Um decreto assinado em dezembro de 2017 por Michel Temer definiu que o horário de verão de 2018 começará no primeiro domingo de novembro. Isso significa que a mudança acontecerá justamente no primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Entretanto, segundo o jornal O Globo, na tarde desta quarta-feira (26), o Ministro da Educação, Rossieli Soares, pediu à presidência da República e à Casa Civil que adiem o início no horário de verão para não atrapalhar a realização do Enem 2018.
Essa informação foi confirmada pela Revista Quero com a assessoria do Ministério da Educação (MEC).
Com isso, o horário de verão começaria no dia 18 de novembro, após os dois domingos de aplicação da prova (4 e 11 de novembro).
Veja também: 5 possíveis temas de Redação do Enem 2018
Ainda segundo O Globo, o MEC não pretende mudar as datas das provas, visto que todo a estrutura já está contratada e não haveria tem hábil para realinhar a logística do exame.
Após o envio do pedido de alteração da data de início do horário de verão, ainda não houve nenhum tipo de retorno do governo.
Fique de olho na Revista Quero para acompanhar todas as novidades sobre o andamento do caso.
Calendário do Enem
As provas do Enem 2018 serão aplicadas em dois domingos seguidos, no dia 4 e 11 de novembro. Essa medida foi tomada para que os sabadistas, aqueles que por fé religiosa guardam o sábado para oração e descanso, possam fazer as provas no mesmo horário que os demais candidatos.
- 4 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no primeiro dia serão: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos de prova.
- 11 de novembro
As áreas de conhecimentos abordadas no segundo dia serão: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.