Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Universidades

No Dia Internacional da Mulher, professoras da Universidade Anhembi Morumbi compartilham sobre conquistas

por Ana Flávia Lapa em 06/03/20

Neste domingo, 08 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. A celebração, que foi oficializada em 1975 como uma forma de reforçar o movimento a favor da igualdade de gênero, levanta questões sobre a vida e rotina de mulheres até hoje. Apesar dos muitos avanços a serem feitos, há também conquistas.

Censuradas de participar de ambientes escolares, mulheres tiveram seu direito de acesso à educação negado durante anos. O tempo, porém, trouxe mudanças significativas à sociedade, e hoje o gênero feminino não apenas cresce na área de ensino como parte do grupo estudantil, mas também vem ganhando cada vez mais espaço no corpo docente.

O primeiro acesso de mulheres brasileiras à educação aconteceu apenas no século XVII, por meio de conventos que permitiam que as moças estudassem estritamente ideais religiosos e práticas voltadas ao lar e família. Hoje, deixam os postos de alunas passivas para se tornarem ativas dentro do meio educativo. 

Entre as instituições reconhecidas por investir em projetos de incentivo a igualdade social e acolhimento de mulheres está a Universidade Anhembi Morumbi, que além de eventos voltados ao gênero feminino, como cursos, palestras, movimentos solidários e coletivos feministas, possui em seu grupo docentes que fazem jus à profissão.

(Foto: Ana Flávia Lapa)
Dia das Mulheres Universidade Anhembi Morumbi professoras
Professoras da Anhembi Morumbi compartilham experiências de conquistas das mulheres

“Institucionalmente a Anhembi nos dá respaldo para enfrentar situações desconfortáveis envolvendo o preconceito de gênero” conta Nara Lya Cabral, professora na área de Comunicação. “Ocupar espaços é fundamental para as mulheres como forma de pressionar e transformar as estruturas de poder na sociedade que, como sabemos, ainda são fundadas na figura do homem e na dominação masculina.”

Leia também: Anhembi Morumbi investe em salas de aulas com acessibilidade

De acordo com a educadora, é por meio de ambientes educacionais que crianças e jovens começam a desconstruir a dominação de gênero culturalmente enraizada, passando a questionar temas fundamentais ao exercício da cidadania e direitos humanos. 

Em 2019, o Inep divulgou dados do Censo Educação Superior 2018 que mostravam o gênero feminino representando 46% do número de professores dentro de universidades brasileiras, ocupando cargos que anos atrás lhes seriam negados.

Fernanda Iarossi, professora de Jornalismo Esportivo, setor antes considerado de domínio masculino, acredita que é possível notar o grande avanço conquistado na área. “Podemos encontrar diversas mulheres que abordam o assunto de esportes no campo universitário e audiovisual, o que funciona como incentivo! Dentro do espaço acadêmico, acredito que constantemente estudar e me preparar faz com que eu me sinta mais segura.”

(Foto: Ana Flávia Lapa)
Dia das mulheres Anhembi Morumbi professoras
Fernanda Iarossi é professora de Jornalismo Esportivo na Anhembi

Para mulheres do século XXI, a data vai muito além do que apenas comemorações, funcionando também como um lembrete do que conquistaram - e ainda devem conquistar pela frente. Vindas de um período quando incentivar e exaltar a inteligência feminina era tratado como um grande tabu, sua presença em instituições de ensino marcam uma história de luta. 

“Refletir sobre o Dia Internacional da Mulher em pleno século XXI é lembrar daquelas que vieram antes de nós, que batalharam e se expuseram para que pudéssemos nos tornar professoras e para que pudéssemos exercer essa profissão com respeito, seriedade e liberdade” reflete Carolina Klautau, também docente em Comunicação na Universidade Anhembi Morumbi.

Veja mais:
+ Conheça a estrutura e o diferencial do curso de Medicina na Anhembi Morumbi
Universidade Anhembi Morumbi divulga cursos semipresenciais em metrô de SP

Mostrando cursos em Veja mais vagas

  • Mensalidades a partir de

    R$ 270,00
    Ver Bolsas

  • {course} {university}

    Mensalidades a partir de R$ 2400/mês

Veja mais cursos

Tags relacionadas:

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Sabia que dependendo do seu período é melhor começar de novo?Thinking face f5c039d3e92b0c131b3780cdbc1ee3d7966cc05cafc35064b70df0e0e049c24d

Caso você ainda esteja no primeiro ou segundo período da faculdade, você pode economizar começando o curso novamente com bolsa de estudo.

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Quer ficar sabendo das melhores vagas antes de todo mundo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54