Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

Alunos atuam no Museu de Geociências da UFBA com exposições abertas ao público

por Isaac Zedecc em 07/01/20

A geologia é a ciência que estuda a Terra, sua origem, história, a composição e as características do planeta, e todos os componentes que compõem o globo e sua formação estrutural. Por conta da tremenda importância dessa ciência, e para auxiliar a comunidade acadêmica e toda a população, a Universidade Federal da Bahia (UFBA) inaugurou o seu Museu de Geociências, o Mugeo, no campus Ondina. Ele tem o principal objetivo de compartilhar conteúdo relevante e novidades científicas ao público.

Mesmo em 2019 e com todas as evoluções trazidas pelo tempo e pela tecnologia, uma grande porcentagem do planeta Terra ainda é desconhecida. Os desertos, que compõem 20% do ambiente terrestre, a Amazônia, as cavernas, Antártida, 95% dos oceanos, as montanhas e picos são locais inexplorados do planeta, com sua maior parte completamente desconhecidas.

Foto: Divulgação/UFBA 

O Mugeo faz parte do Instituto de Geociências (Igeo) da UFBA, que possui quatro cursos: Geografia, Geofísica, Geologia e Oceanografia. O museu conta com seis exposições temáticas: Minerais e Rochas da Terra; Fósseis do Brasil: conhecer o passado e preservar para o futuro; Petróleo do Brasil: do Lobato ao Pré-Sal; Oceanos Vivos; A Geografia e o Espaço; e A Geofísica Sem Fronteiras.

Eles mostram diversos detalhes sobre as técnicas de exploração, características dos minerais e rochas, produção de petróleo, a vida marinha e muito mais.

Foto: Divulgação/UFBA

O espaço é importante para auxiliar os alunos da instituição nas fases de estudo e pesquisa, assim como a toda comunidade acadêmica da cidade que encontra no Mugeo uma possibilidade de conhecimento fora do âmbito da sala de aula. O espaço ainda promove um pouco do que se pode esperar das Geociências aos alunos indecisos sobre qual curso ingressar na vida acadêmica.

O Mugeo ainda possibilita aos estudantes de diversos cursos das Geociências repliquem o que se faz no meio acadêmico, por meio do aprendizado prático, através de um programa de inserção dos alunos como monitores das exposições presentes e auxiliares de forma geral no Mugeo. Buscam cada vez mais o aprendizado, para que se possam passar na melhor forma possível o conteúdo ao público presente.

Mugeo ufba
Foto: Divulgação/UFBA

“O museu sendo algo que leva cultura em si para sociedade. Nesse caso, a gente está levando tudo que a gente estuda, o que a gente está gerando de conhecimento dentro da universidade para o público externo, porque eu acho que existe uma distância muito grande entre esse público da academia com a sociedade, e o museu vai agregar a esse público externo”, disse Gabriel Costa, estudante de Geologia da UFBA à TV UFBA.

O professor Luiz Rogério, coordenador e idealizador do projeto Mugeo e ex-diretor do Instituto de Geociências da UFBA, reitera a importância do espaço como fonte de conhecimento. "Muito orgulho em desenvolver esse projeto de implantação do Museu de Geociências. Tem grande potencial transformador para os estudantes e para toda população soteropolitana". Mais informações podem ser acessadas no site do Museu de Geociências da UFBA.

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54