Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Vestibular e Enem

Não passei no vestibular: será mesmo que a culpa é toda sua?

por Maria Fernanda Alves em 13/03/17 1,1 mil visualizações

"E agora, não passei no vestibular!" Se você não foi aprovado para ingresso no Ensino Superior via vestibular, Sisu ou Prouni, Keep Calm, você faz parte da maioria, infelizmente. 

Pois é gente, não é de hoje que o número de interessados supera - e muito - a quantidade de oferta de vagas. O Sisu, por exemplo, teve mais de 2,4 milhões de inscritos, em 2017, na disputa por 238.397 vagas. Por isso, é muito comum ouvir a temida frase "não passei no vestibular" da boca de muita gente.

Para concorrer a uma vaga, muitas vezes é preciso se preparar durante anos, ter um ensino de qualidade, preparo e foco no vestibular. Parece fácil, não é? O problema é que o Ensino Fundamental e Médio de qualidade não tem acesso democratizado, e muitas pessoas se formam com conhecimento raso e com baixas chances de concorrer com mais de 30 candidatos por uma cadeira no Ensino Superior. 

Ah, isso quando os jovens não precisam conciliar trabalho e estudos, que é uma realidade muito comum.

Ciente que muitos de nossos leitores compartilham dessa condição, resolvi trazer algumas dicas sobre como lidar com esse “Não” do Ensino Superior.

1) "Não passei no vestibular" não é uma negativa eterna, o próximo ano está aí!

Se você está certo dos seus planos e realmente mira em uma instituição de ensino específica, precisa entender o porquê não passou no vestibular. Reveja suas notas no Enem ou no vestibular e saiba onde precisa focar. Depois, estude cada minutinho livre que tiver, monte o seu plano de estudo e faça dos estudos uma parte da sua rotina, baixe aplicativos de simulados ou de quiz das matérias que você mais enfrentou dificuldades (dá pra fazer até no ônibus!). Uma coisa é certa, você precisará estudar mais do que estudou no ano anterior.

2) Converse com sua família e amigos sobre isso

Muitas vezes a empolgação e o foco no futuro é tão grande que nos abraçamos a uma certeza que, na realidade, é uma possibilidade. E como toda possibilidade, ela pode vir a não acontecer. Aí vem a frustração, planos de um ano inteiro ralo abaixo por conta de uma telinha vermelha com frase que ninguém quer ler “CANDIDATO NÃO APROVADO”. Muitos vestibulandos ainda sofrem com a pressão da família. Por isso, minha dica é: seja franco com as pessoas ao seu redor. Se você dividir o que está sentindo, você dará a chance a eles de ter empatia e afastar um pouco a cobrança.

3) Reveja seus planos, se preciso

É preciso sempre cruzar suas condições com as do curso e da instituição. Isso evita que você venha a se matricular em um curso e acabe desistindo depois de um tempo. Por exemplo, se você for aprovado em uma faculdade que fica em outra cidade ou estado, é preciso que tenha um planejamento para se manter financeiramente no local, afinal muitos cursos ocupam o dia integralmente, impedindo que o estudante trabalhe.

Nós entendemos que existe uma falha no acesso ao Ensino Superior, e estamos aqui fazendo nossa parte. Já ajudamos mais de 100 mil pessoas a entrar na faculdade pagando um preço acessível em uma instituição pertinho de casa. Se você precisar da gente, é só chamar! <3

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
ALERTA DE VAGAS i-close
Descubra qual profissão mais se encaixa com você.

Não fique na dúvida sobre o seu futuro. Faça o Teste Vocacional do Quero Bolsa.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você compare vagas com bolsa em mais de 1.000 faculdades

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Tá na dúvida? Preencha suas preferências que a gente te ajuda a achar sua vaga ideal.
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54