logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Vestibular e Enem

Diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu

por Adriana Nakamura em 01/04/21 91 mil visualizações

Atualizado em 01/04/2021

Em época de inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), muitas dúvidas surgem para os estudantes. Termos como "nota de corte", "nota mínima", entre outros causam muita confusão, não é mesmo?

Para te ajudar, a Revista Quero explica nesse post a diferença entre nota mínima e nota de corte do Sisu. Assista um resumo nesse vídeo:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


A diferença entre nota de corte e nota mínima do Sisu é que a nota de corte é dinâmica, depende do desempenho no Enem dos alunos que estão concorrendo àquela vaga, e a nota mínima é fixa, determinada pela faculdade.

A gente explica melhor cada uma delas. Confira!

Nota Mínima do Sisu

Algumas faculdades exigem que o candidato alcance um desempenho mínimo na média geral do Enem e/ou em áreas do conhecimento específicas. Isso é a nota mínima do Sisu.

Por exemplo, para poder concorrer a uma vaga no curso de Engenharia Ambiental na Universidade de São Paulo (USP) pelo Sisu, de acordo com os dados de 2016, era preciso ter tirado pelo menos 750 em Matemática e suas Tecnologias, 650 em Ciências da Natureza e suas Tecnologias, 600 em Redação, 600 em Ciências Humanas e suas Tecnologias e 600 em Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, no Enem.

nota de corte nota minima sisu

Nesse exemplo, essas eram as notas mínimas do Sisu determinadas pela universidade para esse curso. Assim, as pessoas que tiraram notas inferiores a essas não puderam se inscrever para as vagas do Sisu de Engenharia Ambiental na USP.

Já na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para qualquer curso, só foi exigida nota mínima do Sisu para a Redação (300). Nas demais áreas do conhecimento, bastava que o candidato não tivesse zerado a prova. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Nota de Corte do Sisu

Diferente da nota mínima do Sisu, a nota de corte não é fixada pela faculdade. A nota de corte do Sisu é a nota do último candidato que entrou no curso.

Veja: Notas de Corte Sisu

Por exemplo, se o curso tem 20 vagas, a nota de corte é a nota do 20º colocado, ou seja, é a menor nota possível para ficar entre os selecionados de um curso. Portanto, quanto melhor for o desempenho no Enem dos candidatos que estão concorrendo àquela vaga, mais alta será a nota de corte.

Ela deve mudar até o último minuto das inscrições, porque só é possível defini-la depois que todos os candidatos cadastrarem suas notas. Isso acontece porque enquanto as inscrições estiverem abertas, alguém com uma nota mais alta ainda pode se inscrever e alterar a nota de corte.

Enquanto rolam as inscrições para o Sisu, a nota de corte para cada curso em cada faculdade é recalculada diariamente e divulgada pelo Ministério da Educação (MEC). Para verificar, acesse http://sisu.mec.gov.br e procure pelo seu curso de interesse na pesquisa de vagas.

Confira também: como aumentar as suas chances de aprovação no Sisu, usando a técnica norte-americana de inscrição

Simulador de Notas de Corte para Sisu

Se você quiser controlar a ansiedade até que o resultado oficial do Sisu seja divulgado, coloque a sua média geral do Enem (soma das notas de todas as áreas do conhecimento, inclusive a Redação, dividida por 5) no Simulador de Notas de Corte do Enem.

Lá você consegue ter uma ideia de onde tem chances de entrar com a sua nota. Mas fique de olho nas notas mínimas do Sisu exigidas pela instituição de seu interesse, ok? 

Simulador de Notas de Corte do Enem

Deu ruim no Enem?

Não perca a calma! Ainda dá para começar a estudar no primeiro semestre deste ano com desconto de até 75%! Para garantir o seu desconto, válido para todas as mensalidades do curso, acesse o site do Quero Bolsa. Não é necessário comprovar renda nem ter prestado o Enem. São mais de mil faculdades parcerias em todo o país, confira:

Boa sorte e conte com a gente! <3



Publicado em 25/01/2017
banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54