logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Universidades

Alunos atuam no Museu de Geociências da UFBA com exposições abertas ao público

por Isaac Zedecc em 07/01/20

A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua origem, história, a composição e as características do planeta, e todos os componentes que compõem o globo e sua formação estrutural. Por conta da tremenda importância dessa ciência, e para auxiliar a comunidade acadêmica e toda a população, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugurou o seu Museu de Geociências, o Mugeo, no campus Ondina. Ele tem o principal objetivo de compartilhar conteúdo relevante e novidades científicas ao público.

Mesmo em 2019 e com todas as evoluções trazidas pelo tempo e pela tecnologia, uma grande porcentagem do planeta Terra ainda é desconhecida. Os desertos, que compõem 20% do ambiente terrestre, a Amazônia, as cavernas, Antártida, 95% dos oceanos, as montanhas e picos são locais inexplorados do planeta, com sua maior parte completamente desconhecidas.

Foto: Divulgação/UFBA 

O Mugeo faz parte do Instituto de Geociências (Igeo) da UFBA, que possui quatro cursos: Geografia, Geofísica, Geologia e Oceanografia. O museu conta com seis exposições temáticas: Minerais e Rochas da Terra; Fósseis do Brasil: conhecer o passado e preservar para o futuro; Petróleo do Brasil: do Lobato ao Pré-Sal; Oceanos Vivos; A Geografia e o Espaço; e A Geofísica Sem Fronteiras.

Eles mostram diversos detalhes sobre as técnicas de exploração, características dos minerais e rochas, produção de petróleo, a vida marinha e muito mais.

Foto: Divulgação/UFBA

O espaço é importante para auxiliar os alunos da instituição nas fases de estudo e pesquisa, assim como a toda comunidade acadêmica da cidade que encontra no Mugeo uma possibilidade de conhecimento fora do âmbito da sala de aula. O espaço ainda promove um pouco do que se pode esperar das Geociências aos alunos indecisos sobre qual curso ingressar na vida acadêmica.

O Mugeo ainda possibilita aos estudantes de diversos cursos das Geociências repliquem o que se faz no meio acadêmico, por meio do aprendizado prático, através de um programa de inserção dos alunos como monitores das exposições presentes e auxiliares de forma geral no Mugeo. Buscam cada vez mais o aprendizado, para que se possam passar na melhor forma possível o conteúdo ao público presente.

Mugeo ufba
Foto: Divulgação/UFBA

“O museu sendo algo que leva cultura em si para sociedade. Nesse caso, a gente está levando tudo que a gente estuda, o que a gente está gerando de conhecimento dentro da universidade para o público externo, porque eu acho que existe uma distância muito grande entre esse público da academia com a sociedade, e o museu vai agregar a esse público externo”, disse Gabriel Costa, estudante de Geologia da UFBA à TV UFBA.

O professor Luiz Rogério, coordenador e idealizador do projeto Mugeo e ex-diretor do Instituto de Geociências da UFBA, reitera a importância do espaço como fonte de conhecimento. "Muito orgulho em desenvolver esse projeto de implantação do Museu de Geociências. Tem grande potencial transformador para os estudantes e para toda população soteropolitana". Mais informações podem ser acessadas no site do Museu de Geociências da UFBA.

Tags relacionadas:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2022 CNPJ: 10.542.212/0001-54