave do sucesso do profissional dos tempos atuais. Humildade, transparência, colaboração, inteligência emocional, capacidade de construção e capacidade de execução são skills que as empresas estão buscando.

Atitude

Pessoas com alta aspiração, ambição, inquietude, alto compromisso em fazer acontecer e que conseguem desenvolver suas habilidades, têm em si algo que costuma ser chamado de “talento-chave”. O que está por traz de todos esses comportamentos nada mais é que a pro-atitude.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria norte-americana CareerBuilder, 63% dos empregadores buscam saber quais são as soft skills dos candidatos antes de avaliar os seus conhecimentos técnicos. Mas note, os conhecimentos técnicos sempre serão pauta para toda e qualquer chave de entrada quando falamos de prosperidade na carreira. Portanto, busque algo que você se identifique, tenha curiosidade e mergulhe fundo em cursos relacionados. No futuro você vai agradecer a você mesmo.

Que tal se preparar melhor para o mercado de trabalho?

Quero Bolsa possui uma lista de bolsas de estudo com desconto de até 75% em mais de 1.100 faculdades em todo o Brasil. Para que você esteja cada vez mais preparado para o mercado de trabalho, não deixe de investir o seu tempo e conhecimento em uma pós-graduação ou em cursos livres

Se você não sabe ainda qual pós-graduação fazer, faça aqui o seu teste totalmente grátis e descubra. Veja abaixo as melhores bolsas de estudo para o curso que mudará a sua vida:

Bolsas de pós-graduação



banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma pós-graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2021 CNPJ: 10.542.212/0001-54