Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Dicas e Curiosidades

Internet pela Educação: movimento propõe acesso ilimitado para conteúdos educacionais

por Mathias Sallit em 02/10/20

A pandemia do novo coronavírus forçou a suspensão de aulas de estudantes de todo mundo. Se você é aluno do Ensino Fundamental, Médio ou Superior, é muito possível que tenha sido apresentado à possibilidade das aulas retornarem de forma online, isso caso já não esteja com classes remotas da escola ou da faculdade.

Agora já imaginou receber uma mensagem durante a aula da sua operadora de internet dizendo que o seu plano de dados se esgotou? Com certeza isso atrapalharia os seus estudos, não é?

Essa pode ser a realidade de 21% dos estudantes de escolas públicas brasileiras, que só possuem acesso à internet pelo celular com planos limitados e que nem sempre possuem a velocidade necessária para acompanhar uma aula online.

Pensando nessa situação, foi criado o "Manifesto Internet pela Educação", movimento idealizado em parceria entre a Invoz, associação sem fins lucrativos para o desenvolvimento da Educação, da Cultura e do Empreendedorismo, e a Quero Educação.

"Uma parcela muito grande da população, principalmente os estudantes da educação pública, não têm acesso às condições mínimas para estudar, ou seja, [não têm] um dispositivo, computador ou smartphone, e uma conexão adequada com a internet", disse o gerente de Relações Institucionais da Quero Educação e um dos idealizadores do projeto, Rui Gonçalves, em entrevista ao canal MyNews.

Os números são ainda piores quando mostram quantos alunos possuem computadores: de acordo com o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 39% dos estudantes de escolas públicas urbanas não têm o dispositivo em casa.

Por isso, o manifesto busca evidenciar a exclusão digital de estudantes e propor uma mudança que viabilize o acesso à educação por meios digitais sem barreiras impostas por planos de internet e franquias de dados.

Conheça o Internet pela Educação e assine o manifesto!

"A internet é essencial, assim como o caderno é, como o livro é, e ela abre muitas possibilidades para ampliar o alcance da educação", afirma Rui. "Existem programas para oferecer livros didáticos de graça, material de graça e uniforme de graça. Uma parte dessa população vai precisar ser atendida por isso também, por um plano de internet de graça."

Leia também:
Estudantes sem acesso à internet têm desempenho pior no Enem
EaD facilita acesso ao Ensino Superior para pessoas de baixa renda e expõe carência de políticas públicas no setor

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Movimento busca ampliar visibilidade com assinaturas

O Manifesto Internet pela Educação destaca três pilares que propõem mudanças às operadoras brasileiras e ao CGI.br. A ideia é que todos os conteúdos educacionais (sejam videoaulas, ambientes virtuais de aprendizado, etc) trafeguem na mais alta velocidade disponível e sem consumir a franquia contratada.

"A quantidade de dados que trafega pela internet e estão relacionados com a educação é ínfima. A maior parte das pessoas que contrata um plano de dados robusto paga por um serviço que eles não vão usar, tem excedente", explica o gerente de Relações Institucionais da Quero Educação.

"Portanto, se tem excedente para muitas pessoas e essa conexão já está paga, por que não oferecer o acesso aos conteúdo de educação de forma gratuita?", sugere Rui.

Para fazer com que a ideia alcance cada vez mais pessoas, o manifesto conta com um abaixo-assinado online, que já recebeu mais de 650 assinaturas de estudantes e apoiadores de todo o Brasil.

Um dos idealizadores, Rui conta que busca fortalecer o movimento com as assinaturas. “A gente quer ficar mais forte, quer conscientizar as pessoas, e queremos também começar a falar com as empresas de telecomunicação, falar com o Comitê Gestor da Internet, falar como é que a gente pode discutir uma internet que o conteúdo de educação seja gratuito", explica.

Para conhecer melhor o movimento, ler e assinar o manifesto, basta acessar o site www.internetpelaeducacao.com.br.

Manifesto pode ser assinado no site www.internetpelaeducacao.com.br (Reprodução)
internet pela educação quero

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
ALERTA DE VAGAS i-close
O que é o Quero Bolsa?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

O Quero Bolsa é o site que te ajuda a entrar na faculdade! Reunimos todas as informações para você fazer a melhor escolha e garantir uma vaga na faculdade.

Tá esperando o que pra conseguir a sua?

ALERTA DE VAGAS i-close
Veja como é simples! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Preencha os campos abaixo com suas preferências e receba avisos de vagas disponíveis no Quero Bolsa.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você sabia que o Quero Bolsa te ajuda a realizar o sonho de concluir uma graduação?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54