Depois que passa aquele desespero de não estar entre os aprovados da chamada regular do Sisu e na lista de espera, vem a pergunta: quais são as minhas possibilidades de agora em diante? O que eu posso considerar como plano B para a minha vida ainda neste ano?
A resposta para essas perguntas pode estar nas alternativas a seguir. Elas podem ajudar você a estudar em instituições particulares com um valor de mensalidade mais baixo ou até mesmo concorrer a uma vaga em instituições públicas. Dê só uma olhada!
O que é possível fazer se você não passou no Sisu?
Quero Bolsa
O Quero Bolsa é um site com bolsas de estudo de até 70% em mais de 1,2 mil faculdades em todo o País. Ele pode ajudar você a entrar na faculdade agora mesmo! A ideia é que o quanto antes você começar, mais rápido tem uma oportunidade de conseguir um emprego melhor.
Como conseguir uma bolsa de estudo no Quero Bolsa?
Para conseguir uma bolsa de estudos no Quero Bolsa, você precisa:
- Acessar o site www.querobolsa.com.br.
- Escolher o seu curso e a cidade em que você quer estudar.
- Escolher a sua bolsa de estudo.
- Fazer a sua pré-matrícula online para garantir a sua bolsa.
-
Imprimir o comprovante de pré-matrícula do Quero Bolsa e levar para a faculdade quando for fazer a matrícula.
Pronto! O seu desconto nas mensalidades está garantido até o fim do curso.
É muito fácil, não é! Assim você não precisa comprovar renda para conseguir a sua bolsa e enfrentar qualquer dificuldade.
Se você quiser ficar por dentro das melhores oportunidades, pode baixar o app do Quero Bolsa, disponível para sistemas Android e iOS. Dessa forma, você recebe notificações quando surgem novas bolsas do curso e na cidade de seu interesse.
Gostou da opção mas ainda está com alguma dúvida? Pode entrar em contato com um Guia do Aluno Quero Bolsa pela Central de Atendimento no 0800 941 3000, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábados, das 9h às 13h (horário de Brasília). A ligação é gratuita.
Prouni
As inscrições do segundo semestre do Prouni 2018 ainda estão abertas. Elas vão até o dia 29 de junho deste ano. O programa oferece bolsas de estudo integrais e parciais (50%) em instituições privadas para estudantes brasileiros sem diploma de nível superior.
Fique de olho no critério de renda estipulado pelo programa.
Quem pode participar
- Estudantes que fizeram o Ensino Médio em escolas públicas ou particulares na condição de bolsistas integrais.
- Estudantes com deficiência.
- Professores da rede pública de ensino, que trabalham na Educação Básica. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
- Quem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais (50%), a renda familiar bruta mensal precisa ser de até três salários mínimos por pessoa.
Vestibulares tradicionais
Outra possibilidade que você pode analisar é a de prestar os vestibulares de universidades públicas também. A concorrência é grande, por isso é preciso estudar bastante para enfrentá-la.
Geralmente, as inscrições dos grandes vestibulares acontecem no mês de agosto e as provas são aplicadas no fim do ano. Fique atento!
E aí? Pronto para lutar por uma vaga e entrar na faculdade sem o Sisu?