Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Modelo ideal de Redação Enem

por Adriana Nakamura em 29/10/18 55 mil visualizações

O tema da redação no Enem 2017 surpreendeu tanto alunos quanto professores, que não esperavam um recorte tão específico e pouco debatido: desafios para formação educacional de surdos no Brasil.

Por isso, pedimos à coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, que ela escrevesse o que seria uma redação do Enem 2017 ideal para tirar uma boa nota. 

Confira o modelo ideal de Redação do Enem 2017:


Anualmente, milhares de pessoas surdas abandonam escolas de Ensino Básico e de Ensino Especial. A evasão escolar relacionada a esse grupo evoca questionamentos a respeito da inclusão social e daquilo que Governo e sociedade fazem para que o direito à educação, direito de todos os brasileiros, seja garantido a essa parcela da população. Assim, enquanto o contexto for capacitista, ou seja, enquanto formos julgados plenamente capacitados apenas se não formos portadores de nenhuma necessidade especial, alimentaremos uma sociedade excludente e preconceituosa que precisa de mudanças.

A filósofa Marilena Chauí, em palestra, afirmou que estamos habituados a transformar diferenças em desigualdades. Posto isso, quando se observa o funcionamento social cotidiano, é possível perceber que a constante falta de acessibilidade normaliza um tipo de existência. Então, a pessoa surda é reconhecida primeiramente como surda por não conseguir acesso igualitário à educação, por exemplo, e tudo aquilo nela que não é a surdez se minimiza frente ao que se habituou a denominar de "deficiência". É muito popular a crença que relaciona surdez a incapacidade e isso se concretiza em políticas públicas e em inserção no mercado de trabalho. 

Ainda que em 2002 o Brasil tenha passado a considerar a Língua Brasileira de Sinais sua segunda língua oficial, isso não democratizou o acesso ao ensino de Libras e sua consequente popularização, o que mantém pessoas surdas à margem de uma sociedade incapaz de respeitar as diferenças. Na educação, a principal consequência é o distanciamento em relação a informações e materiais considerados fundamentais para a obtenção de um diploma e para a entrada e permanência no mercado de trabalho. Mesmo quando passam em concursos públicos, muitas vezes são impedidos de assumir alguns cargos por serem surdos, sob a justificativa de que não conseguiriam exercer os ofícios do cargo, o que reforça o estigma em relação àqueles considerados pelo senso comum como menos capacitados.

Portanto, é dever do Estado garantir o pleno acesso à educação às pessoas surdas e fiscalizar o cumprimento da lei. Cursos itinerantes de Libras para gestores e educadores devem ser financiados pelo poder público para que a segunda língua oficial do país seja difundida e levada para a sala de aula. A fiscalização pode ser feita por meio de aplicativos e atividades online que permitissem aos surdos avaliar seu próprio processo de aprendizagem e denunciar quaisquer exclusões relacionadas à surdez no ambiente escolar. Com isso, será possível a garantia de direitos a todos.


Autoria do modelo: Coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho.

*matéria originalmente publicada em 10/11/2017

Se você não foi bem no Enem, calma! Saiba que você não precisa esperar mais um ano para começar a faculdade. O Quero Bolsa é um site que oferece bolsas de estudo de até 75% em mais de 1,2 mil faculdades em todo o País. E o melhor é que para garantir a sua bolsa, você não precisa apresentar a sua nota no Enem. As bolsas disponíveis são válidas até o fim do curso, e o aluno não precisa pagar nenhuma taxa de renovação. Quer saber mais? Clica no botão verde:

Encontrar bolsas de estudo

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54