Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
banner image banner image
Profissões

O curso que eu quero é muito concorrido. O que fazer?

por Maria Fernanda Alves em 28/08/19

Você passou por um processo de escolha profissional e finalmente encontrou uma carreira que tem muitas características que te agradam e quando foi pesquisar sobre as faculdades que formam para essa profissão ficou baqueado em descobrir o quanto é concorrido?


Essa concorrência se dá porque alguns cursos tem uma procura muito alta e não há um número suficiente de vagas nas universidades para comportar todos os interessados, principalmente quando se trata de universidades públicas.

Bem, você pode ter duas atitudes diante dessa situação que são: "o que preciso fazer para conseguir uma vaga" ou "quais outros caminhos posso seguir". Caso decida pela primeira opção, terá que se preparar para o vestibular.

O vestibular é a forma que as universidades selecionam quais alunos ficam com as vagas o que é ótimo para quem teve uma educação de qualidade ao longo de toda infância e adolescência, pois são, muitas vezes, preparados para os vestibulares, mas quem não teve acesso a uma boa escola terá que investir tempo (e talvez dinheiro) para se preparar para os vestibulares, ou seja, terá que estudar bastante.

O que preciso fazer para conseguir uma vaga

Para estudar para um curso concorrido será preciso muita dedicação e é importante que você consiga identificar qual é a sua melhor forma de aprender, se prefere estudar sozinha ou em grupo, se tem necessidade de um apoio mais próximo, etc.

Depois de entender melhor sobre suas preferências, você pode optar por estudar em um cursinho pré-vestibular presencial, estudar em casa, com a ajudar de algum material didático ou cursinho on-line, organizar um grupo de estudos, etc.

Você pode estudar de graça para o vestibular aqui: Manual do Enem

O que estudar para o vestibular

Independente da forma que você optar estudar, o importante é que você absorva o conteúdo que é cobrado no vestibular. Para saber o que é cobrado é imprescindível que você refaça as provas anteriores, leia o Manual do Candidato/Edital e converse com pessoas que já prestaram o vestibular que você tem interesse.

Importante: Alguns vestibulares tem pesos diferentes para cada matéria que varia de acordo com o curso que o estudante está prestando.

Pesquise também qual é o histórico da nota de corte para saber qual a pontuação você precisa obter para ser aprovado. Caso você se enquadre em alguma política de ação afirmativa ou de cotas pesquise quais são as condições oferecidas pelas universidades que oferecem o seu curso.

Dica: Simulador de Nota de Corte

Pesquise faculdades menos concorridas

Os cursos podem ser mais concorridos em algumas regiões que outras, isso vale tanto para faculdades públicas quanto para privadas, portanto, caso você tenha disponibilidade financeira para mudar de cidade, vale a pena pesquisar quais são as faculdades menos concorridas. 

Se você quer fazer Medicina, fica a dica: 12 faculdades de Medicina menos concorridas do Brasil

Quais outros caminhos posso seguir

Caso você tenha se interessado por uma carreira mas ficou desanimado por conta da concorrência, pode buscar alternativas. Faça uma lista dos motivos que te levaram a optar por esse curso e descubra se existem outras profissões que se aproximam do que você gostaria de trabalhar.


Mas a minha dica é que você avalie bem antes de desistir do curso que você mais se identificou, pois isso poderá ser uma frustração ao longo de sua carreira em outra área, portanto, esteja consciente da sua escolha.  

Boa sorte!

banner image banner image

O que você achou deste artigo?

ALERTA DE VAGAS i-close
Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
ALERTA DE VAGAS i-close
Para se dedicar integralmente aos estudos é sempre bom economizar.Money c94fde8014ac9b0d5ad05d244e1821fb246018cdc3570b09f72c25fde99f7b1a

Gostaria de ser avisado sempre que uma vaga estiver disponível aqui no site Quero Bolsa?

ALERTA DE VAGAS i-close
Nós podemos te ajudar Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

Aqui no Quero Bolsa você encontra as melhores vagas em diversos turnos, até mesmo ensino a distância.

Preencha os campos abaixo para receber avisos de vagas disponíveis em nosso site de acordo com seus interesses.

ALERTA DE VAGAS i-close
Deixe seus contatos Mailbox 3aaacb172f1a1e1ba19b2e93f60f637592c84194967e63e952c08d3cb04fa7a8
ALERTA DE VAGAS i-close
Falta só mais um passo! Raised hands 93ba2838e7c9b110e7b370ddadc1892902fe94722a836c919cb013fa7ced527d

As nossas melhores vagas chegam de surpresa. Por isso fique ligado.

Com a sua confirmação enviaremos ofertas exclusivas diretamente no seu Whatsapp. Rápido, fácil, prático e na tela do seu celular.

CENTRAL DE AJUDA i-close
Como podemos te ajudar?

Gostaria de saber como o Quero Bolsa funciona e se o site é confiável.

Veja as perguntas frequentes

Quero receber vagas de acordo com meus interesses diretamente em meu e-mail e WhatsApp.

Você pretende trabalhar e estudar ao mesmo tempo?
i-close

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54