Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Mulheres se voluntariam a cuidar de crianças para que mães possam fazer o Enem

por Adriana Nakamura em 14/09/16 340 visualizações

“Sou mãe e sei como é difícil conciliar maternidade, vida profissional e estudos”. A partir da percepção dessa dificuldade, a jornalista Fernanda Vicente pensou numa forma de ajudar mulheres que querem fazer a prova do Enem, mas não têm com quem deixar os filhos.

A gente vai contar aqui pra você como receber essa ajuda e também como se voluntariar a ajudar as mães que precisam dessa força. Vamos lá?! :)

Mães no Enem

Tudo começou quando a Fernanda publicou um post no Facebook (esse aqui do lado) oferecendo-se para cuidar dos filhos de mulheres que vão prestar o Enem neste ano. O post BOMBOU de comentários de outras mulheres também se oferecendo a ajudar.

Então ela pensou: “bom, é hora de organizar, né?!”. Daí decidiu fazer uma lista de voluntárias, sem pretensão, só para deixar tudo mais bonitinho e ajudar as mães.

Só que a cada minuto a lista crescia mais e mais. Assim, ela decidiu transformar a ideia em um projeto de verdade, com página oficial no Facebook e tudo. Resultado: hoje o Mães no Enem já tem quase 2 mil seguidores, chegando a 200 voluntárias em todo o Brasil! Lindo, né? ? “O projeto quer mostrar que mulheres juntas têm força e que não somos rivais, somos irmãs e juntas somos mais fortes”, conta a idealizadora do projeto.

Por que a Fernanda fez tudo isso? Ela explica: “com relação ao projeto, meu sonho é ver mulheres entrando nas universidades, concluindo uma graduação e assim conseguindo melhores condições de trabalho e melhores salários, garantindo uma vida com mais qualidade para ela e para os filhos. Já precisei de ajuda para ir trabalhar e sempre tive o respaldo da minha família. Mas sei que nem toda mulher tem ajuda”.

Eu quero ajudar!

Para ser voluntária é necessário ser mulher, maior de 18 anos e morar no Brasil. Não precisa ser mãe, basta ter comprometimento e gostar de criança. Se você está dentro desses pré-requisitos e quer ajudar, basta enviar um e-mail para maesnoenem@gmail.com dizendo que quer ser voluntária. Então, você vai receber uma ficha cadastral para preencher e mandar com cópia dos documentos e do comprovante de endereço. Tudo isso para garantir a segurança de todo mundo. Fácil, né? :)

Preciso de alguém que cuide dos meus filhos pra eu fazer o Enem!

Se você é mãe e não tem com quem deixar seus filhos na hora do Enem, pode dar uma olhadela na lista de voluntárias e verificar quem pode te ajudar. Clica aqui ou entre na página do Face do Mães no Enem pra ver a lista.

Você mesma escolhe a voluntária e já pode entrar em contato para ver se gosta dela. Depois, você manda um e-mail para maesnoenem@gmail.com para receber uma ficha de interesse, que deve ser preenchida com informações sobre você e a criança.

Os detalhes da parceria são combinados entre você e a voluntária. “O projeto faz a aproximação e orienta para que tudo corra da melhor maneira para ambas”, conta Fernanda, idealizadora do Mães no Enem.

O projeto teve suporte jurídico para a elaboração da parte documental da parceria. “A família da criança deve fazer uma análise minuciosa da vida da voluntária e, para isso, o projeto disponibiliza a ficha cadastral e cópia dos documentos de cada uma das mulheres inscritas”, explica.

Quando a parceria é fechada, é enviado um termo de responsabilidade para mãe e voluntária assinarem. O pessoal também fica à disposição para tirar dúvidas e orientar as partes interessadas.

Sou mãe de bebê. A criança precisa ter idade mínima para eu receber ajuda?

O projeto não impõe restrição de idade. Tudo é combinado entre a mãe e a voluntária. Segundo a idealizadora do projeto, a voluntária tem total liberdade para decidir faixa etária e outras demandas pelas quais ela tenha interesse ou não. “Tem voluntárias que preferem bebês, outras preferem crianças maiores que já comam sem auxílio e usem o banheiro sozinhas”, exemplifica.

Meu filho é portador de necessidades especiais. Será que vão cuidar bem dele?

De acordo com a idealizadora do projeto, há voluntárias cadastradas que são habilitadas para cuidar de crianças com deficiência. Na ficha de interesse que as mães preenchem, tudo é especificado: alergias, doenças, uso de medicamento e particularidades.

O que mais o Mães no Enem pode fazer por mim?

Além de fazer a ponte entre mães e voluntárias, o projeto ainda oferece assistência psicológica para a mães cadastradas, a fim de garantir o seu bem-estar emocional.

O projeto também tem aulas de redação online, com voluntárias formadas em Letras e Jornalismo. “Tudo isso é gratuito e voluntário”, destaca Fernanda, idealizadora do projeto.

Algumas voluntárias se oferecem não só para cuidar das crianças na hora da prova, mas também em outros dias e horários, para que a mãe possa estudar.

Se você ficou interessada em participar do projeto como mãe ou voluntária, dá uma olhadinha página do Facebook do Mães no Enem e boa prova! 😉

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54